A gamificação no ambiente de trabalho vem ganhando força por seu potencial de engajamento. O nome vem do inglês gamification, e trata-se de uma técnica que visa aplicar elementos de jogos para aumentar a motivação, o engajamento e o trabalho em equipe. Os elementos mais usados são: utilização de pontos, recompensas, desafios e competições.
Estudos comprovam que a metodologia dos jogos é mais do que um passatempo. Um exemplo é o estudo realizado pelo designer e teórico de jogos James Portnow, que aponta o fato de aprendermos sem perceber a intenção atrelada à atividade. Diante deste potencial, grandes empresas como Google, Microsoft e HP já aplicam a gamificação para colaboradores.
Portanto, com o objetivo de reforçar os valores e a cultura interna de cuidado com os colaboradores e clientes, a Elotech, empresa de software de gestão pública do Paraná, apresentou neste mês seu novo sistema de gamificação.
Para inovar e aplicar a gamificação, a Elotech organizou indicadores e suas pontuações considerando os pilares do Desenvolvimento, Atendimento e Gestão de Pessoas. Deste modo, será possível contribuir também para o bem-estar dos colaboradores, chamados de Elotechers, no ambiente de trabalho e em relação ao fit cultural.
Cada indicador possui seu propósito, métrica e pontuação de acordo com a porcentagem atingida. Assim, é possível ter uma avaliação mais objetiva, justa e transparente sobre a gamificação.
A colaboração, a autonomia, a performance e a integridade são os valores organizacionais usados para nortear as atividades. Além disso, os resultados buscam apoiar os objetivos estratégicos (OKRs) de 2023.
A Elotech trabalha com a metodologia de squads, portanto, inicialmente serão quatro Tribos (agrupamentos de squads) a trabalharem com a gamificação: Knowledge, Possibility, Growth e Warriors. Tanto a gamificação quanto seus indicadores e prêmios são coletivos na empresa.
A empresa definiu sua gamificação como anual, dividida em ciclos bimestrais. As pontuações serão contabilizadas bimestralmente, e ao final da gamificação, haverá uma premiação para a equipe que somar mais pontos ao longo do ano.
Todas as tarefas realizadas no bimestre serão contabilizadas no fechamento, que será realizado na primeira quarta-feira do mês do bimestre seguinte. Até o fechamento, os times poderão acompanhar a flutuação dinâmica de pontos em um dashboard.
No decorrer da gamificação ocorrerão desafios relâmpagos sem aviso prévio da formatação da atividade e, que poderão conceder pontuações extras no bimestre. Existem também os critérios para desempate, além de advertências e desafios relâmpagos.
Para celebrar as conquistas, a Elotech preparou diferentes momentos de comemoração. A premiação bimestral será um churrasco em conjunto com a diretoria e o comitê organizador. Há também o fechamento anual, em que a Tribo com mais pontos somados durante o ano receberá uma estrela em sua bandeira, além de uma premiação surpresa.
O projeto de gamificação teve seu início oficial no dia 1º de fevereiro. Com o andamento e sucesso do projeto, o objetivo é passar a observar cada vez mais dados ao longo do tempo, sempre com foco em performance e pessoas.
Serviço
www.elotech.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo