A Braskem, produtora de resinas termoplásticas, passou por uma transformação durante o ano passado devido ao impacto da pandemia em suas operações em suas 40 fábricas em todo o mundo. A partir do uso da Nuvem Azure e do Power Platform, plataforma de desenvolvimento de aplicativos, a companhia reestruturou o formato de colaboração, além de monitorar casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Atualmente, com o retorno gradual das atividades presenciais nos escritórios, a companhia adicionou a inserção de informações sobre a vacinação entre seus funcionários – uma vez que a imunização completa é um pré-requisito para o acesso aos ambientes empresariais.
A digitalização do monitoramento de saúde começou em março do ano passado com uso de planilhas em Excel e, para aprimorar a captura, consolidação, monitoramento e a documentação dos casos de Covid-19 entre os times, as áreas de Tecnologia da Informação e de Saúde se uniram para a construção de um aplicativo de automonitoramento para os funcionários tanto das unidades industriais, quanto dos escritórios do Brasil. “Quando a pandemia começou, cada área da companhia passou a adotar suas próprias maneiras de automonitoramento dos colaboradores, o que se mostrou um grande desafio para a gestão dos casos. Assim, vimos a necessidade de otimizar esse processo com a integração de controle em um aplicativo”, diz Alessandro Tomazela, CIO da Braskem.
Lançado em meados de junho, o app foi desenvolvido com o Power Apps, plataforma de desenvolvimento de aplicativos Low-code, e possui integração com o Power BI para armazenamento e a leitura dos dados de infecção; bem como com serviços da Nuvem Azure. O aplicativo ainda é integrado ao Microsoft Teams, plataforma de colaboração, com o qual é disponibilizado um chatbot para facilitar a inserção dos sintomas e do status de vacinação dos funcionários diariamente. Com a solução, foi possível otimizar o acompanhamento médico pelas equipes de Saúde.
Após a coleta dos dados, o app consegue alertar os médicos locais e os gestores responsáveis automaticamente, caso seja identificado um caso suspeito ou confirmado da Covid-19, além de permitir que a equipe médica, integrantes do comitê da pandemia e os responsáveis regionais da Braskem também visualizem a curva de contaminação da doença, a localização dos casos, status de infecção e licenças médicas. Ao todo, estima-se que sejam realizadas cerca de 3,5 mil autodeclarações diariamente.
“Em um momento desafiador, a Braskem soube utilizar a tecnologia para habilitar resiliência e zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores. Neste processo, a Nuvem e as plataformas de desenvolvimento Low-code/No-code foram essenciais para a otimização do processo de desenvolvimento e para a rápida adaptação dos times”, comenta Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.
Trabalho presencial e híbrido
A Braskem também desenvolveu o aplicativo Check In de Retorno que consiste em um checklist para que a empresa entenda a situação de saúde e favorabilidade para o retorno ao trabalho, e para que os líderes e a área de recursos humanos possam aprovar o retorno presencial dos funcionários.
Além disso, para organizar a retomada presencial dos colaboradores de forma segura, mantendo o distanciamento social e os protocolos indicados pelas autoridades de saúde, a Braskem criou o aplicativo Reserva de Mesa que será utilizado em alguns escritórios da companhia. Com ele será possível reservar o posto de trabalho – uma vez que as mesas funcionarão como rotativas e não fixas para cada funcionário. Ainda, o app permite à gestão controlar o percentual de pessoas nos escritórios para que não seja ultrapassado o limite de 30% da capacidade, de acordo com a primeira fase do plano de retomada da empresa. “Essas soluções são essenciais para estarmos cientes do estado de saúde dos colaboradores, identificarmos quais deles são favoráveis a voltar ao trabalho presencial e gerenciarmos o acesso nos nossos ambientes físicos de acordo com os protocolos sanitários, o que nos possibilita um planejamento do retorno de forma segura e responsável”, complementa Tomazela.
Serviço
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