book_icon

Relatório aponta mudanças impulsionadas pela tecnologia nos negócios em 2023

Looking Glass, estudo da Thoughtworks, oferece a líderes do setor recomendações sobre como tornar suas empresas mais competitivas e disruptivas

Relatório aponta mudanças impulsionadas pela tecnologia nos negócios em 2023

A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para impulsionar a inovação digital, apresentou a nova edição do Looking Glass, um guia anual que mapeia as principais mudanças impulsionadas pela tecnologia nos negócios em 2023 e além. Tendo como base a abordagem exclusiva da Thoughtworks para fornecer inovação de ponta para empresas antes que novas tecnologias cheguem à adoção em massa, o relatório oferece a líderes do setor recomendações sobre como tornar suas empresas mais competitivas e disruptivas.

Para muitas pessoas, a Web3 é quase sinônimo de criptomoeda, NFTs e outras tecnologias Blockchain. No entanto, a Web3 é melhor compreendida como uma coleção de blocos de construção que podem servir como base para um futuro mais distribuído da Internet. À medida que governos e organizações adotam conceitos como identidade descentralizada, as empresas devem avaliar cuidadosamente as tecnologias Web3 sob a ótica do valor tangível para clientes e se preparar para possíveis oportunidades comerciais.

O ganho em identidade distribuída e maior controle do usuário final pode criar para as empresas novas maneiras de manter a privacidade dos Dados

“Para muitas empresas, as maiores oportunidades da Web3 provavelmente surgirão em torno da redução do atrito e da digitalização”, afirma Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks. “Para algumas pessoas, a Web3 se tornou sinônimo de volatilidade e esquemas tipo ‘enriqueça-se rapidamente’. Se os aspectos de segurança e privacidade do Blockchain forem abordados, o ganho em identidade distribuída e maior controle do usuário final pode criar para as empresas novas maneiras de manter a privacidade dos Dados, conquistando assim a confiança e a lealdade de clientes na Web3.”

As seis lentes nas quais se organizam as tendências mapeadas no Looking Glass são:

  • Plataformas como produtos: foco em clientes para entregar valor. Para serem verdadeiramente eficazes e transformadoras, as plataformas devem ser desenvolvidas tendo como compromisso inegociável o valor para o usuário final.
  • Tecnologia hostil: enfrentando desafios de segurança, ética e privacidade. Para ser bem-sucedida, a inovação precisa obrigatoriamente mitigar os potenciais riscos da adoção de novas tecnologias.
  • IA como parceira: a popularização da inteligência das máquinas. As empresas devem considerar onde e como incorporar recursos de aprendizado de máquina, garantindo impacto tangível.
  • Criando o metaverso: explorando as fronteiras da interação digital. Tecnologias emergentes, como realidade estendida e aumentada, estão habilitando novas formas de conexão dentro das organizações e no mercado mais amplo.
  • Analisando a Web3: navegando pelos possíveis futuros da internet. O futuro da internet está sendo construído agora, e líderes de negócios devem contribuir com escolhas inteligentes e embasadas.
  • Acelerando rumo à sustentabilidade: respondendo à crise climática com tecnologia. A tecnologia não é apenas um elemento importante para a transformação sustentável, mas sim um agente impulsionador.

O Looking Glass da Thoughtworks é atualizado anualmente, para acompanhar as constantes mudanças nas prioridades de tecnologia para empresas.

Serviço
www.thoughtworks.com/pt-br/insights/looking-glass

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.