book_icon

Schneider Electric e ORPC unem forças para promover a energia marinha como fonte renovável

As duas empresas já estão trabalhando na implementação dessa solução em parceria com a remota comunidade tribal de Igiugig, no Alasca

Schneider Electric e ORPC unem forças para promover a energia marinha como fonte renovável

A Schneider Electric, empresa global de gerenciamento de energia e automação, e a ORPC, provedora de tecnologia de energia marítima, inovação e excelência operacional, assinaram um memorando de entendimento para colaborar em projetos de microgrid para promover a energia marinha como uma fonte de energia renovável comercialmente viável.

Por meio dessa colaboração, a ORPC e a Schneider Electric instalarão sistemas de microgrid que incluem armazenamento de energia da Schneider Electric e controladores inteligentes de microgrid com RivGen Power Systems da ORPC para fornecer às comunidades em todo o mundo eletricidade de carga básica altamente previsível em forma de energia renovável, permitindo a transição global para sociedades líquidas zero.

A combinação da tecnologia de microgrid da Schneider Electric e a solução de sistema de energia da ORPC oferece um caminho inovador para unir progresso e sustentabilidade

“A capacidade de fornecer soluções empolgantes, de ponta e sustentáveis, como o RivGen Power System da ORPC, funciona como parte de um portfólio de sistemas de microgrid para nossos clientes. Ele abre caminho para estabelecer a energia marítima como uma solução comercialmente viável no mix de energia renovável”, disse Bala Vinayagam, SVP Microgrid Line of Business da Schneider Electric. “O caminho para o net zero inclui muitas formas de descarbonização e ter sistemas de microgrid com a tecnologia ORPC apenas amplia o impacto sobre o que nossas soluções podem fornecer”, completou.

A Schneider Electric e a ORPC já estão trabalhando na implementação dessa solução em parceria com a remota comunidade tribal de Igiugig, no Alasca. Quando este projeto for concluído no verão (Hemisfério Norte) de 2023, o sistema integrado formará a rede para a comunidade, movendo os geradores a diesel existentes para backup e permitindo que a vila opere sem diesel entre 60% e 90% do tempo. Em Igiugig, o sistema de energia RivGen da ORPC provou ser bem-sucedido durante três invernos, com temperaturas chegando a -40 graus C. Como resultado do monitoramento ambiental do projeto Igiugig, compreendendo centenas de horas de dados, nenhum ferimento ou mortalidade foi observada na vida marinha ou aquática. A Schneider Electric forneceu o Sistema de Armazenamento de Energia da Bateria (BESS) com Operação de Microgrid EcoStruxure para permitir o uso do sistema River Gen para redução de diesel. Isso é obtido aproveitando a capacidade de formação de grade do BESS da Schneider Electric.

ORPC já recebeu interesse de entrada em seus sistemas de energia de mais de 40 países. As operações globais da Schneider incluem escritórios em mais de 100 países, o que permitirá que as duas empresas construam uma linha global de projetos.

“Quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade e outros 700 milhões dependem de sistemas fora da rede movidos a diesel. Essas comunidades pagam até 15 vezes mais pela eletricidade do que as áreas conectadas à rede e lidam diariamente com o ruído, a má qualidade do ar e o risco ambiental resultante do uso de diesel”, disse Stuart Davies, CEO da ORPC. “Estamos muito satisfeitos em unir forças com a Schneider Electric, reconhecida como líder em tecnologia e sustentabilidade de microgrid para responder melhor às consultas do mercado que recebemos e, juntos, fornecer soluções de energia de base para essas áreas do mundo com a maior necessidade”, observou.

“A combinação do RivGen Power System da ORPC com o armazenamento de energia da Schneider Electric e o controlador de microgrid inteligente pode servir como uma ferramenta poderosa para lidar com as mudanças climáticas. Para comunidades que já usam geradores a diesel, este sistema pode fornecer uma solução de energia de base e substituir os sistemas existentes”, disse Alexandre Paris, vice-presidente sênior e COO da ORPC. “As economias em desenvolvimento podem construir suas redes de eletricidade de forma econômica, sem usar redes caras e centralizadas, dependentes de combustíveis fósseis”, afirmou.

“Esta parceria é um passo importante na jornada de nossa empresa para fornecer a todos, em qualquer lugar, acesso a eletricidade limpa e confiável de fontes sustentáveis, como energia marinha renovável”, diz Frederick Morency, vice-presidente de Sustentabilidade, Iniciativas Estratégicas e Inovação da Schneider Electric. “A combinação da tecnologia de microgrid da Schneider Electric e a solução de sistema de energia da ORPC oferece um caminho inovador para unir progresso e sustentabilidade – e capacita comunidades remotas para ajudar a liderar a transição energética e preservar o ambiente natural no qual construíram suas vidas. Estou orgulhoso desta colaboração e animado para ver os novos caminhos que criamos juntos”, finalizou.

Serviço
www.se.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.