book_icon

Iniciativas de negócios digitais impulsionam a resiliência corporativa

O relatório ISG Provider Lens diz que os provedores de serviços ajudaram muitas empresas a buscar a transformação digital para superar os desafios de negócios

Iniciativas de negócios digitais impulsionam a resiliência corporativa

Muitas empresas em todo o mundo embarcaram em transformações digitais nos últimos anos, escolhendo uma variedade de estratégias e parceiros provedores de serviços para melhorar sua agilidade e resiliência ou expandir seus negócios, de acordo com uma nova relatório de pesquisa publicado pelo Grupo de Serviços de Informação (ISG), empresa global dem pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório 2022 ISG Provider Lens Digital Business Enablement and ESG Services Archetype constata que empresas de todos os tipos têm lutado para superar as interrupções causadas pela pandemia de Covid-19, especialmente diante de desafios adicionais relacionados às condições de mercado em constante mudança e à Guerra Rússia-Ucrânia. Em todas as regiões, empresas e provedores de serviços geralmente são prejudicados pela falta de habilidades tecnológicas necessárias para realizar a transformação digital e operar ambientes de TI cada vez mais avançados, diz o ISG.

O relatório 2022 ISG Provider Lens Digital Business Enablement e ESG Services Archetype examina quatro tipos diferentes de clientes, ou arquétipos, que usam serviços de capacitação de negócios digitais

“Os provedores de serviços de negócios digitais ajudaram as empresas a enfrentar a pandemia adicionando novas tecnologias”, disse Shafqat Azim, parceiro da ISG e líder de Transformação Digital nas Américas. “Apesar das dificuldades contínuas, essas empresas reiniciaram as iniciativas de inovação que desenvolveram em conjunto com fornecedores e parceiros de TI”, comentou.

Para enfrentar os desafios econômicos e de negócios em andamento, incluindo a necessidade de descarbonização, as organizações desenvolveram diferentes tipos de roteiros de negócios em torno de serviços em Nuvem e novas tecnologias digitais, diz o relatório. Enquanto alguns estão usando a Nuvem para se manterem resilientes, outros estão buscando iniciativas focadas no cliente, incluindo novos usos de dados para aprimorar a experiência do cliente. Outros ainda são movidos por um propósito, especialmente aqueles que colocam as metas ambientais, sociais e de governança (ESG) no centro de suas estratégias de negócios. As empresas mais inovadoras estão se esforçando para oferecer serviços que as diferenciem como líderes em seus respectivos segmentos.

O relatório 2022 ISG Provider Lens Digital Business Enablement e ESG Services Archetype examina quatro tipos diferentes de clientes, ou arquétipos, que usam serviços de capacitação de negócios digitais. O relatório avalia as capacidades de 22 provedores de capacitação de negócios digitais para fornecer serviços aos quatro arquétipos:

Arquétipo de empresas tradicionais: essas organizações continuam investindo fortemente em sistemas legados e adotam novas tecnologias de forma reativa para superar problemas que impedem o crescimento dos negócios. Normalmente, eles responderam à pandemia adotando soluções em Nuvem ou migrando para canais online para permanecerem acessíveis aos clientes. Essas empresas buscam fornecedores que possam ajudá-las a escalar o mais rápido possível com soluções prontas para implantação.

Arquétipo de empresas voltadas para o consumidor: as empresas que se enquadram nesse arquétipo adotam tecnologias digitais para objetivos focados no cliente, como melhorar a experiência do cliente e aprimorar o envolvimento dos funcionários para atender melhor os clientes. Eles planejam seus roteiros digitais em torno de objetivos como melhorar os prazos de entrega, resolver reclamações mais rapidamente e direcionar clientes atuais e novos com produtos e serviços complementares.

Arquétipo de empresas com propósitos: essas organizações estão focadas em fornecer produtos e serviços líderes do setor, incluindo aqueles que ajudam os clientes a avaliar suas pegadas de carbono e alcançar a sustentabilidade. Eles são mais inovadores do que a maioria das empresas e buscam serviços de provedores, incluindo serviços ESG, que possam ajudá-los a escalar tanto horizontal quanto verticalmente e expandir para novos negócios.

Arquétipo de empresas pioneiras: essas empresas estão focadas no uso de novas tecnologias para introduzir soluções específicas do setor que as tornam líderes em seus respectivos segmentos. Eles estabelecem seus próprios centros de inovação para tecnologias emergentes e têm experiência em trabalhar com complexidade tecnológica. As empresas desse arquétipo se envolvem com fornecedores como parceiros em seus roteiros de inovação.

Entre os provedores avaliados pelo ISG, Accenture, Capgemini, Cognizant, IBM, TCS e Wipro são nomeados líderes em três arquétipos cada. Atos e Tech Mahindra são nomeados líderes em dois arquétipos cada. Birlasoft, Cybage, HCLTech, Hexaware, Infosys, LTI, Mindtree e Zensar são nomeados líderes em um arquétipo cada.

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.