book_icon

Samsung e Western Digital unem forças em desenvolvimento tecnológico

A colaboração inédita tem o objetivo de padronizar e impulsionar a ampla adoção de tecnologias de armazenamento, processamento e colocação de dados de próxima geração

Samsung e Western Digital unem forças em desenvolvimento tecnológico

A Samsung Electronics e a Western Digital anunciaram nesta quarta-feira (30/3) que assinaram uma colaboração exclusiva com o objetivo de padronizar e impulsionar a ampla adoção de tecnologias de armazenamento, processamento e colocação de dados de próxima geração (D2PF). As empresas se concentrarão inicialmente em alinhar seus esforços e criar um ecossistema vigoroso para soluções de armazenamento em zonas. Essas etapas permitirão que o setor se concentre em inúmeros aplicativos que, em última análise, criam maior valor para os clientes.

Isso marca a primeira vez que a Samsung e a Western Digital se unem para criar um alinhamento general para estimular a conscientização sobre importantes tecnologias de armazenamento. Com foco em aplicativos corporativos e em Nuvem, espera-se que a parceria estimule uma série de colaborações em torno da padronização de tecnologia e desenvolvimento de software para tecnologias D2PF, como o Zoned Storage. Com essa colaboração, os usuários finais podem ter certeza de que essas tecnologias de armazenamento emergentes terão suporte de vários fornecedores de dispositivos, bem como de empresas de hardware e software verticalmente integradas.

“O armazenamento é a base essencial de como pessoas e empresas consomem e usam dados. Para atender às necessidades de hoje e às próximas grandes ideias de amanhã, devemos inovar, colaborar e acompanhar o ritmo como indústria para dar vida a novos padrões e arquiteturas”, disse Rob Soderbery, vice-presidente executivo e gerente-geral da unidade de negócios Flash da Western Digital. “Para que um ecossistema de tecnologia seja bem-sucedido, as estruturas gerais e os modelos gerais de solução devem se unir para que não sofram com a fragmentação, o que atrasa a adoção e adiciona complexidade desnecessária aos desenvolvedores de pilha de software”, explicou.

Soderbery acrescentou: “Durante anos, a Western Digital vem estabelecendo as bases para o ecossistema Zoned Storage, contribuindo para o kernel Linux e a comunidade de software de código aberto. Estamos empolgados em trazer essas contribuições para esta iniciativa conjunta com a Samsung para facilitar a adoção mais ampla do Zoned Storage para usuários e desenvolvedores de aplicativos.”

“Esta colaboração é uma prova de nosso esforço incansável para exceder as necessidades dos clientes agora e no futuro, e tem um significado especial em como prevemos que ela se transformará ativamente em uma base maior de engajamento para a padronização do Zoned Storage”, disse Jinman Han, Corporate EVP, chefe de Vendas e Marketing de Memória da Samsung Electronics. “Nossos esforços colaborativos abrangerão ecossistemas de hardware e software para garantir que o maior número possível de clientes possa colher os benefícios dessa tecnologia altamente importante”, adinatou.

As duas empresas já iniciaram os trabalhos em torno de dispositivos Zoned Storage, incluindo SSDs ZNS (Zoned Namespaces) e HDDs SMR (Shingled Magnetic Recording). Por meio de organizações como a SNIA (Storage Networking Industry Association) e a Linux Foundation, a Samsung e a Western Digital definirão modelos e estruturas de alto nível para tecnologias de armazenamento em zonas de próxima geração. Com o compromisso de permitir arquiteturas de Data Center abertas e escaláveis, eles fundaram o Zoned Storage TWG (Technical Work Group), que foi aprovado pela SNIA em dezembro de 2021. O grupo já está definindo e especificando casos de uso comuns para dispositivos Zoned Storage, como bem como arquitetura de host/dispositivo e modelos de programação.

Além disso, espera-se que essa colaboração sirva como um ponto de partida para expandir as interfaces de dispositivos baseados em zona (por exemplo, ZNS, SMR), bem como dispositivos de armazenamento de alta capacidade de geração futura com tecnologias aprimoradas de posicionamento e processamento de dados. Em um estágio posterior, essas iniciativas serão expandidas para incluir outras tecnologias D2PF emergentes, como armazenamento computacional e malhas de armazenamento, incluindo NVMe over Fabrics (NVMe-oF).

Serviço
www.samsung.com
www.westerndigital.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.