Claudia Uribe (OREALC/UNESCO) e Michael Xue (Huawei). Foto: divulgação
O Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) e a Huawei, que atua em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), assinaram um documento de colaboração que beneficiará diretamente os professores da região, começando com um projeto-piloto no Chile.
O acordo foi assinado por ambas as partes na quinta-feira, 24, na Cidade do México, durante o LAC ICT Talent Summit. O documento busca desenvolver os conhecimentos e as habilidades dos professores de educação pré-escolar, básica e secundária no uso de novas tecnologias, com foco no modelo educacional híbrido.
O projeto sobre a formação de professores em competências digitais tem como objetivo fornecer ferramentas que lhes permitam maximizar o uso do mundo digital no processo educacional, tanto dentro das salas de aula como à distância, no contexto de que desde o início da pandemia, a educação online tem sido uma alternativa diária.
A UNESCO e a Huawei elaboraram um documento regional para realizar esta cooperação, e o piloto chileno incluirá autoavaliações dos professores para identificar áreas específicas nas quais eles precisam fortalecer suas capacidades. Em uma segunda etapa, serão realizados os cursos e uma avaliação do aprendizado. Espera-se que a iniciativa seja repetida anualmente.
Claudia Uribe, diretora da OREALC/UNESCO, disse que este projeto é um ponto de partida para a iniciativa que poderá ser levada posteriormente a outros países da região e é relevante porque “a integração das TIC nos sistemas educacionais abre muitas possibilidades para avançar na inclusão e na equidade dos sistemas educacionais e proporciona oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
A Huawei Chile disponibilizará para este projeto sua experiência em 5G, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, aproveitando seu conhecimento acumulado em mais de 30 anos de existência.
“Esta aliança busca fortalecer e, em outros casos, desenvolver habilidades tecnológicas dos professores chilenos desde o jardim de infância até o ensino fundamental, para que eles sejam capazes de aproveitar ao máximo as alternativas digitais no ensino”, disse Michael Xue, vice-presidente da Huawei América Latina.
O projeto incluirá educadores de estabelecimentos municipais, pessoas físicas subsidiadas e remuneradas e empresas de administração, que poderão ter acesso a cursos gratuitos que serão ministrados em todo o território nacional.
O LAC ICT Talent Summit aconteceu na quinta, 24, e na sexta, 25, e reuniu cerca de 300 estudantes, legisladores, professores universitários, assim como líderes do mundo dos negócios e da academia para discussões sobre o status, desafios e soluções para questões de talento.
Desde os anos 2000, a Huawei vem aumentando constantemente seu investimento em talentos digitais. Na América Latina e no Caribe, a Huawei ajudou a treinar 50.000 talentos nos últimos anos por meio de várias iniciativas e parcerias.
Em 2014, trouxe o programa de intercâmbio Seeds for the Future para a América Latina, começando pela Colômbia e depois expandindo-o para cobrir cerca de 20 países da região. Desde então, concedeu bolsas de estudo a cerca de 1.800 estudantes para obter treinamento intensivo em tecnologias digitais e exposição às últimas tendências do setor digital, além de visitas a lugares que incluem a sede da Huawei em Shenzhen, na China, e outras cidades.
A empresa ainda fez parcerias com cerca de 400 universidades e faculdades na América Latina e no Caribe para estabelecer a Huawei ICT Academy, que recebem a ajuda da Huawei na capacitação para que possam oferecer cursos de treinamento e certificação.
Muitos estudantes da região competiram na Huawei Global ICT Competition e na Developers Competition, e trouxeram para casa medalhas representando suas universidades.
Além disso, a empresa também fez parcerias com organizações internacionais e governamentais em iniciativas de desenvolvimento inclusivo de talentos destinadas a ajudar as mulheres e os desprivilegiados, como a Igual ICT na Argentina.
“Estamos vendo uma economia de digitalização rápida, o que significa que o setor digital não está apenas representando, mas contribuindo e transformando uma proporção cada vez maior da produção econômica geral, e o talento digital é a base da economia digital”, disse Xue.
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