Após dois meses do seu lançamento, o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários ativos. A marca supera o tempo que o TikTok e o Instagram demoraram para alcançar esse número, que foi de, respectivamente, nove meses e dois anos e meio. Com a repercussão da novidade, uma das principais discussões no setor tech atualmente é sobre como a ferramenta pode ajudar desenvolvedores web.
Lançada em novembro de 2022, o chatbot com Inteligência Artificial (IA) foi criado pela empresa OpenAI e é baseado no modelo de linguagem Generative Pretrained Transformer, no qual utiliza técnicas de Deep Learning com o objetivo de fornecer respostas humanizadas aos usuários. O vocabulário da plataforma é estimado em 10 bilhões de palavras de diferentes idiomas.
Segundo Alexandre Tibechrani, diretor geral da Ironhack, referência global em ensino de tecnologia, o recurso oferece diversas possibilidades aos programadores. “Além de melhorar o atendimento ao cliente e fazer pesquisas extremamente rápidas, o ChatGPT pode escrever códigos em linguagens de programação como Python, JavaScript, Java e outras menos utilizadas pelas empresas no Brasil. Ou seja, a ferramenta é capaz de ajudar o desenvolvedor tanto no Debugging, no resumo de informações e na resolução de problemas, como construindo um site com uma única solicitação”, afirma.
No entanto, apesar de possuir essas vantagens, a plataforma não tem 100% de precisão e muitas vezes não consegue atender a todos os possíveis usuários ao mesmo tempo, uma vez que muitos dos seus dados são básicos. Com isso, o chatbot não tem a capacidade de desenvolver um código complexo, como de um site bancário, ou garantir que não haverá bugs e será totalmente seguro, de fácil manutenção e bem documentado.
Para Tibechrani, um futuro em que o ChatGPT possa construir a estrutura de um programa e aplicar alterações ainda está muito distante. “Programadores novos podem ficar tentados a usar o ChatGPT para fazer o básico, mas o desenvolvimento para web se baseia muito em criatividade aplicada a lógica. Mesmo com a expansão da tecnologia, ele nunca poderá pensar por si só e entender emoções humanas profundas, experiências pessoais ou contextos comerciais”, diz.
Nesse sentido, o executivo ressalta que a ferramenta deve servir como um complemento ao setor de tecnologia, inclusive na criação de novas funções, como especialistas em IA. “Com sua expansão e melhoria, a expectativa é que a plataforma cuide de tarefas mecânicas e automatize processos e aqueça o mercado ao deixar os colaboradores com funções estratégicas e complexas, gerando produtos e serviços inovadores em um período menor de tempo”, finaliza.
Serviço
www.ironhack.com/br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo