book_icon

Braskem investiu US$ 7 mi em Transformação Digital em 2022

Os investimentos realizados nos últimos anos permitiram à empresa avançar em aplicações que tornam o setor mais inteligente, seguro, independente e conectado

Braskem investiu US$ 7 mi em Transformação Digital em 2022

A Braskem, produtora de biopolímeros, tem investido cada vez mais em tecnologias digitais para aumentar a competitividade e a produtividade, impulsionar o crescimento dos negócios existentes e acelerar os ganhos em inovação e sustentabilidade. Desde 2018, quando começou a jornada de Transformação Digital da empresa, a Braskem vem realizando investimentos diretos em tecnologia. Este ano, cerca de US$ 7 milhões foram investidos nesta área. “A Braskem planeja aumentar os investimentos para desenvolver e otimizar suas áreas estratégicas e operacionais. Nossos gastos com tecnologia vão desde a preparação de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento seguro e confiável de nossos ativos até iniciativas que transformam o setor”, explica Daniel Sales, vice-presidente de Investimentos e Tecnologias Digitais na Braskem.

A empresa também conta com o Braskem Labs, seu programa de aceleração de startups, que chegou à sua oitava edição este ano. Seu objetivo é acelerar negócios que criam impacto social e ambiental positivo por meio de produtos químicos e plásticos em diversos setores industriais e econômicos

Os investimentos realizados nos últimos anos permitiram à empresa avançar em aplicações que tornam o setor mais inteligente, seguro, independente e conectado. Atualmente, as estratégias digitais estão transformando toda a cadeia de valor da Braskem, estimada em gerar cerca de US$ 90 milhões anuais, compondo os ganhos recorrentes reportados por meio do programa Transform for Value. A empresa já conta com mais de 25 iniciativas transformacionais. Está desenvolvendo mais de 70 produtos digitais para a indústria 4.0 e para as áreas de supply chain, comercial, pesquisa e desenvolvimento, entre outras.

Um exemplo é o uso da ciência de dados para melhorar decisões, como manutenção preditiva, controle de qualidade e otimização de processos. Além disso, o processo de planejamento das operações foi impactado pela implantação de plataformas de dados destinadas a auxiliar a tomada de decisões, como previsões de demanda. Também foram feitos investimentos em produtos que melhoram a experiência do cliente por meio de ferramentas baseadas em conceitos de design e nas melhores práticas de experiência do cliente.

Melhorias na gestão de pessoas e processos

A Braskem desenvolveu o SPEAR, uma abordagem iterativa e colaborativa própria para gerenciar as inevitáveis ​​mudanças nos processos de trabalho causadas pelas novas ferramentas digitais. O método traz maior agilidade e colaboração às melhores práticas do mercado em gestão de mudanças e tem sido utilizado para impulsionar a adoção de dezenas de produtos digitais na Braskem.

Parte integrante deste processo de transformação digital tem sido a promoção de métodos de trabalho ágeis e a aquisição de competências associadas ao desenvolvimento de soluções digitais. Mais de 3 mil membros da equipe adquiriram conhecimento em ciência de dados, agilidade e design thinking em cinco anos. A Braskem desenvolveu a maioria dessas soluções internamente, com suas equipes trabalhando em ciclos rápidos de feedback, o que lhes permite aprender e se adaptar às mudanças com eficiência. O ciclo de desenvolvimento de produtos digitais – desde a concepção até a implantação da nova solução – é inferior a um ano, o que muitas vezes permite que a empresa capture os benefícios rapidamente.

“Nossos colaboradores têm sido parte importante desse movimento de transformação digital. Eles são convidados a se envolver diretamente no desenvolvimento de produtos digitais que transformarão sua forma de trabalhar ou a enviar sugestões de problemas a serem resolvidos por meio de novas tecnologias e adquirir novas competências para trabalho futuro. Um exemplo é que nossos especialistas já desenvolveram mais de 100 modelos de aprendizado de máquina nos últimos anos”, disse Guilherme Baeta, Chief Digital Officer da Braskem.

Investimentos em negócios inovadores

Além dos investimentos em inovação digital, a Braskem está diversificando seu portfólio de investimentos por meio da criação de novos modelos de negócios e da incubação de startups internas, desenvolvidas a partir de ideias geradas dentro da empresa. A missão desses negócios digitais é antecipar as mudanças do mercado que afetam a empresa e a indústria em geral. Mais da metade das startups em desenvolvimento estão atreladas aos compromissos da empresa com o desenvolvimento sustentável.

Um exemplo de aposta em novos negócios inovadores é o lançamento do Oxygea, hub de startups que receberá cerca de US$ 150 milhões em investimentos. A iniciativa fomentará inovações disruptivas por meio de diferentes mecanismos de interação com startups, sempre com foco na sustentabilidade e na transformação digital. O polo é baseado em dois pilares: o Venture Builder, ferramenta para estruturação e incubação de novos negócios, inclusive os concebidos dentro da Braskem, e o Corporate Venture Capital (CVC), para investimentos em startups mais maduras. Do valor total, US$ 50 milhões serão destinados ao braço de incubação e US$ 100 milhões ao braço de investimentos.

Um dos principais objetivos da Oxygea é criar e acelerar o desenvolvimento de novas soluções e produtos inexistentes no mercado. Para isso, pretende fomentar o empreendedorismo e a inovação e fortalecer o relacionamento da Braskem com o ecossistema de startups focadas em tecnologias sustentáveis. O polo destinará recursos para ideias com potencial transformador considerando suas vantagens competitivas.

A empresa também conta com o Braskem Labs, seu programa de aceleração de startups, que chegou à sua oitava edição este ano. Seu objetivo é acelerar negócios que criam impacto social e ambiental positivo por meio de produtos químicos e plásticos em diversos setores industriais e econômicos. Desde sua criação, em 2015, mais de 110 startups foram aceleradas, e cerca de 30% fecharam negócios com a Braskem ou co-patrocinadores. No ano passado, 45% das soluções aceleradas pelo Braskem Labs focaram na economia circular. O Braskem Labs é parceiro da Quintessa, aceleradora de impacto que está presente em todas as fases do programa.

Outra iniciativa de destaque é a parceria com a AgTech Garage, polo agrotecnológico localizado em Piracicaba, uma das regiões mais importantes do agronegócio brasileiro . A empresa conectará startups com outros parceiros da AgTech Garage para fomentar o desenvolvimento de soluções plásticas sustentáveis ​​e inovadoras para o agronegócio por meio da inovação aberta.

Serviço
www.braskem.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.