book_icon

Nvidia: dicas de ferramentas e soluções em software para auxiliar desenvolvedores e empresas

Profissionais podem utilizar ferramentas e soluções da Nvidia Enterprise para fluxos de trabalho em IA, ciência de Dados e simulação 3D

Nvidia: dicas de ferramentas e soluções em software para auxiliar desenvolvedores e empresas

“Apesar de ser pioneira em computação acelerada e conhecida pelo recurso de hardware, a Nvidia não é apenas uma empresa de GPUs voltada ao universo dos games. Por meio de ferramentas e soluções de software, a divisão Enterprise disponibiliza uma série de recursos para serem utilizados em trabalhos que envolvam IA, ciência de Dados e simulação 3D”, destaca Marcel Saraiva, gerente de vendas da divisão Enterprise da Nvidia no Brasil. Pensando em auxiliar os profissionais que trabalham ou querem trabalhar com Inteligência Artificial e outras inovações, o especialista compartilha algumas soluções que podem contribuir para esse propósito.

Soluções para áreas de IA, ciência de dados e simulação 3D
O Nvidia LaunchPad, reúne mais de 30 laboratórios práticos em que é possível experimentar workflows de soluções na área de IA, simulação de design 3D, ciência de dados, otimização da infraestrutura, entre outras possibilidades.

Segundo o especialista, é possível adaptar as aplicações de acordo com o uso e implementá-las em Clouds, em Data Centers, no Edge ou em dispositivos integrados

O programa LaunchPad oferece acesso imediato e de curto prazo aos pacotes de hardware e software para ajudar desenvolvedores, designers e profissionais de TI na criação e implantação de aplicações modernas com uso intensivo de dados. “Com o Nvidia LaunchPad, existe a possibilidade de acessar as diversas soluções pela nuvem, por meio de parceiros, economizando os custos do negócio e otimizando o tempo do projeto”, ressalta Marcel.

Desenvolvimento de aplicações de IA de fala
Sendo parte da plataforma de IA da Nvidia, o Riva contém workflows otimizados por GPU de última geração para a implantação ou criação de pipelines de Inteligência Artificial. Elas podem ser personalizadas para aplicações como assistência a agentes de centrais de atendimentos, avatares digitais, vozes de marcas, assistentes virtuais e até mesmo para transcrição de videoconferência.

Segundo o especialista, é possível adaptar as aplicações de acordo com o uso e implementá-las em Clouds, em Data Centers, no Edge ou em dispositivos integrados. “Entre os recursos de reconhecimento automático de fala do Riva estão modelos prontos para uso, treinados com dados específicos do domínio, além de suporte para outros idiomas, com melhor precisão para diferentes sotaques, vocabulário e contexto, entre outras funcionalidades.”

Algumas empresas já utilizam a IA da Nvidia para criar experiências aos clientes e melhorar a eficiência de custos. É o caso da Snap, que utiliza o Nvidia Riva para otimizar os recursos de fala baseados em IA e oferece aos criadores no Lens Studio a criação de uma nova geração de experiências de realidade aumentada. Já a T-Mobile utiliza o ASR dessa plataforma para transcrever com precisão as conversas com os clientes na central de atendimento, fornecendo as recomendações em tempo real para solucionar os problemas de forma ágil.

Construção de sistemas de recomendação
Utilizando a estrutura de sistema do Nvidia Merlin, cientistas de Dados, engenheiros de Machine Learning ou pesquisadores podem criar recomendações de alto desempenho em escala. Por meio de bibliotecas, métodos e ferramentas, é possível construir recomendações de Deep Learning, abordando desafios comuns de pré-processamento, engenharia de recursos, treinamento e inferência.

“Essa ferramenta é otimizada para suportar centenas de terabytes de Dados, além de acelerar todo o pipeline até a implantação de sistemas de recomendação acelerados por GPU. Com os componentes de código aberto do Merlin, é possível simplificar a construção e implantação desses sistemas”, pontua Saraiva.

Aplicações de Inteligência Artificial para área da saúde
Por meio de uma plataforma para geração de imagens, genômica, monitoramento de pacientes e descoberta de medicamentos implantada em qualquer lugar, as aplicações de IA do Nvidia Clara permitem que a área de saúde desenvolva e acelere suas inovações para uma medicina de precisão. Entre uma das soluções do Nvidia Clara está o Nvidia Clara Holoscan, que oferece uma infraestrutura de pacote completo para o processamento dimensionável, definido por software e em tempo real, de dados de streaming no Edge para os desenvolvedores criarem dispositivos e implementarem aplicações de Inteligência Artificial em ambientes clínicos.

Estima-se que mais de 70 empresas de dispositivos médicos, startups e centros médicos já estão usando o Clara Holoscan. Um exemplo é a Moon Surgical, fabricante de equipamentos médicos, que economizou pelo menos seis meses de trabalho de engenharia em seus pipelines de imagem, sistema de gerenciamento e design de hardware para seu assistente robô cirúrgico Maestro.

Conectando mundos virtuais
Outra solução que contribui para que as empresas façam a transição da carga de trabalho atual para essas novas tecnologias é o Nvidia Omniverse Cloud. “Esse software permite a projeção e colaboração de equipes em workflows 3D sem a necessidade de um hardware local, sendo possível fazer simulações de cenários de tráfego, treinamentos, experimentar aplicações em Metaverso, de qualquer lugar e sem utilizar uma potência computacional”, afirma o executivo.

Na Alemanha, por exemplo, a Digitale Schiene Deutschland (DSD), parte da operadora ferroviária nacional alemã Deutsche Bahn, está começando a construir o primeiro digital twin em escala nacional. Usando a tecnologia, conhecida como gêmeo digital, habilitado para IA criado com o Nvidia Omniverse Enterprise, a empresa pode desenvolver sistemas de gerenciamento e prevenção de incidentes. Dessa forma, a operadora ferroviária terá uma simulação fotorrealista e fisicamente precisa de todo o sistema ferroviário da região sem precisar construir novos trilhos.

Serviço
www.nvidia.com/pt-br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.