Com um comando ou dois, um chat que consegue elaborar respostas complexas para qualquer pergunta mostrou parte do potencial de uso da Inteligência Artificial (IA) no dia a dia. Para o mundo dos negócios, a IA também promete e já vem facilitando muitos processos que, antes, exigiam o esforço de várias pessoas. “Para nós humanos ficarão as funções criativas, de relacionamento, e de projeção de um futuro que o histórico de Dados ainda não mostra”, afirma Luis Camisasca, fundador do BizHub, ecossistema de inovação e tecnologia da A&M no Brasil. Apesar do potencial da tecnologia, a ampliação dos investimentos na área depende de alguns fatores.
No Brasil ainda há pouca oferta de tecnologias complexas com uso de Inteligência Artificial no mercado. Para Camisasca, conforme novas iniciativas e projetos concretos forem capazes de criar impacto econômico consistente, haverá maiores investimentos. “Com a consolidação da IA essas empresas devem atrair mais CVCs, o capital de risco corporativo. Porém, é importante ter em mente que as tecnologias emergentes têm a tendência de chegarem com o buzz messiânico para resolver todos os problemas da sociedade. Sabemos que não é assim. Historicamente, quebramos a cara rápido e passamos a adotá-la num passo mais ‘humano’ ao longo do tempo, compreendendo de que forma aplicar essas novas tecnologias adequadamente para a solução de problemas”, comenta Camisasca.
Uma das grandes vantagens do uso de Inteligências Artificiais pelas empresas está na velocidade de leitura e interpretação de Dados. A automatização do processamento de qualquer quantidade de informação pela IA consegue aumentar a eficiência dos serviços e ainda diminuir custos de produção. A tendência tem sido utilizada em diversos setores. Na área da saúde, por exemplo, a biotech InsilicAll, apoiada pelo BizHub, faz uso de inteligência artificial para encolher pela metade o tempo de descoberta de novos medicamentos em relação a uma farmacêutica tradicional.
Negócios fechados na área de Marketing Digital
A tecnologia tem movimentado a aquisição de empresas no Brasil. Recentemente, a Exact Sales, empresa que desenvolve o principal software de sales engagement da América Latina, o Exact Spotter, adquiriu a startup Magic Write, com o objetivo de agregar e ampliar recursos de Inteligência Artificial à plataforma que acelera vendas em negócios de diferentes segmentos. A ferramenta ajuda times de marketing e vendas a criarem, em segundos, conteúdos em texto para sites, blogs, redes sociais e anúncios, utilizando uma tecnologia baseada em modelos de linguagem como o GPT3, da empresa OpenAI, base para ferramentas como ChatGPT. Além de incluir recursos de Inteligência Artificial na plataforma Spotter, a Exact irá levar a oferta da startup para sua base de mais de 15 mil usuários.
Segundo Théo Orosco, CEO da Exact, a Inteligência Artificial é uma revolução no mercado, capaz de fazer as pessoas terem mais produtividade e desenvolver trabalhos melhores, fazendo com que cheguem mais longe a partir da tecnologia.
“A IA é uma tendência mundial e vai se desenvolver cada vez mais, proporcionando maior acesso de empresas ao Marketing Digital, permitindo que agências possam escalar os redatores, tendo melhor produtividade. Eu só vejo usos positivos para a área de marketing e vendas. A integração com o software da Exact vai proporcionar respostas mais rápidas e o cliente da Exact vai ganhar muita eficiência para atrair o lead, prospectar mais agilmente e conseguir em menor tempo informações de melhor qualidade”, observa o CEO.
A aquisição trará ainda para a Exact uma outra plataforma desenvolvida pela startup: o Magic Pages, que permite a criação de landing pages (páginas de conversão) inteligentes e personalizadas, de forma automática com conteúdos e recursos a partir de contextos. Estes recursos serão incorporados ao Spotter para clientes que querem ampliar a geração de leads com estratégias de marketing digital, integrando nativamente com o fluxo de atividades para qualificação e vendas que os clientes já utilizam na plataforma da Exact.
“As aplicações são diversas, seja dando velocidade e assertividade na criação de uma página da empresa, de um conteúdo para o Instagram, ou mesmo de um e-mail de prospecção. Este tipo de tecnologia não substitui o profissional, e sim faz com que ele ganhe 3 a 4 vezes mais velocidade em tarefas de média e alta complexidade”, completa Orosco.
Aplicação sólida em diferentes setores
Apesar das novidades em relação a utilização da IA para criação de conteúdo, a tecnologia já está consolidada em diversas áreas. A coleta e o processamento de Dados ajuda na tomada de decisões em segmentos como varejo, Cadeia de Suprimentos e até mesmo na agricultura. Abaixo, confira três exemplos do impacto da IA nesses setores:
Integração do varejo e indústria
Até um produto chegar na cestinha do shopper, há um longo caminho que impacta diretamente a experiência final do consumidor. Durante esse percurso, há uma lista de possíveis falhas que podem ocorrer e causar prejuízos para a indústria e varejo físico. Para evitar problemas comuns no abastecimento, exposição e reposição de produtos, a Inteligência Artificial é uma importante aliada.
“Desde o centro de distribuição até a cestinha do consumidor, há vários problemas na jornada do produto que podem gerar prejuízo para a marca e para o supermercado, além de causar problemas para o shopper, como a venda de produtos vencidos e precificação errada. A Inteligência Artificial entra nesse caminho para detectar esses problemas e disparar alertas automáticos para agilizar o trabalho da equipe de reposição de produtos”, explica André Krummenauer, CEO da Involves, empresa que desenvolve o Involves Doors, solução que usa inteligência artificial e reconhecimento de imagem para monitorar pontos de venda como supermercados.
Em 2022, o Involves Doors emitiu 787.846 alertas de problemas identificados nas lojas, metade deles representavam um problema na gôndola. A correção das ocorrências representou mais de R$ 3,5 milhões de recuperação em vendas, ou seja, se não fossem identificadas, esse valor seria perdido. “Outra funcionalidade é o Controle de Validade, que permite um planejamento melhor das equipes de reposição e evita descarte de produtos”, completa André. O módulo lançado em 2022 permite que os times calculem a chance de vencimento de qualquer produto e passem a monitorá-lo diariamente.
O impacto da IA na cadeia de suprimentos
A automação lógica dos armazéns tem ganhado cada vez mais importância na estratégia de administração da cadeia de suprimentos. Com o aumento da robotização, o Machine Learning (ML) e o guarda-chuva maior de Inteligência Artificial (IA) desempenham papéis importantes, ajudando a garantir que os pedidos sejam despachados no prazo e que as promessas para o cliente sejam cumpridas.
Segundo o Diretor de Vendas e Customer Success da Manhattan Brasil, Marco Beczkowski, para processar e enviar pedidos de última hora, os ganhos que a IA e o ML fornecem dentro do ambiente de armazém fazem toda a diferença. “O conceito de separação de pedidos em ondas pode aumentar a densidade do trabalho em um armazém, alocando pedidos e liberando tarefas em lotes de tarefas otimizadas, mas se esta onda de tarefas for gerada muitas horas antes da efetiva separação e os pedidos sofrerem mudanças, a operação não consegue reagir rapidamente às novas demandas. Tecnologias de IA e ML podem ajudar a dar mais dinamismo ao processo e assim deixar a operação mais flexível, dinâmica e resiliente”, explica.
Basicamente, ambas ajudam a aumentar a eficiência operacional. Outro grande exemplo disso é comparar o perfil de pedido de hoje com os perfis de pedido do passado. Sistemas inteligentes de autoaprendizagem podem prever com maior precisão quais produtos serão pedidos, onde, quando e quanto tempo serão necessários para processar um pedido no estágio de armazém da jornada do produto. “À medida que vamos cada vez mais em direção ao software na nuvem e ‘sem versão’, mais empresas terão acesso imediato às últimas inovações. Em um ambiente com arquitetura 100% em microsserviços, atualizações caras e lentas são coisa do passado, mas isso também significa que as inovações em Inteligência Artificial e Machine Learning também estão mais acessíveis e disponíveis para mais pessoas e empresas”.
Desenvolvimento de soluções para a agricultura
Na agricultura, o uso de Inteligência Artificial (IA) impacta diretamente nos resultados alcançados em termos de eficiência e produtividade. Por isso, o desenvolvimento de soluções que utilizem a tecnologia tem avançado em ritmo acelerado. A divisão de Agricultura da Hexagon, por exemplo, fornece soluções digitais que utilizam IA abrangendo uma série de possibilidades em todos os processos do campo — desde o planejamento de plantio até o transporte da matéria-prima para a indústria.
Segundo Alexandre Alencar, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, são duas grandes frentes de atuação: na automação, que auxilia na execução de tarefas de forma ágil e precisa, e na estratégia, que usa a análise de dados para trazer impactos na inteligência do negócio. “Com seus mecanismos, é possível testar um número gigantesco de alternativas até chegar àquela de maior eficiência e menor custo para a empresa agrícola”, explica.
Baseada em Dados registrados a partir de atividades dos equipamentos agrícolas, a IA é capaz de apoiar a elaboração de diagnósticos e executar ações com base na previsibilidade. “A tecnologia trata esses Dados e projeta cenários, antecipando situações indesejáveis e fazendo recomendações em tempo real, como o aviso do momento ideal para realização de uma manutenção no equipamento e a escolha de rotas mais eficientes para execução das operações”. Já em termos de automação, veículos com piloto automático e protótipos de máquinas com “autodireção” precisam da IA para não cometer erros ou gerar acidentes. “Com inovação, além da popularização desse tipo de máquina, logo teremos tratores e colhedoras capazes de atuar com recursos ainda mais revolucionários”, projeta Alexandre.
Foto: Freepik
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