book_icon

Softtek faz parceria com a InfoPreta para gestão de equipamentos eletrônicos

Iniciativa tem por objetivo minimizar o impacto ambiental de equipamentos em desuso na multinacional de tecnologia e apoiar projetos sociais focados em inclusão digital

Softtek faz parceria com a InfoPreta para gestão de equipamentos eletrônicos

O mercado tecnológico segue em curva de crescimento. Segundo estudo da IDC (International Data Corporation), a receita mundial de TI e serviços de negócios deve crescer mais de 5% em 2023.

Tamanho avanço reforça a importância do descarte correto de resíduos tecnológicos, muitas vezes realizado no lixo comum, impossibilitando a reciclagem das matérias-primas presentes nos aparelhos.

De acordo com o The Global E-Waste Monitor, anualmente, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletrônicos e pilhas são descartadas em todo o mundo 

De acordo com o The Global E-Waste Monitor, anualmente, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletrônicos e pilhas são descartadas em todo o mundo.

Somente o Brasil descartou, em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, ficando atrás apenas da China (10,1 milhões de toneladas), EUA (6,9 milhões de toneladas), Índia (3,2 milhões de toneladas) e Japão (2,5 milhões de toneladas).

Deste total, menos de 3% dos resíduos foram reciclados no País, de acordo com relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas.

Impacto social e ambiental
Para ajudar a minimizar esse problema, a Softtek, multinacional do setor de TI na América Latina, por meio da Fundación Solidaria, seu braço de responsabilidade social, firmou parceria com a InfoPreta, primeira empresa especialista em tecnologia no Brasil que tem por objetivo inserir pessoas negras, LGBTQIAP+ e mulheres no mercado de tecnologia.

Tendo como serviço principal a manutenção de hardware e software de computadores de todas as marcas, a InfoPreta alia a geração de lucros com projetos sociais de grande impacto, como o #NoteSolidárioDaPreta e o descarte correto de lixo eletrônico por meio de cooperativas parceiras.

No final de 2022, a Softtek realizou um mutirão com a equipe de TI e voluntários para separar equipamentos em desuso como monitores, CPUs, teclados, mouse, sucata de notebook, projetor, celular, entre outros, destinando-os aos projetos sociais promovidos pela InfoPreta. Esses equipamentos encontram-se atualmente na sede da InfoPreta, em fase primária de triagem, para posteriormente serem destinados a projetos com o propósito de fomentar a inclusão digital, reaproveitando os materiais descartados, ou destinando-os à reciclagem.

“O objetivo da nossa parceria com a InfoPreta é fortalecer e potencializar ainda mais a nossa atuação nessas causas tão importantes, que representam alguns de nossos valores mais intrínsecos. Assim, buscamos conectar as necessidades da Softtek às demandas da sociedade, potencializando impactos sociais através de soluções estratégicas e inovadoras.”, diz Miguel Garcia, country manager da Softtek Brasil.

Serviço
www.softtek.com/pt

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.