book_icon

Outsourcing de serviços de TI para os negócios

Uma pesquisa do instituto britânico YouGov aponta que, aproximadamente, 48% das empresas no mundo estão optando pelo outsourcing (terceirização) dos serviços de TI (Tecnologia da Informação)

Outsourcing de serviços de TI para os negócios

O outsourcing consiste na utilização de empresas, produtos ou serviços de terceiros (isto é, que não fazem parte da sua organização) para desenvolver bens ou prestar serviços. Com as mudanças tecnológicas constantes, a terceirização, contribui para que as empresas acelerem seu processo de Transformação Digital e sejam reconhecidas como inovadoras e líderes em seus segmentos de atuação.

Além disso, a competição por talentos na área de tecnologia atingiu uma intensidade sem precedentes. Neste sentido, a prática também é uma maneira mais ágil e menos burocrática de a empresa contar com os melhores os talentos para execução dos projetos.

A empresa contrata uma consultoria especializada e determina os prazos para a entrega 

“O outsourcing é uma prática com diversos benefícios que podem ser decisivos para uma empresa expandir suas ações e concluir seus objetivos. Logo, quando precisar executar um projeto especial ou realizar uma demanda urgente a curto prazo, procure uma empresa ou agência especializada naquela tarefa e terceirize o serviço”, orienta Renato Rutkowski, diretor de vendas na JBQ.Global.

A seguir, o profissional comenta alguns benefícios do outsourcing para os negócios. Confira:

 Economizar dinheiro
O primeiro benefício está ligado à redução de custos. Contratar um novo colaborador pode ser um processo caro e nem sempre rápido. Também pode ocorrer de a empresa ter que abrir um novo departamento, ampliar o escritório ou investir em tecnologias para executar a tarefa ou realizar a contratação.

Com a terceirização, isso não é necessário. A empresa contrata uma consultoria especializada e determina os prazos para a entrega. Dessa maneira, a empresa entregará os resultados que o contratante espera com mais eficiência e sem que ele precise alterar a composição do seu negócio.

 Economizar tempo
Além de diminuir os custos, o outsourcing otimiza o tempo do proprietário e dos colaboradores. Ao passar um projeto de sistema, por exemplo, para uma empresa terceirizada, os funcionários terão mais tempo para se dedicarem às funções para as quais eles foram contratados, aumentando, assim, a produtividade da equipe.

Já com relação ao proprietário, o tempo que seria destinado ao projeto pode ser reaproveitado em pesquisa e aprofundamento de estratégias a fim de melhorar o desempenho geral da empresa. Logo, a terceirização otimiza a rotina da empresa e, consequentemente, aumenta a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

 Contratar com mais facilidade e menos burocracia
A terceirização pode ser aplicada em tarefas que duram o ano todo, mas não a ponto de contratar funcionário(s) para isso, ou em tarefas sazonais e de curto prazo. Em ambos os casos, o processo de contratação é mais ágil e flexível.

Isso ocorre, pois, ao contratar novos colaboradores para a equipe interna da empresa, o departamento de recursos humanos esbarra em algumas questões legais que atrasam a entrada do profissional, podendo comprometer o andamento de uma demanda. Enquanto isso, a terceirização é mais flexível, com menos regulamentações e mais facilidade de negociação.

Iniciar projetos com maior rapidez
Além da demora por conta de questões jurídicas, como destacamos acima, integrar um novo funcionário na empresa é um processo que leva tempo e esforço. A equipe de integração deve passar todos os benefícios, as ferramentas e a rotina de trabalho da empresa.

Entretanto, com o outsourcing, é necessário apenas comunicar as informações relativas ao projeto para o qual a empresa ou um profissional está sendo contratado para fazer. Isso torna o início do projeto mais rápido e a execução mais eficiente.

 Manter-se competitivo
Apesar de a terceirização receber muitas críticas no mercado, independentemente da área, ela é utilizada por milhares de empresas em todo o mundo. Isso porque a prática acelera a produtividade e gasta menos recursos do que a contratação de novos funcionários.

Desse modo, a demanda será concluída com eficiência e agilidade, possibilitando o fortalecimento da marca e a expansão da empresa. Portanto, a terceirização permite que uma companhia se mantenha competitiva no mercado.

Gerar mais renda
Ao economizar dinheiro com contratações, esse recurso pode ser reinvestido em outros projetos e setores estratégicos. No mundo corporativo, isso se resume à máxima “é necessário gastar dinheiro para ganhar dinheiro”.

Nesse caso, a empresa conseguir assumir mais projetos sem o custo de contratar novos funcionários, investindo, com frequência, em serviços de maior qualidade. Dessa forma, ele obtém um ROI (Retorno Sobre Investimento) maior e, consequentemente, gera mais receita.

 Capacitar os colaboradores
Em alguns projetos, é necessário alocar membros da própria empresa para trabalhar com o terceirizado. Isso pode ser uma ótima oportunidade para capacitar esse colaborador e, ainda, repassar o conhecimento para o restante do time interno.

Uma vez que o colaborador está em contato direto com um serviço terceirizado, que possui seu próprio modelo de trabalho, ele consegue aprender novos conceitos e técnicas que podem ser replicados no cotidiano. Dessa maneira, a empresa consegue aprimorar as habilidades do funcionário sem comprometer o fluxo de trabalho.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento