book_icon

Qualcomm lança o Snapdragon AR2 para impulsionar a Realidade Aumentada

A nova plataforma permitirá óculos com vidros mais finos e leves, usando uma arquitetura de processamento distribuído de vários chips combinada com blocos de IP

Qualcomm lança o Snapdragon AR2 para impulsionar a Realidade Aumentada

A Qualcomm Technologies revelou a nova plataforma Snapdragon AR2 Gen 1, que oferece tecnologia de Realidade Aumentada (AR) inovadora que abrirá uma nova geração de óculos elegantes e com recursos sofisticados. A empresa construiu o Snapdragon AR2 desde o início para revolucionar o formato de vidro usado nos óculos e inaugurar uma nova era de experiências de computação espacial para a mistura do mundo real com o Metaverso.

Para ajudar a criar o vidro AR mais fino possível e de alto desempenho, a empresa desenvolveu uma arquitetura de processamento distribuído de vários chips combinada com blocos de IP personalizados. O processador principal ocupa uma área de 2 PCB 40% menor no vidro e a plataforma geral oferece desempenho de IA 2,5 vezes melhor, consumindo 50% menos energia para ajudar a obter óculos AR que consomem menos de 1 W de energia. Isso permite experiências ricas de AR em óculos que podem ser usados ​​confortavelmente por longos períodos de tempo e atendem às demandas de consumidores e casos de uso corporativo.

Para equilibrar melhor o peso e diminuir a largura do braço em ambos os lados dos óculos, o Snapdragon AR2 usa uma arquitetura multichip que inclui um processador AR, co-processador AR e plataforma de conectividade. O Snapdragon AR2 funciona dinamicamente para distribuir o processamento de dados de percepção sensíveis à latência diretamente nos óculos e descarrega requisitos de processamento de dados mais complexos para um smartphone, PC ou outros dispositivos host compatíveis com Snapdragon.

O processador AR é otimizado para baixa latência de movimento para fóton enquanto suporta até nove câmeras simultâneas para compreensão do usuário e do ambiente. Seus recursos aprimorados de percepção incluem um mecanismo de aceleração de hardware dedicado que melhora o rastreamento e a localização do movimento do usuário, um acelerador de IA para reduzir a latência para interações de entrada sensíveis, como rastreamento manual ou 6DoF, e um mecanismo de reprojeção para uma experiência mais suave.

O coprocessador AR agrega dados de câmera e sensor e permite rastreamento ocular e autenticação de íris para renderização foveated, para otimizar as cargas de trabalho apenas para onde o usuário está olhando. Isso ajuda a reduzir o consumo de energia.

A plataforma de conectividade utiliza o sistema Qualcomm FastConnect 7800 para desbloquear a tecnologia Wi-Fi 7 mais rápida disponível atualmente e atinge latência menor a 2ms entre os óculos AR e o smartphone ou dispositivo host. O suporte incorporado para o FastConnect XR Software Suite 2.0 permite um melhor controle dos dados XR para melhorar a latência, reduzir o jitter e evitar interferências indesejadas.

Além da tecnologia transformadora do Snapdragon AR2, é fundamental oferecer uma solução completa que consiste em hardware, um conjunto de tecnologias de percepção e ferramentas de software para criar experiências imersivas. Para permitir que os desenvolvedores criem aplicativos AR incríveis, o Snapdragon AR2 e a plataforma Snapdragon 8 Gen 2 são otimizados para serem compatíveis com o Snapdragon Spaces. A Plataforma de Desenvolvedor Snapdragon Spaces XR foi projetada para ser a base que abrirá o caminho para os desenvolvedores reimaginarem o conteúdo AR usado na cabeça e ajudar a impulsionar todo o segmento de vidro AR.

“Construímos o Snapdragon AR2 para enfrentar os desafios únicos de AR de uso frontal e fornecer processamento, IA e conectividade líderes do setor que podem caber em um fator de forma elegante”, disse Hugo Swart, vice-presidente de Gerenciamento de produtos XR da Qualcomm Technologies. “ Com os requisitos técnicos e físicos para VR/MR e AR divergentes, o Snapdragon AR2 representa outra plataforma de definição de Metaverso em nosso portfólio XR para ajudar nossos parceiros OEM a revolucionar os óculos AR”, comentou.

“A Microsoft trabalhou em estreita colaboração com a Qualcomm nos requisitos de plataforma para o Snapdragon AR2 para ajudar a definir as tecnologias fundamentais criadas especificamente para desbloquear novas possibilidades em experiências de AR”, disse Rubén Caballero, vice-presidente corporativo de Realidade Mista, Dispositivos e Tecnologia da Microsoft. “As inovações da plataforma Snapdragon AR2 revolucionarão os dispositivos de Realidade Aumentada que transformarão a produtividade e a colaboração imersivas e estamos ansiosos para ver a inovação que a Qualcomm e seus parceiros trarão ao mercado”, finalizou.

Serviço
www.qualcomm.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.