A Huawei realizou recentemente a conferência ‘Top 10 Trends of Data Center Facilities’ (10 Tendências Principais das Instalações de Data Center), com o tema “Smart DC, Building the Green Future” (Data Center Inteligente, Construindo o Futuro Ecológico). Fei Zhenfu, presidente do Domínio de Instalações de Data Centers da Huawei, divulgou um documento técnico em que descreve as tendências das instalações da Huawei que visam promover o desenvolvimento sustentável no setor.
Segundo Fei, à medida que a busca mundial de computação continua crescendo exponencialmente na era da inteligência digital, haverá um surto na construção de Data Centers. Para alcançar a neutralidade de carbono, o setor deve dar prioridade à conservação de energia, à redução das emissões de carbono, e à transformação ecológica. Isto apresenta desafios e oportunidades. Com base em sua experiência e conhecimentos do setor, a Huawei identificou as seguintes 10 tendências:
Tendência 1: Baixo Carbono
Os Data Centers irão adotar soluções ecológicas e de baixo carbono bem como usar fontes de energia limpa, como a energia solar fotovoltaica, eólica e hidrelétrica para minimizar sua pegada de carbono. Até 2027, é esperado que o uso de energia ecológica exceda 50%. Serão implementadas soluções e tecnologias avançadas de conservação de energia, como recuperação de calor residual, para melhorar a eficiência energética e as taxas de recuperação.
Tendência 2: Sustentabilidade
Serão introduzidos novos indicadores de sustentabilidade para Data Centers, incluindo a utilização de energia renovável, eficácia da utilização de água (Water Usage Effectiveness, WUE), eficácia da utilização de carbono (Carbon Usage Effectiveness, CUE), eficácia da utilização do espaço (Space Usage Effectiveness, SUE), eficácia da utilização de rede (Grid Usage Effectiveness, GUE), taxa de recuperação de materiais, e emissões de contaminantes ao longo da vida útil, para além da eficácia da utilização de energia (Power Usage Effectiveness, PUE) existente.
Tendência 3: Implementação Rápida
Os Data Centers devem ser rapidamente implementados para satisfazer as crescentes exigências informáticas, com períodos de construção que reduzem de 12 a 6 meses ou menos.
Tendência 4: Alta Densidade
À medida que o desempenho do chip e o consumo de energia melhoram, a demanda por Data Centers de alta densidade irá aumentar. Os Data Centers em Nuvem se tornarão a corrente principal e a cooperação diversificada em computação se tornará a norma. A densidade de potência padrão por rack de TI aumentará de 6-8 kW para 12-15 kW até 2027. A densidade de potência em centros de supercomputação e computação inteligente alcançará 30 kW ou mais.
Tendência 5: Elasticidade
Os futuros Data Centers serão mais flexíveis em relação às atualizações, com uma geração de instalações que respaldam a evolução de energia ao longo de duas a três gerações de equipamentos de TI. Um projeto padrão facilitará a implantação sob demanda e a expansão da capacidade elástica.
Tendência 6: Pré-fabricação
A arquitetura pré-fabricada e simples enfrentará desafios como longos períodos de construção e operações e manutenção complexas enfrentadas pelos Data Centers tradicionais. No futuro, um edifício de Data Center abrigará mais de 1 mil racks e um campus alojará mais de 10 mil racks. O projeto pré-fabricado reduzirá o período de construção de um Data Center de 1 mil racks de 12 a 6 meses, permitindo a entrega rápida e a implementação sob demanda.
Tendência 7: Integração de Armazenamento e Backup
A energia renovável e o armazenamento de energia serão necessários para Data Centers que consomem muita energia. As implementações de sistemas de armazenamento de energia (Energy Storage Systems, ESSs) nos Data Centers integrarão sistemas de energia de backup a curto prazo para participar da regulação de frequência e da redução de picos, melhorando a estabilidade da rede elétrica. A redução de picos também melhorará a eficácia da utilização de rede (Grid Usage Effectiveness, GUE) para que mais racks de TI possam ser implantados, a fim de aumentar a receita.
Tendência 8: Refrigeração Distribuída
Um sistema de refrigeração distribuída usa fontes de refrigeração para cada sala de dados e adota uma configuração de redundância, conforme necessário. No futuro, os sistemas de refrigeração distribuída substituirão gradualmente a refrigeração centralizada como a solução preferida para grandes Data Centers, devido a sua arquitetura flexível e alta confiabilidade.
Tendência 9: Operação e Manutenção Inteligentes
A operação e manutenção inteligentes são essenciais para melhorar o uso e a confiabilidade dos recursos de Data Centers. As operações inteligentes determinarão automaticamente o status dos ativos para maximizar seu valor. A manutenção inteligente identificará falhas e otimizará a conservação de energia em tempo real para melhorar a eficiência de O&M, obtendo a manutenção preditiva e uma eficiência energética otimizada.
Tendência 10: Segurança e Confiabilidade
Com o avanço da digitalização e da inteligência, os Data Centers fortalecerão a confiabilidade de seu hardware, a segurança do software, a resiliência do sistema, a segurança, a privacidade e a disponibilidade. As tecnologias de IA implementarão a manutenção preditiva em componentes, dispositivos e sistemas a nível de hardware. A defesa hierárquica será fornecida a nível de software. Uma combinação de medidas de software e hardware aumentará a confiabilidade dos Data Centers.
Serviço
www.huawei.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo