O objetivo da ferramenta é desvendar a capacidade produtiva oculta, proporcionando aos líderes industriais informações para tomadas de decisão mais inteligentes e assertivas, reduzindo ineficiências no processo de produção, afirma Reginaldo Ribeiro. Software faz indústrias ganharem 30% em produtividade.
O software, da startup Cogtive, promete rastrear todo o potencial de indústrias que não está sendo atingido ou até mesmo desconhecido pelas lideranças. Assim, empresas podem aumentar a produção e crescer, sem a necessidade de investimento de novos recursos na planta industrial.
Ele funciona da seguinte forma: baseado em IOT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial, a tecnologia é instalada nas máquinas. A partir daí, inicia-se a coleta de Dados, como status dos equipamentos, tempo operacional perdido, mensuração de performance, precisão de entrega dos lotes de produção, acompanhamento do ritmo, tempos de setup e manutenção. Em seguida, os dados são contextualizados e transformados em informações para que gestores, diretores e executivos possam visualizar os resultados. Após todo o levantamento, os líderes conseguem identificar o potencial de capacidade oculta nos equipamentos, tomar decisões estratégicas, identificar tendências de produtividade da fábrica, gerar insights e responder muito mais rápido às alterações no plano de vendas e produção.
“Na prática, a tecnologia ajuda as empresas que desconsideram ou desconhecem as perdas reais que existem antes, durante e após a produção, justamente por não contarem com um sistema eficaz capaz de reconhecer de onde extrair maior potencial dos processos”, explica o engenheiro mecânico Reginaldo Ribeiro, CEO da Cogtive.
Uma pesquisa recente do McKinsey Global Institute (MGI) aponta que, no mundo todo, há possibilidade de acelerar o crescimento das fábricas em, no mínimo, um ponto percentual até 2024. Sendo assim, para Reginaldo, com tecnologia é possível adquirir não somente ganhos financeiros, mas também vantagens em termos de tempo e recursos, ao evitar dispêndios.
“Com esse software, nós desmistificamos a ‘capacidade produtiva oculta’, ao constatar, com o auxílio da tecnologia, as capacidades inexploradas dos mais variados segmentos da manufatura. O melhor é que, detectando o que há de errado e o que pode ser otimizado, automaticamente a nossa plataforma concede informações da quantidade de produção adicional que pode ser explorada sem investimento de capital”, explica ele, salientando que, com o software, é possível obter um nível de produtividade aprimorado, 24 horas por dia, fabricando produtos que atendem aos mais criteriosos padrões de qualidade, sem tempo de inatividade ou desperdícios.
“Usando o software durante apenas 15 dias, uma das líderes do segmento farmacêutico percebeu que poderia economizar 300 mil dólares por ano”, exemplifica o CEO da Cogtive.
A ideia deu tão certo que a empresa de tecnologia está entre as selecionadas pelo disputado programa StartOut, um programa de internacionalização de startups brasileiras no mais auspiciosos ecossistemas de inovação do mundo. Em meio a mais de 240 projetos avaliados, ela já passou por duas etapas onde um dos principais critérios de pontuação era o fit com o mercado internacional e, agora, vai para Chicago presencialmente para se conectar com potenciais clientes e investidores da região, considerada o “berço” de alguns unicórnios.
Cândido Ouro Preto, Reginaldo Ribeiro e Ricardo Borgatti Neto, fundadores da Cogtive.
Ao todo, graças ao software, já foi possível gerar uma economia de cerca de 180 milhões de dólares para as empresas que adquiriram o serviço.
Serviço
www.cogtive.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo