book_icon

Tendências tecnológicas que serão importantes em 2022

A evolução tecnológica é constante e o caminho da Transformação Digital não tem mais volta

Tendências tecnológicas que serão importantes em 2022

A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou o processo dentro das empresas, desde a digitalização de processos simples até soluções mais complexas de Inteligência Artificial. Pensando neste cenário, Luana Ribeiro, fundadora e CEO da DevApi, startup de integração de sistemas, lista algumas tendências tecnológicas para as empresas ficarem de olho em 2022. Confira abaixo

 5G deve tornar-se padrão
O leilão para a escolha das empresas que vão operar a tecnologia 5G no Brasil foi concluído no dia 05/11/21. A nova tecnologia deve revolucionar e desenvolver diversas áreas, como agropecuária, saúde, infraestrutura e gestão de cidades inteligentes, além da educação.

Um mundo de dados, com cada vez mais repositórios de informação, dá lugar ao crescimento dos perigos e das ameaças cibernéticas por meio de brechas de segurança  

Cloud Computing
Se 2021 foi definitivo para esta tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação, por meio da conectividade da Internet, em 2022 veremos a expansão das tendências baseadas nela em níveis sem precedentes. A “Nuvem” é muito mais do que uma solução poderosa de armazenamento se pensarmos que ela se tornou um ativo fundamental para o crescimento e competitividade das organizações.

Segurança e Privacidade dos Dados
Um mundo de dados, com cada vez mais repositórios de informação, dá lugar ao crescimento dos perigos e das ameaças cibernéticas por meio de brechas de segurança. As recentes mudanças no mercado, com a LGPD, Open Finance e trabalho remoto, impõem a necessidade de um novo patamar de segurança. Portanto, como vamos equilibrar segurança e privacidade em 2022 é um dos tópicos mais atuais.

Software Low-Code e No-Code
Embora não devamos esperar que o software baseado em código vá embora tão cedo, as alternativas Low e No-Code podem reduzir drasticamente o tempo necessário para desenvolver um aplicativo ou software, permitindo que empresas criem soluções sem necessitar de equipes inteiras de desenvolvimento.

Integração de Sistemas e Dados
Com tantos sistemas díspares operando em simultâneo, a falta de integração entre os ocasiona silos de dados, falta de automação nos processos de negócio, trabalho manual e falta de visibilidade nas operações das empresas e na jornada de seus clientes.

 Metaverso
O metaverso mescla o universo online e virtual com a Realidade Aumentada, permitindo uma experiência em um espaço cibernético e revolucionando a forma de consumo, tornando-os cada vez mais palpáveis, mesmo que não haja uma interação física. Já temos o caso mundial da mudança de nome do Facebook para Meta, já pensando neste cenário.

5G

Cloud Computing

DevApi

Luana Ribeiro

Metaverso

tendências tecnológicas

Transformação Digital

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.