book_icon

Open RAN adianta interoperabilidade e desempenho de rede com IA/AM

Novo relatório da 5G Americas detalha os avanços da Open RAN

Open RAN adianta interoperabilidade e desempenho de rede com IA/AM

O conceito de Redes Abertas de Acesso via Rádio (Open Radio Access Networks – Open RAN) aborda a interoperabilidade de hardware, software e interfaces para redes celulares sem fio. A 5G Americas, voz da 5G e 4G LTE para as Américas, divulgou um novo relatório sobre “A Evolução da Open RAN”, atualizando o relatório da 5G Americas sobre os padrões da Open RAN publicado em 2020. O novo relatório apresenta notícias do mercado e os últimos avanços para a tecnologia, entre os quais as ferramentas de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina.

A Evolução da Open RAN” apresenta as novidades dos principais órgãos de normatização da tecnologia, focando especialmente no desenvolvimento de aplicativos e microsserviços em modernas redes celulares sem fio 

Chris Pearson, Presidente de 5G Americas disse: “A Open RAN está evoluindo rapidamente com a consolidação global de trabalhos que estão apoiando a evolução dessa tecnologia. Para manter o atual ritmo de progresso, é importante que governos, fornecedores, acadêmicos e operadoras trabalham em conjunto”.

“A Evolução da Open RAN” apresenta as novidades dos principais órgãos de normatização da tecnologia, focando especialmente no desenvolvimento de aplicativos e microsserviços em modernas redes celulares sem fio. O relatório também analisa como a implementação da Open RAN em Nuvem está criando oportunidades para operadoras em termos da escalabilidade de funções de rede.

O relatório analisa questões de arquitetura, como a desagregação de redes e divisão de funções, plano de gestão híbrido v. hierárquico (M-plane), a implementação em Nuvem e virtualização da RAN, e arquiteturas baseadas em serviços para funções RIC. O documento também avalia as várias necessidades das operadoras em relação à Open RAN de acordo com seus requisitos para economias TCO, desempenho e implementação brownfield v. greenfield.

Alguns dos tópicos desse relatório da 5G Americas sobre os padrões Open RAN incluem:

A Open RAN e suas metas
Os princípios da O-RAN e considerações arquiteturais
Testes e implementações por operadoras
Considerações operacionais e desafios de integração
As vantagens e desafios de arquiteturas Open RAN
Caso de uso da O-RAN usando IA/AM
Modelos de interface de serviço para projetos de xAPP em Near-RT RIC com IA/AM
Algoritmos de aprendizagem avançados para desenvolvimento de xApp e rApp em não-RT RIC

Dr. Rajarajan Sivaraj, diretor da Arquitetura RIC e Padronização da Mavenir, disse: “A Open RAN oferece novas capacidades em termos do desempenho de rede, da experiência do usuário final e das garantias de nível de serviço para organizações. A Open RAN pode oferecer a capacidade de usar as últimas ferramentas de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina, infraestrutura e ferramentas nativas de Nuvem, interfaces abertas entre funções de rede e permitir acesso a informações granulares sobre o estado e desempenho da RAN a nível de usuário para novas aplicativos externos de otimização. Com seu foco em interoperabilidade, a Open RAN pode ajudar MNOs a simplificar operações de rede complexas e oferecer maior desempenho em termos de mais largura de banda, menor latência e maior confiabilidade, enriquecendo a experiência do usuário final”.

Serviço
www.brechazero.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.