book_icon

ABES lança centro de inteligência em políticas públicas e inovação

O THINK TANK ABES tem como objetivos promover a geração de conhecimentos capazes de contribuir para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no País

ABES lança centro de inteligência em políticas públicas e inovação

Para contribuir com o avanço de uma agenda de políticas públicas para a transformação digital e de inovação no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) lança o THINK TANK ABES – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação, que nasce com a missão de reunir uma equipe de pesquisadores qualificados, que serão convidados a refletir sobre tendências, estudar, debater e propor soluções para os principais desafios do País, tendo em vista que as novas tecnologias são vetores de profundas transformações. O time de diretores, conselheiros e líderes dos comitês da ABES também estará engajado nas iniciativas deste centro.

O centro vai estimular o diálogo entre os diversos interlocutores envolvidos na agenda de ciência e inovação, a fim de promover mudanças positivas para o ecossistema brasileiro

“O THINK TANK ABES tem como objetivos promover a geração de conhecimentos fundamentados em pesquisa, que sejam capazes de contribuir para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil, sempre com foco na construção de um Brasil Digital e Menos Desigual. Esperamos nos posicionar como um dos principais núcleos de debates sobre temas importantes para o país, contribuindo para o desenvolvimento do setor tecnológico e da sociedade como um todo”, destaca Paulo Milliet Roque, presidente da ABES.

Conhecimento e políticas públicas

Os think tanks nasceram nos Estados Unidos e na Europa, no início do século passado, com a criação das primeiras organizações de pesquisa, como a Russell Sage Foundation e o Kiel Institute of World Economics. No entanto, o termo só foi usado anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial e, na ocasião, “think tank” foi o nome dado para descrever um local seguro, onde planos militares poderiam ser desenvolvidos de maneira mais tranquila. No entanto, o nome se popularizou e começou a ser utilizado de forma massiva para descrever as instituições de estudos e pesquisas. No caso da ABES, a ideia é realizar a produção e difusão de conhecimento por meio da publicação de estudos, artigos, e-books, entre outros materiais.

Os temas que serão trabalhados no THINK TANK ABES são:

Cidades Inteligentes;
Dados Abertos e Transferência de Dados;
ESG (Environmental, Social and Governance);
Governo Digital e Governo Aberto;
Identidade Digital;
Inovação e Fomento;
Inteligência Artificial;
Futuro do Trabalho;
Privacidade e Proteção de Dados;
Plataformas Digitais;
Segurança Cibernética;
Segurança Jurídica e Tributária;
Soberania Digital.

“Outro aspecto importante da estratégia é a participação de nossos integrantes em eventos, entrevistas, audiências públicas e reuniões com stakeholders”, destaca Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES e responsável pelo Think Tank. Além disso, o centro vai estimular o diálogo entre os diversos interlocutores envolvidos na agenda de ciência e inovação, a fim de promover mudanças positivas para o ecossistema brasileiro. “Desta forma, a ABES fortalece sua posição como referência nacional na interlocução direta com diversos órgãos de governo que atuam na formulação de políticas públicas nas esferas municipais, estaduais e, principalmente, federal; com a Academia, Institutos de Ciência e Tecnologia e a sociedade civil — alinhada com modelo de hélice quádrupla e o desenvolvimento de redes colaborativas”, conclui Jamile.

Serviço
www.abes.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.