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Vendas de tablets caem 3%, chromebooks despencam 48% em 2022, diz IDC

Embora os chromebooks tenham enfrentado trimestres difíceis, o excesso de estoque nos canais está começando a diminuir e pode levar a um crescimento mais normalizado nos próximos trimestres

Vendas de tablets caem 3%, chromebooks despencam 48% em 2022, diz IDC

As remessas mundiais de tablets registraram crescimento estável de 0,3% ano a ano no quarto trimestre de 2022 (4T22), totalizando 45,7 milhões de unidades, de acordo com dados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. Durante todo o ano de 2022, o mercado de tablets registrou um declínio de 3,3% ano a ano, encerrando dois anos de crescimento sólido, embora as remessas permaneçam bem acima dos níveis pré-pandêmicos. Enquanto isso, as remessas de chromebooks continuaram a contrair no 4T22, com remessas totalizando 3,6 milhões de unidades, uma queda de 24,3% em relação ao ano anterior. As remessas para o ano inteiro caíram 48% em 2022, após um crescimento impressionante de 180,5% em 2021.

Neste ambiente em mudança, será necessário que os fornecedores repensem seus portfólios de produtos para atender aos consumidores, educação e empresas em um esforço para impulsionar a demanda

Apple e Samsung continuaram a ser os principais impulsionadores do mercado de tablets. A Apple segue como líder indiscutível nesse espaço e ganhou dez pontos percentuais em market share em relação ao 4T21. O fornecedor lançou vários produtos no trimestre – os iPad Pros de 11″ e 12,9″ e um iPad de 10,9″ – que foram bem recebidos e representaram ganhos para a Apple no 4T22.

A Samsung se beneficiou de esforços contínuos no gerenciamento eficaz de recursos, especialmente para atender a vários projetos na Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China) e Europa Ocidental. O fornecedor também tem se concentrado em sua linha de tablets premium para ajudar a aumentar as vendas volume.

Para a Amazon, embora o quarto trimestre seja geralmente o melhor trimestre de embarques, duas vendas no Prime Day no ano e a queda geral na demanda levaram à redução dos embarques no trimestre.

Lenovo e Huawei terminaram o trimestre empatados estatisticamente para a quarta posição. As remessas da Lenovo estão em declínio devido ao fim de vários projetos comerciais. O maior foco da Huawei na comercialização de tablets de tela grande em seu principal mercado geográfico, a China (RPC), está valendo a pena e eles conseguiram permanecer entre os cinco primeiros, apesar de muitos obstáculos.

Os tablets, que antes eram usados ​​principalmente para entretenimento, ganharam força em diversas aplicações comerciais. Diante de uma desaceleração econômica iminente e saturação do mercado, os fornecedores precisarão se concentrar no segmento comercial para impulsionar as vendas nos próximos anos.

“Atualmente, estamos em meio a mudanças na dinâmica do mercado. Embora a acessibilidade e a simplicidade de uso continuem a ser alguns dos principais impulsionadores da sustentação do mercado, os consumidores também começaram a avaliar a importância de dispositivos com especificações mais altas ao tomar decisões de compra. Como resultado, os fornecedores precisarão se concentrar na evolução de seu portfólio de tablets. Além disso, 2022 viu alguns novos players como Xiaomi e OPPO entrarem no mercado, oferecendo aos consumidores uma solução completa conectada entre dispositivos, enriquecendo a experiência do usuário”, disse Anuroopa Nataraj, analista sênior de Pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Neste ambiente em mudança, será necessário que os fornecedores repensem seus portfólios de produtos para atender aos consumidores, educação e empresas em um esforço para impulsionar a demanda”, comentou.

“Embora os chromebooks tenham enfrentado alguns trimestres difíceis, o excesso de estoque de canais que se acumulou está começando a diminuir e pode levar a um crescimento mais normalizado nos próximos trimestres com o retorno da temporada de volta às aulas”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “No entanto, qualquer tração que os chromebooks obtiveram fora do setor educacional continuará sofrendo à medida que a economia estagna e os tablets e PCs suplantam os dispositivos baseados no Chrome”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

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