O varejo é um dos segmentos que mais cresce no País. Assim, é fundamental ampliar e investir em medidas que garantam a eficiência e proporcionem a melhor experiência ao cliente. Diante disso, a Alfa Sistemas, consultoria SAP Business One Gold Partner, está lançando o módulo de gestão comercial de varejo, B1 Retail Cloud, uma solução específica para auxiliar na operação e gestão do setor varejista.
Visando solucionar os desafios de gestão que envolvem o setor de varejo, o B1 Retail Cloud trata-se de uma solução de backoffice, que organiza e acelera os processos operacionais do varejo físico e online, sendo aderente às necessidades das áreas de compras, estoque, distribuição, vendas e finanças. A ferramenta será disponibilizada inicialmente para os usuários de SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã.
Esta solução de Retail já faz parte do portfólio da Alfa desde 2010, sendo amplamente utilizada por mais de 50 grandes varejistas no Brasil, que agora terão a oportunidade de continuar usufruindo da ferramenta embarcada dentro das tecnologias da SAP.
Por meio dessa expertise, a Alfa pretende se posicionar como a única parceira SAP verdadeiramente vocacionada no mercado varejista. “Diante da relevância do setor de varejo para a economia do País, é fundamental explorar as possibilidades tecnológicas para impulsionar ainda mais o seu crescimento”, explica Alexandro Dias, CEO da Alfa e idealizador do B1 Retail Cloud.
Para Marcelo Villanova, head de SAP Business One, para o Brasil, a solução levará o varejo a um novo patamar de negócios. “Para nós, é motivo de orgulho apoiarmos a Alfa no desenvolvimento e expansão da sua prestação de serviços. Temos a certeza de que o B1 Retail Cloud será uma ferramenta que fará a diferença no varejo brasileiro e irá contribuir ainda mais com o desempenho do setor em prol da economia do País”, observa.
Funções específicas
A solução B1 Retail Cloud foi pensada exclusivamente para o varejo, possuindo funções específicas do segmento – do planejamento de compras à gestão de vendas. Entre eles estão: open to buy, para planejamento de compras por semanas, categorias, verbas e nível do estoque; alocação de produtos, que serve para remanejar os produtos entre lojas conforme o seu desempenho; árvore mercadológica; cadastro de produtos com grade para divisão dos itens por cor, tamanho e referências; pedido de compras centralizado, o qual inclui a distribuição por filial; transferência de mercadorias; gestão de preços por markup e markdown; e a remarcação de preços, que permite a adequação por faixa de preço, inclusive com preços diferenciados por região e grupos de lojas; e agendamento de recebimento para acelerar o cross docking.
A solução foi pensada para atender as demandas do varejo como o omnichannel, em que, além dos processos, os gestores poderão, em tempo real, acessar o aplicativo Mobile, que irá possibilitar acesso aos principais indicadores de gestão (KPIs) da sua rede em qualquer lugar do mundo. “O B1 Retail Cloud possui um grande diferencial, que é o seu Cockpit. A solução entrega ao empreendedor um painel de indicadores (KPIs) que facilita a tomada de decisões e aumenta a assertividade de suas ações, visando maximizar lucros, giro, margem, redução de custos e rupturas do estoque”, afirma Dias.
Há ainda as funções de metas de vendas; gestão do mix de produtos; alertas de desempenho dos itens, indicando os produtos com melhor e pior desempenho; desempenho de promoção, que analisa o ranking de vendas por região, lojas, vendedores, marcas e categorias; diversos indicadores desempenho, como margem, markup, cobertura de estoque; e funcionalidades para franqueadores como ciclo de vida de coleções; inteligência artificial para identificar produtos similares; gestão de defeitos e cobrança de royalties.
Para Wilson Júnior, head de varejo e Tecnologia da Alfa Sistemas, o B1 Retail Cloud oferece aos varejistas uma ferramenta para otimizar suas operações e gerenciamento dos indicadores em tempo real, possibilitando maior competitividade e eficiência no mercado. “A solução em si tem a capacidade processar um alto volume de operações diárias, sem deixar de lado a gestão desses dados. Além disso, a sua ampla aderência ao ERP SAP Business One traz mais escalabilidade, aliado ao melhor custo-benefício para os varejistas”, explica.
Com previsão de lançamento em junho de 2023, a solução é voltada para o varejo de vestuário, calçados, bolsas e malas, material esportivo, colchoaria, cama, mesa e banho, home center e utensílios domésticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, brinquedos, papelaria e presentes, perfumaria e cosméticos, móveis e decorações, relojoarias e joalherias e supermercados. “Estamos animados para levar ao mercado algo que irá revolucionar a gestão do setor e trazer mais facilidade na rotina diária. Certamente, esse será só o começo de uma longa trajetória de sucesso”, finaliza o CEO da Alfa.
Serviço
www.alfaerp.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo