book_icon

Itaú Unibanco: cartão virtual já representa 21% das compras feitas online

Os Dados fazem parte do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros

Itaú Unibanco: cartão virtual já representa 21% das compras feitas online

O uso do cartão virtual já corresponde a cerca de 21% dos pagamentos realizados com cartões do Itaú Unibanco em transações online, aponta levantamento da instituição financeira. A modalidade de pagamento teve avanço relevante no último trimestre de 2022: alta de 126% na quantidade de operações e de 86% no valor transacionado (na comparação com mesmo período de 2021).

As gerações Y (23 a 41 anos), e X (42 a 57 anos) são as que mais utilizam a funcionalidade

As gerações Y (23 a 41 anos), e X (42 a 57 anos) são as que mais utilizam a funcionalidade, com share de 51% e 27%, respectivamente. Os zennials (12 a 22 anos), correspondem a 14% das transações, e os babyboomers (acima de 58 anos), a 9%. Além da praticidade, o cartão virtual oferece uma camada adicional de segurança nas transações feitas pela internet.

Nas compras presenciais, os pagamentos por aproximação também seguem em uma curva ascendente. O volume de compras realizadas com a tecnologia Aproxime e Pague (ou NFC, do inglês Near Field Communication), considerando cartões de crédito e carteiras digitais, teve alta de 125% no 4º trimestre de 2022 — e de 119% no valor transacionado. Entre os estabelecimentos nos quais esse recurso é mais utilizado estão os supermercados (representando 16% do share total), seguidos por fastfoods (9%), restaurantes (8%), lojas de conveniências (8%) e postos de combustíveis (7%).

Os Dados fazem parte do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros — uma análise feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco, nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e pagamentos via Pix (de CPF para CNPJ). Os números são relativos ao 4º trimestre de 2022, na comparação com igual período de 2021.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.