book_icon

Relatório da Trend Micro anuncia nova era dos ataques de ransomware

Estudo prevê que os grupos de hackers devem expandir para outras áreas do crime cibernético ou fazerem parcerias com governos hostis e grupos do crime organizado

Relatório da Trend Micro anuncia nova era dos ataques de ransomware

A Trend Micro, provedora global de soluções de cibersegurança, publicou um novo relatório chamado “The Near and Far Future of Today’s Ransomware Groups” alertando que a indústria de ransomware pode estar à beira de uma revolução e que vê os atores se expandirem para outras áreas do crime cibernético ou fazerem parcerias com governos hostis e grupos do crime organizado.

Não há bala de prata para resolver esses desafios. À medida que surgem, os defensores da rede e os governos devem enfrentar as mudanças nos modelos de negócios do cibercrime

“A mudança é a única constante no cibercrime e, mais cedo ou mais tarde, as forças econômicas e geopolíticas podem obrigar os grupos de ransomware a se adaptarem ou morrer. Em meio a esse cenário de ameaças incertas, os defensores da rede precisam de plataformas segurança baseada em dados para fornecer visibilidade e controle em todas as superfícies de ataque, incluindo infraestrutura de Nuvem híbrida. Nosso relatório mais recente os ajudará a se preparar para o futuro”, disse Jon Clay, vice-presidente de Pesquisa de Ameaças da Trend Micro.

O relatório destaca a história do ransomware e os principais blocos de construção dos ataques modernos antes de propor cenários que mostram onde as ameaças podem estar evoluindo.

Os agentes de ameaças continuarão a desenvolver seus ataques em resposta a estratégias defensivas corporativas, sucessos de aplicação da lei e sanções governamentais. Isso pode incluir a ampliação dos ataques por meio de maior automação, visando mais ambientes de IoT e nuvem, melhorando o profissionalismo e a execução e monetizando os ataques de maneira mais eficaz.

O relatório também prevê que os agentes de ransomware acabarão sendo motivados a mudar seus modelos de negócios devido ao impacto cumulativo de mudanças relativamente pequenas ou por fatores globais mais radicais. Isso pode levá-los a desenvolver ataques à cadeia de suprimentos para eliminar a dependência de corretores de acesso inicial, usar dados roubados para manipulação de ações, vender mais serviços a sindicatos tradicionais do crime organizado, fundir-se com outros grupos criminosos ou até mesmo trabalhar com atores governamentais.

Não há bala de prata para resolver esses desafios. À medida que surgem, os defensores da rede e os governos devem enfrentar as mudanças nos modelos de negócios do cibercrime. O relatório da Trend Micro também fornece um conjunto de ações potenciais para se preparar para esses cenários, incluindo:

– Fortalecimento de sistemas corporativos internos e voltados para a Internet.

– Migrando para serviços em Nuvem.

– Concentrar esforços defensivos na detecção e resposta e vetores de acesso inicial.

– Fortalecimento das sanções do governo aos principais atores e facilitadores.

– Regulamentar a criptomoeda para aumentar a transparência, proteger os consumidores contra fraudes e dificultar a lavagem de dinheiro.

Serviço
www.trendmicro.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.