book_icon

Lenovo realiza debates e apresenta inovações em diversas áreas de sua atuação

Com a participação de representantes de empresas parceiras tecnológicas e o mote Tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo realizou o TechWorld 2022 pela primeira vez no Brasil

Lenovo realiza debates e apresenta inovações em diversas áreas de sua atuação

Executivos da Lenovo no Brasil e de parceiros como Motorola e Intel, trouxeram para um público composto por profissionais do setor de TIC – incluindo Canal de Vendas, integradores, desenvolvedores –, questões sobre mão de obra, trabalho híbrido, formação e qualificação de recursos humanos, além de temas como Pesquisa e Desenvolvimento, lançamentos, inovações em produtos e soluções das frentes PCSD, ISG e Motorola e, como não poderia faltar, questões ambientais, com ações efetivas para a redução da pegada de Carbono.

Pela primeira vez no País, o Tech World’22 Brazil, chegou “localizado”, com o objetivo de demonstrar o que “modelará o futuro da nova realidade da tecnologia no Brasil” e o mote: Tecnologia mais inteligente para todos; empoderando um mundo em transformação. “Como a tecnologia mais inteligente da Lenovo e Intel está capacitando pessoas a mudar o mundo para melhor”.

A Computação de Borda é outra tendência apontada pela companhia. Em âmbito global, a Lenovo já revelou novidades em servidores ThinkEdge e a XClarity

A abertura ficou a cargo do presidente da Motorola e vice-presidente sênior da Lenovo, Sergio Buniac. Ao longo do dia, aconteceram apresentações e Painéis de debates entre executivos e especialistas em Tecnologia da Informação e suas ramificações, onde abordaram temas específicos de suas áreas de atuação. Tiveram a palavra, João Bortone, presidente e diretor-geral da Lenovo ISG para a América Latina; Ricardo Bloj, presidente da Lenovo para o Brasil; José Cardoso, presidente da Motorola para o Brasil; Claudio Stopatto, diretor-geral da Lenovo ISG para o Brasil; Carlos Toledo, diretor de Vendas da Lenovo SSG Brasil; Hildebrando Lima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo e Alice Damasceno, líder de Filantropia da Lenovo para a América Latina. Convidados de empresas parceiras em tecnologia também participaram de painéis de debates.

Celulares
A Motorola, fabricante que compõe o Grupo Lenovo, trará ainda como teste aparelho que se expande, para que o usuário tenha todo o conteúdo que busca na palma da mão, se adaptando ao momento e à tecnologia. Vale lembrar que este conceito, batizado de rollable foi apresentado pela fabricante no último mês de outubro.

A companhia vem investindo em telas OLED e pOLED flexíveis, com o propósito de ampliar sua linha de telefones inteligentes dobráveis. Em agosto, lançou o Motorola Razr 2022, ainda não disponível no País.

Escassez de mão de obra
De acordo com a Brasscom, 850 mil postos de trabalho estão abertos em TI. A situação de falta de mão de obra e da baixa qualidade na formação de profissionais é antiga e o setor há tempos vem buscando saídas. O novo modelo de trabalho é outra questão debatida no Tech World 22, da Lenovo. Entre os pontos considerados fundamentais nesse quesito, estão a mudança cultural, com a percepção de que o trabalho não é gerado em um só local.

Como em todos os demais aspectos da TIC, a Segurança aqui também ocupa lugar de destaque, já que ambientes distribuídos aumentam os riscos de invasão. É preciso orientar todo o ecossistema para que, gerenciando adequadamente todos os ambientes, a produtividade seja garantida.

A conclusão é que o modelo híbrido permanecerá. O desafio das empregadoras e das fornecedoras de tecnologia é manter o trabalho na empresa e remoto – seja em casa, ou em qualquer outro local, bem estruturado; acompanhar as mudanças culturais e observar aspectos como Segurança e infraestrutura. Entre as dicas dos participantes do painel que abordou esse tema, estão a necessidade das empresas se reinventarem todos os dias, ter visão e consciência das mudanças culturais e praticar a empatia; os líderes devem ser mais humanos e manter uma relação de confiança com funcionários; ter ações inclusivas, de colaboração e fomentar o sentimento de pertença em relação à companhia onde trabalha.

Tecnologia
Na edição brasileira do Tech World, a companhia destacou sua visão da indústria, seus equipamentos e a busca constante por inovações, a exemplo do armazenamento em DNA, demonstrando como a tecnologia inteligente pode ajudar a mudar o mundo – para melhor. Isso é viável, de acordo com os executivos, quando a companhia é capaz de oferecer previsibilidade e possibilidade de empresas e indivíduos utilizarem a tecnologia digital e a inteligência para iniciativas sustentáveis e positivas para a humanidade e para o planeta. Aqui entram as soluções de Computação em Nuvem e de Inteligência Artificial.

A fabricante apontou uma série de tendências para o trabalho, com tecnologias que unirão o espaço físico ao virtual, destacando a colaboração, que pode ser realizada a partir de qualquer lugar, encontrar colegas em salas virtuais personalizadas, fazer reuniões online e com isso as fronteiras dos espaços físicos a desaparecerem. “O futuro trabalho é mais imersivo e colaborativo”.

A Computação de Borda é outra tendência apontada pela companhia. Em âmbito global, a Lenovo já revelou novidades em servidores ThinkEdge e a XClarity, solução para unificar todos os equipamentos e aplicações. As suas ofertas de Nuvens híbridas devem ser mais flexíveis, com modelos de subscrição para seus clientes. Velocidade e Segurança foram as palavras mais utilizadas quando o assunto foi computadores e transferência de Dados.

Sustentabilidade
Para ser “net-zero” até 2050, a Lenovo quer envolver todos os seus parceiros e clientes de todos os países. Essa meta se aplica a toda a cadeia de valor e considera as emissões indiretas de fornecedores até os clientes finais, indo além da organização; reflete sobre o impacto do produto em todas as etapas.

Cerca de 400 empresas de Canal de Vendas participaram do TechWorld22 Brazil, que aconteceu em São Paulo, no dia 23 de novembro.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.