A partir deste mês, a nova carteira de identidade chamada de Carteira de Identidade Nacional – CIN, chega para a população do Rio de Janeiro. Emitido pela Valid S.A, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – Detran, a novidade faz parte do projeto de padronização da Identidade Nacional.
Agora, o número do CPF funcionará como o novo Registro Geral, único e válido para todo o País, de acordo com o Decreto nº 10.977/2022. Além disso, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Neste projeto inicial, somente serão emitidos os novos documentos para as crianças menores de 11 anos, que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran-RJ. Todas as primeiras vias serão gratuitas.
Para a emissão, os responsáveis da criança precisam ter a certidão original de nascimento com o CPF, ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF, evitando a duplicidade de registros e fraudes. Caso não tenha o CPF, a pessoa receberá a versão antiga do documento de identidade.
“É um projeto inovador que proporciona a identificação de forma inteligente. Aos poucos, estamos conseguindo levar para todo o País um documento mais tecnológico e seguro”, avalia Ilson Bressan, diretor da Valid ID.
Reconhecido como o documento mais seguro do País, a emissão das vias físicas possuem um alto padrão de segurança segundo normativos internacionais. Junto a isso, a adesão da tecnologia QR Code garantiu mais rapidez e facilidade de autenticação, além de impedir possíveis irregularidades, como furtos e extravios.
No Piauí
Com foco na jornada completa e segura para o usuário, o novo cronograma de modernização de documentos segue avançando pelo Brasil. Desde o dia 20/12/2022, o novo RG passou a ser emitido para a população do Piauí. Produzida pela Valid S.A, prestadora de serviços de identificação, a emissão faz parte do projeto de padronização da Identidade Nacional.
Como novidade, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) funcionará como o novo Registro Geral, único e válido para todo o País, de acordo com o Decreto nº 10.977/2022. Além disso, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Neste projeto inicial, somente serão emitidos os novos documentos para os cidadãos que estiverem com as informações do CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Todas as primeiras vias serão gratuitas a todo cidadão, mesmo aqueles que já possuam identificação civil, oriundo dos modelos anteriores.
A nova identidade está disponível na versão digital pelos aplicativos RG Digital de cada Instituto de Identificação ou pelo Gov.Br. Assim como, na versão física (papel ou policarbonato), garantindo a cidadania aos brasileiros sem acesso à internet.
Reconhecido como o documento mais seguro do País, a emissão das vias físicas e digitais possuem um alto padrão de segurança segundo normativos internacionais. Junto a isso, a adesão da tecnologia QR Code garantiu mais rapidez e facilidade de autenticação, sendo possível portar a identidade digital no próprio smartphone, além de impedir possíveis irregularidades, como furtos e extravios.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo