book_icon

GeneXus lança Unanimo, novo design system da sua ferramenta Low-code

Recurso permite uma rápida interação entre designers e desenvolvedores quando eles forem criar o visual de um novo software

GeneXus lança Unanimo, novo design system da sua ferramenta Low-code

A GeneXus, empresa pertencente à Globant e precursora em plataformas Enterprise Low-Code, anunciou seu novo design system chamado Unanimo. A novidade faz parte do GeneXus 18, versão mais recente da plataforma de desenvolvimento de aplicações Low-code.

Partindo do princípio de que para criar um design dentro de um software são necessários designers e desenvolvedores trabalhando em conjunto, o que toma tempo e recursos, o design system da GeneXus facilita essa etapa, pois a criação visual de uma aplicação é realizada de forma mais ágil, simples e intuitiva. Isso significa que o Unanimo permite uma rápida interação entre designers e desenvolvedores quando eles forem criar o visual de um software. Vale destacar que, como o novo design system possibilita a customização de temas como cor, tipografia, controles, menus, grids, heads, entre outros fatores, é possível personalizar uma aplicação como quiser de acordo com o projeto.

As aplicações, customizadas com o Unanimo, podem ser elaboradas para web ou mobile, além de poderem ser disponibilizadas nos sistemas IOS e Android

A estratégia do novo recurso faz parte do alinhamento da companhia à Transformação Digital, o que envolve o aspecto visual como um diferencial para os usuários. “Uma interface bem-feita facilita o uso das aplicações e torna o sistema mais atrativo, além de contribuir para a identidade visual das organizações e aplicações”, explica Armin Bachmann, product manager da GeneXus. O head de design da GeneXus, Mauro Canziani, complementa que a ideia de criar o Unanimo surgiu devido à necessidade de estar atento às mudanças de pensamento da sociedade e o visual dos softwares faz parte da evolução. “Um carro que era considerado bonito anos atrás, hoje nos parece velho. Com os softwares é a mesma coisa. Os designs são vivos e devem evoluir com o tempo para se adequarem à realidade.”, comenta Canziani.

Além disso, a novidade do GeneXus 18 também permite a incorporação de arquivos feitos pelas ferramentas de design Figma e Sketch. E, apesar da maior robustez para personalizar controles, o novo design system também é uma base fundamental para trabalhar em novos sistemas, pois, além das customizações específicas, existe um conjunto de recursos mais estruturais ao nível de CSS e HTML, como cálculo de margens, espaçamentos, alinhamentos etc. As aplicações, customizadas com o Unanimo, podem ser elaboradas para web ou mobile, além de poderem ser disponibilizadas nos sistemas IOS e Android.

O country manager da empresa no Brasil, Ricardo Recchi, aponta que a GeneXus tem como foco pensar em estratégias que acompanhem o mercado e as inovações digitais. “Na GeneXus, estamos constantemente estudando, seja sobre desenvolvimento de softwares, seja sobre design ou sobre as transformações do mercado. Há anos, quando começou a se falar em sistemas de design, nós passamos a pensar qual seria o design do futuro e nosso time começou a desenvolver a ferramenta de Design System da GeneXus”, finaliza Recchi.

Serviço
www.genexus.com/pt

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.