A empresa de consultoria que desenvolve programas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I), realizou uma análise dos desafios da área de Recursos Humanos, que acelerou sua transformação com os desafios impostos pela pandemia de coronavírus. Novas demandas, competências e modalidades de trabalho impactam a cultura das empresas. Os colaboradores já presenciam, no ambiente corporativo, ações para buscar aumentar a diversidade, a equidade e a inclusão, que tendem a ganhar ainda mais força nos próximos anos. Além disso, estudos apontam a saúde mental no trabalho, o uso de tecnologias, a jornada e a experiência do trabalhador como aspectos a que os profissionais de RH precisam ficar também mais atentos.
Saúde mental é uma das maiores preocupações dentro das empresas. Pesquisa realizada pela Ipsos em 34 países mostra que temas relacionados à saúde mental aumentaram exponencialmente nos locais analisados. Apenas no Brasil, em 2018, 18% dos brasileiros relataram depressão e ansiedade como fontes de inquietude. Em 2022 o mesmo índice chegou a 49%. Em setembro deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomendaram às empresas uma ação concreta para lidar com questões de saúde mental na população ativa.
Em meio a tantas mudanças e às regras de distanciamento social, as inovações tecnológicas e o uso de dispositivos eletrônicos assumiram papel de destaque na rotina das empresas e funcionários. Ferramentas para reuniões online e para acompanhamento da rotina do colaborador, por exemplo, são realidades para a transformação do trabalho que era presencial, mas agora é remoto ou híbrido, e tendem a ganhar mais força a médio e longo prazos.
Já a jornada de trabalho de quatro dias na semana é realidade em algumas empresas pelo mundo, mesmo no Brasil. O Reino Unido realiza testes para avaliar a possibilidade de as empresas adotarem uma jornada de trabalho semanal reduzida. “É importante que os RHs acompanhem este movimento. A mudança já ocorre no mercado internacional e é preciso entender não só a viabilidade, mas também os impactos econômicos e de produtividade e engajamento que a mudança gera nas empresas. Assim, todos estarão preparados para que o modelo ganhe força no Brasil”, destaca Eliezer Leal, sócio-fundador da Singuê.
Não menos importante, a experiência do colaborador deve estar alinhada a uma proposta do RH em manter um ambiente interno alinhado às necessidades apontadas pelos funcionários. Quanto melhor o clima corporativo, menos frequente é a decisão do colaborador de mudar de emprego e maior a reputação da companhia para atrair os melhores talentos. “É preciso que todas as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas por seus times e líderes. Desta forma, todos ganham com comprovado aumento de produtividade, engajamento do time e menor turnaround”, finaliza Eliezer.
No mesmo contexto, o olhar para a diversidade, a equidade e a inclusão continua como grande tendência ainda liderada pelo RH, mas que já extrapola suas fronteiras. O posicionamento institucional antirracista e antidiscriminatório e grandes orçamentos destinados a programas de diversidade em empresas como Natura&Co. e Gerdau mostram a consolidação do tema.
“Na Natura&Co., por exemplo, estamos colaborando como consultoria com muita atenção à qualidade e à equidade aos processos no desenvolvimento de carreira de profissionais negros. Acontecem encontros coletivos com lideranças e responsáveis pelo desenvolvimento destes profissionais além de sessões individuais de coach para prepará-los para os próximos desafios de carreira”, destaca Eliezer.
Sobre a Singuê
Singuê, palavra em Bantô, língua de origem africana, significa “aquilo que nos entrelaça”, inspirou Talita Matos e Eliezer Leal a criarem em 2021 uma consultoria para desenvolver programas de diversidade, equidade e inclusão. O trabalho de consultoria é dividido em quatro pilares: estratégia, carreira, conteúdo e educação em D&I (Diversidade e Inclusão) e ESG. Singuê parte da premissa de que nada é mais potente e inovador do que construir ambientes inclusivos em que as pessoas podem expressar a sua autenticidade e colocar sua contribuição única a serviço dos projetos em que estão envolvidas. Por meio de diagnósticos precisos, oferece a seus clientes razões humanas e de negócios que os levam à busca por diversidade, ao fomento da inclusão e à promoção da equidade.
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