book_icon

IBM anuncia a compra da StepZen, especializada em APIs GraphQL

Desde que Arvind Krishna se tornou CEO em abril de 2020, a IBM adquiriu 30 empresas para reforçar seus recursos de Nuvem híbrida e Inteligência Artificial

IBM anuncia a compra da StepZen, especializada em APIs GraphQL

A IBM anunciou a aquisição da StepZen, empresa que desenvolveu um servidor GraphQL com uma arquitetura exclusiva, que ajuda os desenvolvedores a criarem APIs GraphQL rapidamente e com menos código. Esta é a primeira aquisição da IBM em 2023. Desde que Arvind Krishna se tornou CEO em abril de 2020, a IBM adquiriu 30 empresas para reforçar seus recursos de Nuvem híbrida e Inteligência Artificial (IA).

A crescente adoção da Nuvem híbrida resultou em dados armazenados em todos os lugares – em diferentes tipos de armazenamento de dados, como Data Warehouses, Data Lakes e Lakehouses, bem como em diferentes Nuvens e ambientes locais. As APIs servem como o conector essencial entre diferentes fontes de dados e aplicativos, o que significa que as empresas estão confiando e criando mais APIs do que nunca para obter os dados de que precisam para alimentar seus aplicativos e experiências.

A tecnologia inovadora da StepZen para criação de GraphQL API complementa as inovações que a IBM está conduzindo no API Connect para permitir que as empresas criem melhores experiências digitais para seus clientes

O GraphQL tornou-se rapidamente uma linguagem de consulta obrigatória para as empresas interagirem com seus dados e está emergindo como um novo padrão para APIs, sobrepondo-se aos investimentos em APIs REST e sistemas de dados. Pegue um aplicativo de comércio eletrônico, por exemplo. Com uma única chamada, o GraphQL pode mesclar dados encontrados em diferentes subsistemas, como informações de clientes, números de pedidos e status de entrega, e retorná-los em um formato esperado. Essa simplicidade é o motivo pelo qual a popularidade e o uso do GraphQL estão crescendo rapidamente. Um relatório do Gartner previu que, até 2025, mais de 50% das empresas usarão o GraphQL na produção, contra menos de 10% em 2021. Embora as APIs do GraphQL sejam significativamente mais fáceis de usar pelas equipes de aplicativos, elas podem ser um desafio para as equipes encarregadas de criá-las.

Fundado em 2020, a StepZen fornece uma maneira mais fácil para os desenvolvedores criarem APIs GraphQL. A empresa adota uma abordagem de programação declarativa (descrevendo o que o programa faz, sem especificar explicitamente como faz), o que resulta em código menor e mais intuitivo, melhor desempenho de tempo de execução e tempo de retorno mais rápido. A plataforma da StepZen também foi projetada para ser altamente flexível. Ela é compatível com outras abordagens de API e está disponível como serviço (SaaS), além de oferecer suporte a implementações em Nuvens privadas e Data Centers locais.

A StepZen foi desenvolvida por uma equipe de veteranos do setor que fizeram contribuições importantes para a tecnologia de banco de dados, incluindo IBM Db2, PostgreSQL e Apache Derby, e possui profundo conhecimento em APIs e implementações em escala de Nuvem. A aquisição foi encerrada em 6 de fevereiro de 2023, e a equipe e a tecnologia da StepZen passarão a fazer parte da unidade de Software IBM. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.

StepZen é o exemplo mais recente de como a IBM está inovando por meio de uma combinação de P&D e aquisições estratégicas para fornecer os dados, IA e soluções de automação de que as empresas precisam na era da Nuvem híbrida. A StepZen complementa o desenvolvimento orgânico da IBM em áreas-chave, incluindo integração, gerenciamento de API, estrutura de dados e gerenciamento de dados. Por exemplo, a IBM entregou novos recursos de teste de IA para o IBM API Connect, que analisa suas APIs, gera casos de teste automaticamente e relata quaisquer erros que observa, ajudando a melhorar a qualidade do código e a produtividade do desenvolvedor. A tecnologia inovadora da StepZen para criação de GraphQL API complementa as inovações que a IBM está conduzindo no API Connect para permitir que as empresas criem melhores experiências digitais para seus clientes.

Serviço
www.ibm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.