book_icon

Microsoft favorece capacitação em tecnologia para terras indígenas do Xingu

Empresa irá equipar um laboratório de informática com o objetivo de capacitar professores indígenas

Microsoft favorece capacitação em tecnologia para terras indígenas do Xingu

Com o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia no Brasil, a Microsoft assinou uma parceria para equipar um laboratório de informática na sede da Associação Terra Indígena Xingu – Atix. Além de equipamentos, a empresa irá fornecer treinamentos para capacitar professores locais para que Associação tenha autonomia e possa desenvolver soluções que atendam às necessidades das suas comunidades por meio da tecnologia.

Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft, esteve no Xingu para participar da Assembleia Anual da Atix, encontro que reúne os caciques das aldeias Terra indígena para debater temas relevantes aos 16 povos habitantes da TIX. Na ocasião, foi assinado o acordo de doação que contempla fornecimento de equipamentos. Esta será a primeira fase do projeto de parceria entre a Microsoft e Atix, que tem como principal foco expandir o acesso à tecnologia e levar letramento digital às regiões isoladas do Brasil.

O acordo faz parte de uma iniciativa maior da Microsoft de empoderamento de povos originários que também acontece na Austrália, com a população aborígene, e no Canadá, com três diferentes povos 

“Acreditamos que as oportunidades econômicas podem e devem incluir os povos originários. Essa iniciativa tem o objetivo promover a inclusão digital dos povos Xinguanos e dar as ferramentas para que eles tenham autonomia para desenvolver soluções de tecnologia que atendam às suas necessidades”, explica Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft.

O acordo faz parte de uma iniciativa maior da Microsoft de empoderamento de povos originários que também acontece na Austrália, com a população aborígene, e no Canadá, com três diferentes povos: os “Primeiras Nações”, Inuits e Métise. Existem planos da companhia em expandir para outros países da América como Estados Unidos e México.

“Acreditamos que a capacitação em tecnologia traz possibilidade de empoderamento da população indígena do Xingu. Mas não podemos depender do homem branco para acessar a tecnologia. Precisamos empoderar o nosso povo a utilizar a tecnologia para atender as necessidades dos indígenas”, explica Ianukulá Kaiabi Suia, presidente da Atix.

Por meio do Mais Brasil, a Microsoft buscar apoiar o desenvolvimento econômico do País sob a ótica de três pilares: Educação, capacitação profissional e empregabilidade; habilitação da economia digital por meio da tecnologia e crescimento sustentável e impacto social – pilar da qual essa iniciativa faz parte.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.