book_icon

Alfa Sistemas lança solução backoffice para varejo no SAP Business One

O módulo de gestão comercial de varejo B1 Retail Cloud é uma solução específica para auxiliar na operação e gestão do setor varejista

Alfa Sistemas lança solução backoffice para varejo no SAP Business One

O varejo é um dos segmentos que mais cresce no País. Assim, é fundamental ampliar e investir em medidas que garantam a eficiência e proporcionem a melhor experiência ao cliente. Diante disso, a Alfa Sistemas, consultoria SAP Business One Gold Partner, está lançando o módulo de gestão comercial de varejo, B1 Retail Cloud, uma solução específica para auxiliar na operação e gestão do setor varejista.

Visando solucionar os desafios de gestão que envolvem o setor de varejo, o B1 Retail Cloud trata-se de uma solução de backoffice, que organiza e acelera os processos operacionais do varejo físico e online, sendo aderente às necessidades das áreas de compras, estoque, distribuição, vendas e finanças. A ferramenta será disponibilizada inicialmente para os usuários de SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã.

A solução em si tem a capacidade processar um alto volume de operações diárias, sem deixar de lado a gestão desses dados

Esta solução de Retail já faz parte do portfólio da Alfa desde 2010, sendo amplamente utilizada por mais de 50 grandes varejistas no Brasil, que agora terão a oportunidade de continuar usufruindo da ferramenta embarcada dentro das tecnologias da SAP.

Por meio dessa expertise, a Alfa pretende se posicionar como a única parceira SAP verdadeiramente vocacionada no mercado varejista. “Diante da relevância do setor de varejo para a economia do País, é fundamental explorar as possibilidades tecnológicas para impulsionar ainda mais o seu crescimento”, explica Alexandro Dias, CEO da Alfa e idealizador do B1 Retail Cloud.

Para Marcelo Villanova, head de SAP Business One, para o Brasil, a solução levará o varejo a um novo patamar de negócios. “Para nós, é motivo de orgulho apoiarmos a Alfa no desenvolvimento e expansão da sua prestação de serviços. Temos a certeza de que o B1 Retail Cloud será uma ferramenta que fará a diferença no varejo brasileiro e irá contribuir ainda mais com o desempenho do setor em prol da economia do País”, observa.

Funções específicas

A solução B1 Retail Cloud foi pensada exclusivamente para o varejo, possuindo funções específicas do segmento – do planejamento de compras à gestão de vendas. Entre eles estão: open to buy, para planejamento de compras por semanas, categorias, verbas e nível do estoque; alocação de produtos, que serve para remanejar os produtos entre lojas conforme o seu desempenho; árvore mercadológica; cadastro de produtos com grade para divisão dos itens por cor, tamanho e referências; pedido de compras centralizado, o qual inclui a distribuição por filial; transferência de mercadorias; gestão de preços por markup e markdown; e a remarcação de preços, que permite a adequação por faixa de preço, inclusive com preços diferenciados por região e grupos de lojas; e agendamento de recebimento para acelerar o cross docking.

A solução foi pensada para atender as demandas do varejo como o omnichannel, em que, além dos processos, os gestores poderão, em tempo real, acessar o aplicativo Mobile, que irá possibilitar acesso aos principais indicadores de gestão (KPIs) da sua rede em qualquer lugar do mundo. “O B1 Retail Cloud possui um grande diferencial, que é o seu Cockpit. A solução entrega ao empreendedor um painel de indicadores (KPIs) que facilita a tomada de decisões e aumenta a assertividade de suas ações, visando maximizar lucros, giro, margem, redução de custos e rupturas do estoque”, afirma Dias.

Há ainda as funções de metas de vendas; gestão do mix de produtos; alertas de desempenho dos itens, indicando os produtos com melhor e pior desempenho; desempenho de promoção, que analisa o ranking de vendas por região, lojas, vendedores, marcas e categorias; diversos indicadores desempenho, como margem, markup, cobertura de estoque; e funcionalidades para franqueadores como ciclo de vida de coleções; inteligência artificial para identificar produtos similares; gestão de defeitos e cobrança de royalties.

Para Wilson Júnior, head de varejo e Tecnologia da Alfa Sistemas, o B1 Retail Cloud oferece aos varejistas uma ferramenta para otimizar suas operações e gerenciamento dos indicadores em tempo real, possibilitando maior competitividade e eficiência no mercado. “A solução em si tem a capacidade processar um alto volume de operações diárias, sem deixar de lado a gestão desses dados. Além disso, a sua ampla aderência ao ERP SAP Business One traz mais escalabilidade, aliado ao melhor custo-benefício para os varejistas”, explica.

Com previsão de lançamento em junho de 2023, a solução é voltada para o varejo de vestuário, calçados, bolsas e malas, material esportivo, colchoaria, cama, mesa e banho, home center e utensílios domésticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, brinquedos, papelaria e presentes, perfumaria e cosméticos, móveis e decorações, relojoarias e joalherias e supermercados. “Estamos animados para levar ao mercado algo que irá revolucionar a gestão do setor e trazer mais facilidade na rotina diária. Certamente, esse será só o começo de uma longa trajetória de sucesso”, finaliza o CEO da Alfa.

Serviço
www.alfaerp.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.