book_icon

Intel apresenta novos produtos para redes 5G no MWC 2023

A Intel anunciou uma gama de produtos e soluções que impulsionam essa transição e amplo suporte da indústria de operadoras líderes, fabricantes OEMs e ISVs

Intel apresenta novos produtos para redes 5G no MWC 2023

Por mais de uma década, a Intel e seus parceiros têm a missão de virtualizar as redes mundiais, do núcleo à RAN (rede de acesso por rádio) e até a Borda, movendo-as de hardware de função fixa para plataformas programáveis ​​definidas por software, tornando as redes mais ágeis enquanto reduz sua complexidade e custo.

Agora, as operadoras estão procurando cruzar o próximo abismo no fornecimento de funcionalidade nativa da Nuvem para automatizar, gerenciar e responder a uma combinação cada vez mais diversificada de dados e serviços, fornecendo às organizações a inteligência necessária na Borda de suas operações.

Neste contexto, a Intel anunciou nesta segunda-feira (27/2) uma gama de produtos e soluções que impulsionam essa transição e amplo suporte da indústria de operadoras líderes, fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e fornecedores independentes de software (ISVs).

Juntamente com a aceleração de rede integrada incorporada aos processadores Intel Xeon Scalable de 4ª geração, a Intel está expandindo seus dispositivos Agilex 7 FPGAs e estrutura ASIC eASIC N5X para Nuvem, comunicações e aplicativos integrados

“A Intel alimenta as Nuvens, redes e empresas do mundo, dando-nos uma visão única sobre onde colocar a computação e a aceleração ao longo de todo o continuum Cloud-to-Edge e ajudando nossos clientes a escalar para atender às demandas dos usuários”, disse Sachin Katti, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Grupo Network and Edge. “Os avanços que fizemos em nossas plataformas Intel Xeon de 4ª geração para dobrar o desempenho vRAN enquanto permanecemos dentro do mesmo envelope de energia, para quase dobrar o throughput UPF de núcleo 5G e para acelerar a implementação de uma ampla gama de rede, segurança e serviços de Borda empresarial, torna a Intel a plataforma para nossos clientes modernizarem e monetizarem suas redes de hoje e no futuro”, completou.

A necessidade de sistemas de alto desempenho, escaláveis, flexíveis e energeticamente eficientes está impulsionando a transformação das redes móveis de funções fixas, silício baseado em hardware e infraestrutura para plataformas totalmente virtualizadas baseadas em software executadas em processadores de uso geral. Acelerar a virtualização da RAN permite que os provedores de serviços de comunicação (CoSPs) atendam aos requisitos futuros, melhorando a eficiência energética da RAN e reduzindo o custo total de propriedade (TCO).

Com amplo suporte da indústria da Advantech, Capgemini, Canonical, Dell Technologies, Ericsson, Hewlett Packard Enterprise, Mavenir, Quanta Cloud Technology, Rakuten Mobile, Red Hat, SuperMicro, Telefonica, Verizon, VMware, Vodafone e Wind River, entre outros, a Intel lançou Processadores escaláveis ​​Intel Xeon de 4ª geração com Intel vRAN Boost .

Ao integrar totalmente a aceleração vRAN no sistema em chip (SoC) Intel Xeon e eliminar a necessidade de uma placa aceleradora externa, a Intel está oferecendo ganhos de capacidade 2x superior dentro do mesmo envelope de energia e até 20% de economia de energia adicional com aceleração integrada, que está acima e além do já excelente ganho de desempenho por watt da plataforma Intel Xeon de 4ª geração. Com essa combinação de inovações de processamento e integração de recursos, a Intel espera que os processadores escalonáveis ​​Xeon de 4ª geração com Intel vRAN Boost igualem ou melhorem o desempenho por watt das melhores placas aceleradoras SoC de Camada 1 no mercado atual, ao mesmo tempo em que oferecem os benefícios do software redes virtualizadas e definidas.

Redes 5G executadas em software

No centro da rede, a Intel está liderando a evolução para arquiteturas baseadas em serviço nativas em Nuvem com soluções abertas para enfrentar desafios como desempenho, TCO, eficiência de energia, segurança e falta de visibilidade em toda a pilha de rede. As soluções de hardware e software da Intel permitirão que as redes de núcleo 5G trabalhem mais e de maneira mais inteligente para alcançar um equilíbrio entre os negócios críticos e os requisitos do cliente para eficiência de energia, desempenho e latência.

Para auxiliar ainda mais as operadoras de rede na modernização de suas redes, reduzindo seu custo total de propriedade (TCO) no núcleo 5G, a Intel demonstrou que os processadores escaláveis ​​Intel Xeon de 4ª geração agora permitem o primeiro 1 Tbps de desempenho do setor para a carga de trabalho 5G UPF em um único dual-socket server, validado posteriormente pela Samsung.

Além disso, o novo software de referência Intel Infrastructure Power Manager para 5G Core combina dinamicamente o consumo de energia do servidor em tempo de execução com o tráfego de dados sem comprometer os principais indicadores de desempenho, como taxa de transferência, latência e perda de pacotes.

O software, em testes com a Casa Systems, NEC e Nokia, reduz significativamente o tempo de lançamento no mercado para ISVs e operadoras, simplificando o acesso aos principais recursos dos processadores escaláveis ​​Xeon de 3ª e 4ª geração da Intel, incluindo telemetria de energia, estados de controle de energia granular e baixo -mudança de frequência de latência. Os operadores podem usar o software de referência para reduzir o TCO da rede e acelerar o progresso em direção às metas de emissões líquidas zero, obtendo milhões de dólares em economia potencial e uma quantidade significativa de compensação de emissões de CO2.

Definindo o ritmo na Borda

O crescimento maciço na Borda da rede, principalmente em serviços de vídeo, definirá grande parte do cenário competitivo desta década para os provedores de serviços. As instalações de Borda de rede das operadoras as posicionam para uma vantagem competitiva para entregar a esse crescimento, mas é um desafio prever quais serviços de vídeo específicos irão decolar.

Juntamente com os parceiros Broadpeak, China Mobile, Cloudsky, Thundersoft e ZTE, a Intel apresentou a Intel Converged Edge Media Platform, que oferece vários serviços de vídeo a partir de uma arquitetura multitenant compartilhada e aproveita a escalabilidade nativa da nuvem para responder de forma inteligente aos requisitos em constante mudança.

Serviços de vídeo – como CDNs (redes de entrega de conteúdo), jogos em Nuvem, Realidade Mista e renderização 3D – podem ser entregues em um único ambiente nativo de nuvem suportado por aplicativos acelerados por CPU e GPU. As operadoras não precisam mais investir em recursos dedicados para serviços que podem não decolar. Em vez disso, eles podem criar uma arquitetura de uso geral em que os serviços residem juntos e podem aproveitar a escalabilidade nativa da nuvem para alterar ou redimensionar automaticamente os serviços de acordo com as necessidades em constante mudança.

Juntamente com a aceleração de rede integrada incorporada aos processadores Intel Xeon Scalable de 4ª geração, a Intel está expandindo seus dispositivos Agilex 7 FPGAs e estrutura ASIC eASIC N5X para Nuvem, comunicações e aplicativos integrados.

À medida que os provedores de serviços em Nuvem (CSPs) começam a transição de redes 200G para 400G em 2023, com os CoSPs seguindo o exemplo em 2024, os dispositivos Intel Agilex 7 FPGA AGI 041 permitirão soluções de aceleração de infraestrutura 400G de próxima geração. Os dispositivos AGI 041 fornecem o equilíbrio certo de capacidade, eficiência de energia e desempenho para a unidade de processamento de infraestrutura (IPU) 400G e soluções de rede.

Além disso, a Intel oferece a capacidade exclusiva de otimizar custos e energia nas soluções de infraestrutura 400G dos clientes por meio de ASICs estruturados Intel eASIC. Para cargas de trabalho de rede, os dispositivos N5X080 são capazes de reduzir a energia do núcleo em até 60% em relação a um FPGA, enquanto reduzem o tempo de prototipagem em 50% em comparação com um ASIC tradicional.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.