Enquanto os americanos confiam na Inteligência Artificial (IA) para informar as escolhas do consumidor – de recomendações de filmes a consultas de atendimento ao cliente de rotina – a pesquisa MITRE-Harris Poll sobre tendências de IA constata que a maioria dos americanos expressa reservas sobre IA para aplicações de alto valor, como veículos autônomos, acesso a benefícios do governo ou consulta médica. Além disso, apenas 48% acreditam que a IA é segura e protegida, e 78% estão muito ou um pouco preocupados com o fato de a IA poder ser usada para intenções maliciosas.
“A tecnologia e as estruturas de IA podem aumentar radicalmente a eficiência e a produtividade em muitos campos”, disse Douglas Robbins, vice-presidente de Engenharia e Prototipagem da MITRE. “Ele pode permitir uma análise melhor e mais rápida de imagens em campos que vão desde a medicina até a segurança nacional. E pode substituir trabalhos enfadonhos, sujos e perigosos. Mas se o público não confiar na IA, a adoção pode se limitar principalmente a tarefas menos importantes, como recomendações sobre serviços de streaming ou entrar em contato com uma central de atendimento em busca de um ser humano. É por isso que estamos trabalhando com o governo e a indústria em soluções de toda a nação para aumentar a garantia e ajudar a informar as estruturas regulatórias para melhorar a garantia de IA”, observou.
Dada a incerteza em torno da IA, não surpreende que 82% dos americanos e 91% dos especialistas em tecnologia apoiem a regulamentação governamental. Além disso, 70% dos americanos e 92% dos especialistas em tecnologia concordam que é necessário que a indústria invista mais em medidas de garantia de IA para proteger o público.
“Embora vejamos diferenças de gênero, etnia e gerações na aceitação da IA, tanto para usos diários quanto consequentes, ainda há preocupação com a IA em todos os grupos demográficos”, explicou Rob Jekielek, diretor administrativo da Harris Poll. “Homens, democratas, gerações mais jovens e americanos negros/hispânicos, no entanto, estão mais confortáveis do que seus colegas com o uso de IA para processamento de benefícios do governo federal, bots médicos online e veículos autônomos e não tripulados”, completou.
Outras descobertas importantes incluem:
– Três quartos dos americanos estão preocupados com deepfakes e outros conteúdos gerados por IA.
– Menos da metade (49%) se sentiria confortável em ter um bate-papo online baseado em IA para questões médicas de rotina.
– Apenas 49% se sentiriam confortáveis com o uso de IA pelo governo federal para auxiliar no processamento de benefícios.
A MITRE está colaborando com parceiros em todo o ecossistema de IA para permitir o pioneirismo responsável em IA para impactar melhor a sociedade. O trabalho da MITRE nessa área inclui recursos avançados de modelagem para garantia de IA para lidar com o complicado efeito do impacto potencial de uma tecnologia promissora nos sistemas e na sociedade. A MITRE participa de várias colaborações conjuntas, incluindo a participação no Partnership for AI and Generation AI Consortium. Na área da saúde, a MITRE colidera a Coalition for Health AI, que está desenvolvendo uma estrutura orientada por consenso para a adoção de uma IA confiável, justa e transparente.
Serviço
www.mitre.org
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo