book_icon

Itaú Unibanco: cartão virtual já representa 21% das compras feitas online

Os Dados fazem parte do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros

Itaú Unibanco: cartão virtual já representa 21% das compras feitas online

O uso do cartão virtual já corresponde a cerca de 21% dos pagamentos realizados com cartões do Itaú Unibanco em transações online, aponta levantamento da instituição financeira. A modalidade de pagamento teve avanço relevante no último trimestre de 2022: alta de 126% na quantidade de operações e de 86% no valor transacionado (na comparação com mesmo período de 2021).

As gerações Y (23 a 41 anos), e X (42 a 57 anos) são as que mais utilizam a funcionalidade

As gerações Y (23 a 41 anos), e X (42 a 57 anos) são as que mais utilizam a funcionalidade, com share de 51% e 27%, respectivamente. Os zennials (12 a 22 anos), correspondem a 14% das transações, e os babyboomers (acima de 58 anos), a 9%. Além da praticidade, o cartão virtual oferece uma camada adicional de segurança nas transações feitas pela internet.

Nas compras presenciais, os pagamentos por aproximação também seguem em uma curva ascendente. O volume de compras realizadas com a tecnologia Aproxime e Pague (ou NFC, do inglês Near Field Communication), considerando cartões de crédito e carteiras digitais, teve alta de 125% no 4º trimestre de 2022 — e de 119% no valor transacionado. Entre os estabelecimentos nos quais esse recurso é mais utilizado estão os supermercados (representando 16% do share total), seguidos por fastfoods (9%), restaurantes (8%), lojas de conveniências (8%) e postos de combustíveis (7%).

Os Dados fazem parte do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros — uma análise feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco, nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e pagamentos via Pix (de CPF para CNPJ). Os números são relativos ao 4º trimestre de 2022, na comparação com igual período de 2021.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.