book_icon

Profissionais do Conhecimento buscam trabalho híbrido, diz Gartner

Para se adaptar, os empregadores têm implementado um design de trabalho centrado no ser humano, incluindo flexibilidade, colaboração e gerenciamento baseado em empatia

Profissionais do Conhecimento buscam trabalho híbrido, diz Gartner

Até o final de 2023, 39% dos trabalhadores globais de áreas do Conhecimento trabalharão de forma híbrida, contra 37% em 2022, de acordo com um levantamento do Gartner. “Híbrido não é mais apenas um benefício do funcionário, mas uma expectativa do funcionário”, disse Ranjit Atwal, analista e diretor sênior do Gartner. “Muitos funcionários começaram a retornar parcialmente ao escritório em 2022, mas o estilo de trabalho híbrido permanecerá proeminente em 2023 e além. Para se adaptar, os empregadores têm implementado um design de trabalho centrado no ser humano – incluindo flexibilidade, colaboração intencional e gerenciamento baseado em empatia – que se adapta aos funcionários híbridos”, observou.

Por exemplo, os trabalhadores de TI estão mais inclinados a deixar seus empregos do que os funcionários de outras funções, pois buscam maior flexibilidade, melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e melhores oportunidades de carreira. Os CIOs podem maximizar a retenção e a atração de talentos redefinindo a proposta de valor de seus funcionários com um acordo mais humano.

Embora todos os países tenham aumentado sua proporção de trabalho híbrido e totalmente remoto desde 2019, o fascínio do trabalho totalmente remoto e híbrido varia significativamente de país para país

O Gartner define trabalhadores híbridos como aqueles que trabalham no escritório pelo menos um dia por semana. Trabalhadores totalmente remotos são aqueles que trabalham em casa em tempo integral. Trabalhadores no local são aqueles que trabalham no local todo o período, não trabalhando em casa em nenhum momento.

Espera-se que o número de trabalhadores remotos continue caindo ano após ano. O Gartner estima que os trabalhadores remotos representarão apenas 9% de todos os funcionários em todo o mundo até o final de 2023.

Nos EUA, a tendência do trabalho híbrido será mais pronunciada do que no resto do mundo, com 51% dos trabalhadores do conhecimento projetados para trabalhar de forma híbrida e 20% para trabalhar totalmente remoto em 2023.

O design centrado no ser humano

O design centrado no ser humano requer um novo conjunto de princípios, normas e pensamento. Espaços de trabalho virtuais bem-sucedidos aumentarão a capacidade de contratar e reunir funcionários, independentemente da localização geográfica. Os espaços de trabalho virtuais fornecem novas alternativas potencialmente disruptivas para reuniões presenciais (e as viagens associadas) e para soluções de reuniões virtuais existentes. O Gartner prevê que até 2025, 10% dos trabalhadores usarão espaços virtuais para atividades como vendas, integração e trabalho remoto.

“Para organizações remotas ou híbridas, os espaços de trabalho virtuais totalmente maduros podem substituir o escritório como a personificação da cultura da empresa e se tornar o centro da experiência digital do funcionário”, disse Christopher Trueman, analista principal sênior do Gartner. “No entanto, não se deve esperar que os funcionários se envolvam no espaço de trabalho virtual durante todo o dia de trabalho. Os espaços de trabalho virtuais devem ser usados ​​apenas para reuniões e interações que serão aprimoradas por eles, como brainstorming, análises de produtos ou reuniões sociais”, comentou.

Embora todos os países tenham aumentado sua proporção de trabalho híbrido e totalmente remoto desde 2019, o fascínio do trabalho totalmente remoto e híbrido varia significativamente de país para país.

Os empregadores do Japão estão mais focados em funcionários que retornam ao escritório em tempo integral em comparação com outros empregadores ao redor do mundo. No Japão, o número de trabalhadores do Conhecimento totalmente remotos e híbridos totalizará 29% de sua força de trabalho em 2023.

Na Europa, onde a interação face a face continua sendo uma preferência, o estilo híbrido de trabalho deve aumentar em 2023. Na Alemanha, os trabalhadores do Conhecimento totalmente remotos e híbridos representarão 49% da força de trabalho alemã em 2023. Dada a sua cultura e mix vertical da indústria, o número de trabalhadores do Conhecimento totalmente remotos e híbridos no Reino Unido aumentará no mesmo período.

O número de trabalhadores do Conhecimento totalmente remotos e híbridos nos EUA representará 71% da força de trabalho dos EUA em 2023. No Reino Unido, os trabalhadores do Conhecimento totalmente remotos e híbridos representarão 67% de sua força de trabalho em 2023.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento