book_icon

AWS apresenta o AWS SimSpace Weaver para simulações 3D

Serviço de computação totalmente gerenciado possibilita simulações 3D complexas e dinâmicas que modelam sistemas com mais de um milhão de objetos, preveem rapidamente resultados no mundo real e criam espaços de treinamento imersivos para os clientes. Duality Robotics, Lockheed Martin e Epic Games estão entre os clientes e parceiros que usam o AWS SimSpace Weaver

AWS apresenta o AWS SimSpace Weaver para simulações 3D

Durante o evento AWS re:Invent, a Amazon Web Services, (AWS), uma empresa da Amazon.com, anunciou o AWS SimSpace Weaver, um serviço de computação totalmente gerenciado que ajuda os clientes a desenvolver, operar e executar simulações espaciais em larga escala. Com o AWS SimSpace Weaver, os clientes podem implementar simulações espaciais para modelar sistemas dinâmicos com muitos pontos de Dados (por exemplo, padrões de tráfego de uma cidade inteira, fluxo de pessoas em um local de eventos ou layouts da área de produção de uma fábrica) para, depois, visualizar espaços físicos, realizar treinamentos imersivos e coletar insights sobre diferentes cenários para tomar decisões embasadas. O AWS SimSpace Weaver permite que os clientes executem uma simulação com mais de um milhão de entidades interativas em tempo real e criem ambientes com um nível de sofisticação inédito, ao mesmo tempo em que reduzem o tempo de implementação de simulações espaciais em larga escala na Nuvem. O AWS SimSpace Weaver suporta o provisionamento de instâncias do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), além do gerenciamento da infraestrutura computacional e de rede, de modo que os clientes possam se concentrar em projetar e observar simulações em tempo real entre múltiplos visualizadores ao vivo. Não há pagamento de entrada nem de taxas para usar o AWS SimSpace Weaver; os clientes pagam apenas pelo volume computacional que utilizarem. Para saber mais sobre o AWS SimSpace Weaver, acesse o site.

Para perceber o impacto do fechamento de vias em uma cidade, um cliente pode simular diferentes combinações de fechamento  

Hoje, clientes de setores como transporte, robótica e segurança pública precisam criar experimentos dinâmicos em 3D para entender possíveis resultados no mundo real, ter insights visuais e fazer treinamentos em espaços imersivos. Por exemplo, para perceber o impacto do fechamento de vias em uma cidade, um cliente pode simular diferentes combinações de fechamento. Esses tipos de simulações espaciais complexas demandam alto volume de recursos computacionais, desafiando os limites da capacidade computacional dos clientes. Além disso, integrar e escalar uma simulação espacial com milhões de objetos interativos entre várias instâncias computacionais é um processo difícil. É preciso dividir a simulação — e seus componentes — em várias partes, manter essas partes a uma taxa constante na simulação e replicar os dados relevantes em todo o ambiente e entre os vários usuários ao vivo. A solução desses problemas pode exigir anos de investimentos e hardware especializado, fazendo com que as simulações fiquem caras demais até mesmo para as organizações mais abastadas. Além disso, simulações espaciais devem ser programadas para aproveitar o porte e a densidade que a computação adicional proporciona, demandando equipe especializadas treinadas em configuração e utilização de recursos computacionais. Consequentemente, os clientes fazem concessões na sofisticação da lógica da simulação, limitando-se a explorar apenas cenários básicos, ao passo que problemas mais minuciosos — particularmente aqueles que são mais sensíveis e caros — são meramente estimados.

O AWS SimSpace Weaver é um serviço computacional totalmente gerenciado que permite que os clientes executem simulações espaciais complexas e de larga escala onde eles podem conduzir experimentos que chegam muito próximos de sistemas do mundo real e visualizam espaços de treinamento imersivo. O AWS SimSpace Weaver comporta mais de um milhão de objetos dinâmicos, como pessoas, carros, semáforos, vias e muito mais, cada um com comportamentos e propriedades interagindo em tempo real. Como uma cidade real, a simulação é um “mundo” extenso por si só. Para desenvolver aplicações de simulação, os clientes podem usar o kit de desenvolvimento de software (SDK) do AWS SimSpace Weaver para incorporar seus próprios conteúdos ou usar integrações para ferramentas de terceiros, como Unity e Unreal Engine 5. Quando o cliente estiver pronto para implementar a simulação, o AWS SimSpace Weaver configura o ambiente de forma automática, conecta até 10 instâncias de alta disponibilidade e baixa latência do Amazon EC2 em um cluster em rede e distribui a simulação entre as instâncias. Em seguida, o AWS SimSpace Weaver gerencia as configurações de rede e de memória, replicando e sincronizando os dados entre as instâncias para criar uma simulação única e unificada onde é possível a interação e a manipulação de vários usuários em tempo real. Os clientes podem se concentrar em projetar as simulações, observar o desempenho delas, aplicar os aprendizados à preparação de cenários e tomar decisões de negócios. A escala e a elasticidade do AWS SimSpace Weaver — por meio de seu modelo de pagamento por consumo — dispensam os clientes de ter de pagar por componentes de hardware caros ou contratar mais pessoas para gerenciar as simulações espaciais. O AWS SimSpace Weaver possibilita que diversos clientes executem com facilidade experiências 3D imersivas e complexas e testem e visualizem cenários de larga escala.

“Antes, se um cliente quisesse escalar a simulação espacial, era preciso equilibrar a precisão da simulação com a capacidade do hardware, o que limitava a utilidade do que ele poderia descobrir”, lembra Bill Vass, vice-presidente de Tecnologia da AWS. “O AWS SimSpace Weaver elimina o ônus do gerenciamento da infraestrutura de simulação. Com isso, a solução simplifica a forma de executar simulações em larga escala, libera os clientes para se concentrarem na criação de conteúdos diferenciados e amplia o acesso ao desenvolvimento de simulações. Não importa se o objetivo é simular a população de megalópoles, rastrear operações logísticas em escala continental ou desenvolver representações digitais em escalas reais para iniciativas de cidades inteligentes, o AWS SimSpace Weaver dá autonomia para que os clientes criem simulações vastas e distribuídas”.

O AWS SimSpace Weaver proporciona um ambiente de desenvolvimento local para que os clientes iterem e testem uma versão de suas simulações espaciais gratuitamente usando componentes de hardware pessoais, antes de executar suas simulações em larga escala na AWS. O ambiente local também usa as mesmas APIs do AWS SimSpace Weaver, portanto, os clientes podem levar a simulação para a nuvem sem modificar nenhum código.

Uma prévia do AWS SimSpace Weaver está disponível hoje nas regiões US East (Ohio), US East (N. Virginia), US West (Oregon), Asia Pacific (Singapore), Asia Pacific (Sydney), Europe (Frankfurt), Europe (Ireland) e Europe (Stockholm), com disponibilidade em outras regiões da AWS em breve.

A Duality Robotics está desenvolvendo uma plataforma de integração de gêmeos digitais para solução de problemas do mundo real. “Até agora, as simulações sempre envolveram concessões entre escala e fidelidade”, explica Apurva Shah, CEO da Duality Robotics. “A combinação do simulador de gêmeos digitais da Duality Robotics, o Falcon, com o AWS SimSpace Weaver leva os gêmeos digitais de ambientes e sistemas desenvolvidos para o ecossistema do Unreal e os disponibiliza instantaneamente para simulação em uma enorme escala. A integração com o Unreal Engine da Epic Games e o acesso a uma vasta coleção de ativos do Unreal potencializa ambientes realistas em 3D e gera a visualização de dados com alto grau de precisão, necessário para uma implementação eficiente das simulações. O caso de uso de serviços médicos de emergência da Duality Robotics demonstra o valor da simulação espacial com propriedades físicas de alta fidelidade, renderização fotorrealista, sensores virtuais e desempenho em tempo real com mais de um milhão de agentes simultâneos. Tudo isso prova que os clientes podem usar o AWS SimSpace Weaver para modelar sistemas físicos sensíveis e coletar insights aplicáveis ao mundo real”.

A Epic Games que atua em entretenimento interativo e provedora de tecnologia 3D. O Unreal Engine é o pacote completo ferramentas de criação da Epic Games para desenvolvimento de jogos, visualização arquitetônica e automotiva, criação de conteúdos para cinema e TV, produção de eventos transmitidos e ao vivo, treinamento e simulação, e outras aplicações em tempo real. “Enquanto os desenvolvedores antes precisavam abrir mão da escala para beneficiar a fidelidade ao criar simulações, eles agora podem criar ambientes que refletem com mais precisão a quantidade de pessoas e objetos no mundo real”, compara Nathan Thomas, vice-presidente da Unreal Engine da Epic Games. “Ao combinar o poder do Unreal Engine 5 com o AWS SimSpace Weaver, os clientes podem escalar nosso projeto City Sample para mais de um milhão de pedestres interativos. Isso permite que os desenvolvedores criem gêmeos digitais e simulações enormes com novos níveis de realismo”.

A Lockheed Martin é uma multinacional do setor de segurança e aeroespacial que se dedica principalmente a pesquisa, projeto, desenvolvimento, fabricação, integração e sustentação de sistemas, produtos e serviços avançados de tecnologia. O grupo de prototipagem virtual da divisão Skunk Works é encarregado de produzir visualizações avançadas, modelos e simulações, e recursos de interação humano-computador. “Precisamos poder simular a escala do mundo real para ter certeza de que os insights que obtivemos da simulação se aplicam à realidade. Historicamente, levaria muito tempo para simular grandes cenários e ficávamos limitados a apenas poucos usuários que poderiam interagir com a simulação ao mesmo tempo”, conta Wesley Tanis, engenheiro de Prototipagem Virtual da Lockheed Martin. “Trabalhamos com a AWS para desenvolver uma demonstração da recuperação do terremoto de San Francisco, que ilustra as formas como as equipes de resgate podem ter organizado uma missão. Juntos, pudemos simular mais de um milhão de objetos em tempo quase real a uma escala continental, nos dando uma ideia do mundo real para nos prepararmos melhor para uma situação parecida e nos planejarmos para uma ampla gama de cenários com desastres naturais”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.