A Trend Micro, provedora global de soluções de cibersegurança, publicou um novo relatório chamado “The Near and Far Future of Today’s Ransomware Groups” alertando que a indústria de ransomware pode estar à beira de uma revolução e que vê os atores se expandirem para outras áreas do crime cibernético ou fazerem parcerias com governos hostis e grupos do crime organizado.
“A mudança é a única constante no cibercrime e, mais cedo ou mais tarde, as forças econômicas e geopolíticas podem obrigar os grupos de ransomware a se adaptarem ou morrer. Em meio a esse cenário de ameaças incertas, os defensores da rede precisam de plataformas segurança baseada em dados para fornecer visibilidade e controle em todas as superfícies de ataque, incluindo infraestrutura de Nuvem híbrida. Nosso relatório mais recente os ajudará a se preparar para o futuro”, disse Jon Clay, vice-presidente de Pesquisa de Ameaças da Trend Micro.
O relatório destaca a história do ransomware e os principais blocos de construção dos ataques modernos antes de propor cenários que mostram onde as ameaças podem estar evoluindo.
Os agentes de ameaças continuarão a desenvolver seus ataques em resposta a estratégias defensivas corporativas, sucessos de aplicação da lei e sanções governamentais. Isso pode incluir a ampliação dos ataques por meio de maior automação, visando mais ambientes de IoT e nuvem, melhorando o profissionalismo e a execução e monetizando os ataques de maneira mais eficaz.
O relatório também prevê que os agentes de ransomware acabarão sendo motivados a mudar seus modelos de negócios devido ao impacto cumulativo de mudanças relativamente pequenas ou por fatores globais mais radicais. Isso pode levá-los a desenvolver ataques à cadeia de suprimentos para eliminar a dependência de corretores de acesso inicial, usar dados roubados para manipulação de ações, vender mais serviços a sindicatos tradicionais do crime organizado, fundir-se com outros grupos criminosos ou até mesmo trabalhar com atores governamentais.
Não há bala de prata para resolver esses desafios. À medida que surgem, os defensores da rede e os governos devem enfrentar as mudanças nos modelos de negócios do cibercrime. O relatório da Trend Micro também fornece um conjunto de ações potenciais para se preparar para esses cenários, incluindo:
– Fortalecimento de sistemas corporativos internos e voltados para a Internet.
– Migrando para serviços em Nuvem.
– Concentrar esforços defensivos na detecção e resposta e vetores de acesso inicial.
– Fortalecimento das sanções do governo aos principais atores e facilitadores.
– Regulamentar a criptomoeda para aumentar a transparência, proteger os consumidores contra fraudes e dificultar a lavagem de dinheiro.
Serviço
www.trendmicro.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo