book_icon

O que os melhores ERPs para indústrias têm em comum?

Dada a grande variedade de sistemas disponíveis e a quantidade de recursos de gestão a serem considerados, é preciso entender, no momento da escolha, o que credencia a solução ideal.

O ERP (Enterprise Resource Planning) se popularizou no setor de indústria em proporções surpreendentes nos últimos anos, visto a necessidade de manter a empresa competitiva e eficiente para crescer neste mercado, fazendo com que a boa gestão se torne prioridade. Os sistemas de gestão integrada, ERPs, que reúnem processos da produção e administrativos, ajudam as empresas a gerirem melhor os seus recursos e a operação, aumentando a eficiência, produtividade e reduzindo custos de fabricação. Hoje, o ERP é uma ferramenta muito prestigiada – fato que não significa que seu uso é restrito apenas às grandes corporações. Aliás, o investimento despendido para assinar e as diferentes opções de pagamento tornaram o ERP bem mais acessível às pequenas e médias indústrias.

Atualmente, existem diversos ERPs disponíveis no mercado, com especialidades, modelo de negócio e oferta de funcionalidades diferentes. Eles são, sem dúvidas, parte integrante da administração de organizações em todo o mundo, de todos os tamanhos e segmentos. Com cada vez mais recursos e possibilidades de atuação, este tipo de software está cada vez mais sofisticado e apto para atender às demandas atuais do setor de indústria, que possui uma complexidade naturalmente maior devido ao processo de transformação e a popularização da sua atuação em multimercados.

O momento da escolha de um ERP, entretanto, pode ser um tanto difícil para líderes de negócios. Para isso, é importante ter conhecimento de quais funcionalidades são essenciais para sua empresa, chegando até mesmo a se tornarem qualificadoras ou desclassificando possíveis fornecedores para chegar na solução que melhor atenda as principais demandas. Entretanto, há determinadas características comuns entre os melhores ERPs para as indústrias.

Gerenciamento do chão de fábrica
Os sistemas mais completos e especializados no nicho da indústria de transformação são capazes de integrar os processos fabris em sua totalidade, incluindo as rotinas avançadas do PCP, chão de fábrica, MRP II e programação fina. Desde a emissão do pedido de venda até a saída do produto acabado pela expedição pode ser gerida pela ferramenta, passando pelos setores de produção, qualidade, custos e outros – o software ERP ideal ajuda a automatizar e planejar todo o processo. Fornecendo visibilidade em tempo real para gestores de fábrica sobre o andamento da operação, melhorando a comunicação entre as equipes e, de maneira geral, a tomada de decisão, fornecendo dados analíticos e projeções. Deste modo, um software completo e integrado diminui as falhas operacionais e aumenta a eficiência da fábrica.

Atendimento aos requisitos regulatórios
Manter a conformidade com as exigências regulatórias é crucial para o sucesso e a legitimidade de uma indústria. Atender aos requisitos regulatórios em sua totalidade é uma questão crítica para as fábricas, pois as empresas que não seguem as regras podem enfrentar sanções graves, incluindo multas elevadas, proibições de venda e até mesmo processos judiciais, além de poder gerar um descrédito da marca junto aos seus clientes. Em casos mais severos, pode causar problemas de segurança aos seus consumidores e colaboradores

Por meio da integração de Dados, os ERPs permitem que as empresas armazenem e gerenciem facilmente todos os documentos relevantes, incluindo registros regulatórios, relatórios de qualidade e outros tipos de documentação. Isso permite que as empresas acessem rapidamente os documentos necessários, quando necessário, e mantenham uma visão geral de todas as informações regulatórias relevantes. Também ficam registrados todos os processos administrativos e de fabricação, incluindo a possibilidade de oferecer rastreabilidade do início ao fim da cadeia de produção.

Uma propriedade comum entre os melhores ERPs para a indústria definitivamente é a possibilidade de atendimento às normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios, como a ANVISA e o INMETRO, e parametrização para controle dos processos, o que aumenta as chances de obtenção de certificações conceituadas, como o ISO. Por meio de configurações específicas para cumprir essas regras, os sistemas de gestão podem ser decisivos para garantir uma atuação mais segura e eficiente, possibilitando a emissão de certificados de qualidade e privilegiando a rastreabilidade do processo para a definição de códigos para controles de lotes, SKU, dentre outros aspectos da conformidade regulatória.

Soluções ajustáveis às necessidades de cada negócio
Os sistemas ERP são ferramentas poderosas que ajudam as empresas a gerenciar suas operações diárias de maneira mais eficiente. É comum entre os melhores sistemas a possibilidade de parametrização, o que significa que a ferramenta pode ser ajustada para atender às demandas e processos específicos de cada indústria, aproveitando as funcionalidades já existentes. Essa parametrização é realizada durante a fase de implantação do sistema.

Hoje em dia, é comum que fornecedores de ERP ofereçam a implantação remota, o que é uma grande vantagem para as empresas. Além de reduzir os custos, já que evita o deslocamento dos analistas e o excesso de horas de implantação, a implantação remota também diminui o tempo de projeto. Além disso, ter um treinamento estruturado também é essencial, por meio de vídeos e textos, o que concede mais autonomia ao cliente. Portanto, os melhores ERPs para indústrias são capazes de parametrizar a ferramenta com foco nas demandas e processos específicos de cada negócio.

Para concluir, os ERPs se destacam por sua capacidade de unir vários processos de negócios e promover o fluxo de dados entre eles. Com um banco de Dados centralizado, as indústrias desfrutam maior eficiência, redução de riscos e, consequentemente, maior lucratividade. Os sistemas mais prestigiados no mercado são aqueles que conseguem fornecer soluções abrangentes, passando pela conformidade regulatória até os pormenores do funcionamento de cada fábrica, provendo informações em tempo real. Hoje, as pequenas e médias indústrias podem competir melhor em seus segmentos com o auxílio do ERP, e escolher a solução ideal de acordo com as necessidades do negócio é um momento crítico para o sucesso das operações.

Por Rafael Netto, CEO da Nomus.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.