book_icon

Uso da robótica para inspecionar lugares inacessíveis e perigosos

O interesse da indústria cresce à medida que novas soluções trazem mais agilidade para o processo de inspeção e o risco para inspetores humanos é eliminado

Uso da robótica para inspecionar lugares inacessíveis e perigosos

O uso da robótica na inspeção de infraestruturas críticas vem crescendo exponencialmente. Os robôs estão sendo utilizados no setor de inspeção em todo o mundo, inclusive no Brasil. Equipamentos terrestres, subaquáticos e aéreos são adotados em diversas situações, principalmente em lugares perigosos ou inacessíveis. O interesse da indústria cresce à medida que novas soluções trazem mais agilidade para o processo de inspeção e o risco para inspetores humanos é eliminado.

Há inspeções que utilizam informações 3D obtidas por meio de tecnologias como LiDAR e sonares

Diversos tipos de robôs são utilizados atualmente em inspeções de infraestruturas. “Os mais comuns são os quadricópteros e os que se locomovem por meio de rodas, pois podem ser adaptados para uma série de tarefas específicas. Vejo também um aumento no uso de robôs com quatro pernas, que podem acessar diferentes terrenos e subir escadas. Muitos robôs são customizados de acordo com necessidades específicas do setor. Há modelos projetados para atravessar determinados componentes – como vigas em L de aço ou grandes linhas de energia”, diz Paulo Drews Jr., membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização profissional técnica dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade e professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A maioria desses robôs é controlada remotamente, mas já há equipamentos autônomos em fase de testes para aplicação em diversas atividades de inspeção de infraestruturas. “A maior parte do trabalho é feita em conjunto, com robôs coletando Dados e pessoas os analisando. Entretanto, há situações em que modelos baseados em Inteligência Artificial podem atuar de forma tão precisa quanto um ser humano, ou até mesmo mais”, conta Drews.

Além da inspeção visual por câmeras, os robôs permitem a utilização de uma série de outros tipos de sensores para detectar e prever falhas em estruturas. “Há inspeções que utilizam informações 3D obtidas por meio de tecnologias como LiDAR e sonares. As aplicações são diversas, como inspeção de espessura para materiais metálicos e magnética para fios, entre muitas outras que podem ser incorporadas”, finaliza Drews.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.