A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou o processo dentro das empresas, desde a digitalização de processos simples até soluções mais complexas de Inteligência Artificial. Pensando neste cenário, Luana Ribeiro, fundadora e CEO da DevApi, startup de integração de sistemas, lista algumas tendências tecnológicas para as empresas ficarem de olho em 2022. Confira abaixo
5G deve tornar-se padrão
O leilão para a escolha das empresas que vão operar a tecnologia 5G no Brasil foi concluído no dia 05/11/21. A nova tecnologia deve revolucionar e desenvolver diversas áreas, como agropecuária, saúde, infraestrutura e gestão de cidades inteligentes, além da educação.
Cloud Computing
Se 2021 foi definitivo para esta tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação, por meio da conectividade da Internet, em 2022 veremos a expansão das tendências baseadas nela em níveis sem precedentes. A “Nuvem” é muito mais do que uma solução poderosa de armazenamento se pensarmos que ela se tornou um ativo fundamental para o crescimento e competitividade das organizações.
Segurança e Privacidade dos Dados
Um mundo de dados, com cada vez mais repositórios de informação, dá lugar ao crescimento dos perigos e das ameaças cibernéticas por meio de brechas de segurança. As recentes mudanças no mercado, com a LGPD, Open Finance e trabalho remoto, impõem a necessidade de um novo patamar de segurança. Portanto, como vamos equilibrar segurança e privacidade em 2022 é um dos tópicos mais atuais.
Software Low-Code e No-Code
Embora não devamos esperar que o software baseado em código vá embora tão cedo, as alternativas Low e No-Code podem reduzir drasticamente o tempo necessário para desenvolver um aplicativo ou software, permitindo que empresas criem soluções sem necessitar de equipes inteiras de desenvolvimento.
Integração de Sistemas e Dados
Com tantos sistemas díspares operando em simultâneo, a falta de integração entre os ocasiona silos de dados, falta de automação nos processos de negócio, trabalho manual e falta de visibilidade nas operações das empresas e na jornada de seus clientes.
Metaverso
O metaverso mescla o universo online e virtual com a Realidade Aumentada, permitindo uma experiência em um espaço cibernético e revolucionando a forma de consumo, tornando-os cada vez mais palpáveis, mesmo que não haja uma interação física. Já temos o caso mundial da mudança de nome do Facebook para Meta, já pensando neste cenário.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo