book_icon

HPE expande portfólio e deixa a supercomputação mais acessível

O portfólio expandido inclui os novos supercomputadores HPE Cray EX e HPE Cray XD, que oferecem desempenho e recursos de IA para lidar com workloads de alta demanda e com uso intenso de dados

HPE expande portfólio e deixa a supercomputação mais acessível

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou que está tornando a supercomputação acessível para que mais empresas aproveitem insights, resolvam problemas e inovem mais rapidamente ao entregar seus supercomputadores líderes mundiais e eficientes em termos de energia em um formato menor e a um preço mais baixo.

O portfólio expandido inclui os novos supercomputadores HPE Cray EX e HPE Cray XD, que são baseados na inovação exascale da HPE ,oferecendo tecnologias de ponta a ponta, desenvolvidas especificamente para computação, computação acelerada, interconexão, armazenamento, software e energia flexível e opções de resfriamento. Os supercomputadores oferecem bom desempenho e recursos de IA em escala para lidar com workloads (cargas de trabalho) de alta demanda e com uso intenso de dados, acelerar iniciativas de IA e Machine Learning e acelerar a inovação para fornecer produtos e serviços ao mercado de forma mais rápida.

Os novos supercomputadores HPE Cray EX2500 e HPE Cray XD2000 e XD6500 suportarão os mais recentes CPUs, GPUs e aceleradores para fornecer recursos avançados de computação e computação acelerada, com o objetivo de auxiliar workloads de alta demanda

“Entramos em uma nova fronteira com a era exascale, que é representada por um crescimento maciço de dados que requer recursos avançados de modelagem, simulação, análise e IA em escala para obter resultados e acelerar a inovação”, disse Trish Damkroger, diretor de Produtos e vice-presidente sênior de HPC, AI & Labs da HPE. “Com o portfólio expandido de supercomputadores HPE Cray, que usufruem das nossas tecnologias exascale líderes mundiais, estamos possibilitando que cada vez mais organizações do setor comercial e público aproveitem uma oportunidade crescente, tornando a supercomputação acessível para atender às suas necessidades de escala e de Data Center”, comentou.

Ao estender o poder da supercomputação para a empresa, as organizações podem aproveitar os recursos de modelagem e simulação para criar representações digitais que as ajudam a entender como algo será exibido e funcionará no mundo físico antes de produzi-lo. Além disso, como muitos produtos e serviços estão incorporando Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, as empresas podem utilizar a supercomputação para criar e treinar modelos de IA maiores e robustos em aplicativos úteis, como processamento de linguagem natural e visão computacional, com o objetivo de prever resultados mais rapidamente.

Empresas de energia, como as de petróleo e gás, serviços financeiros, saúde e ciências biológicas e manufatura, agora podem se beneficiar de tecnologias poderosas adotando soluções de supercomputação da HPE que se ajustam ao tamanho, escala e orçamento de seu data center. Exemplos de benefícios de uso, em todos os setores, incluem:

Acelerar o tempo de lançamento no mercado de carros mais seguros e de alto desempenho: os fabricantes de automóveis precisam primeiro atender aos requisitos de testes de colisão, de forma a garantir a segurança e o desempenho de veículos novos, para cumprir as metas de cronograma de lançamento de produtos. Ao simular digitalmente a segurança e o desempenho do veículo usando supercomputação, os fabricantes automotivos podem modelar e testar melhor as melhorias no projeto do veículo e simular acidentes para realizar aperfeiçoamentos na no sistema de proteção dos passageiros. Além disso, os fabricantes de automóveis podem economizar dinheiro e recursos ao realizar testes físicos e simulações de acidentes de carro.

Melhorar o processo de fabricação com materiais sustentáveis: ter recursos para simular componentes físicos e químicos para avançar na descoberta de materiais alternativos pode ajudar o espaço de fabricação a melhorar as opções de embalagens sustentáveis ​​para produtos de higiene pessoal e de consumo e reduzir os custos operacionais para as empresas.

Acelerar a descoberta de medicamentos para tratar doenças mais rapidamente: cientistas pesquisadores e laboratórios farmacêuticos poderão entender melhor as interações químicas que podem levar a novas terapias medicamentosas inovadoras para tratar doenças desafiadoras e até mesmo as que ainda não foram descobertas.

Tomar decisões críticas em milissegundos nos mercados financeiros: os analistas financeiros podem aproveitar o desempenho da supercomputação e os recursos de IA para criar análises detalhadas e algoritmos avançados para prever tendências e transações críticas de ações e até melhorar a detecção de fraudes e o gerenciamento de riscos.

Supercomputação acessível para a empresa

A HPE apresenta estes novos supercomputadores, dos quais governos e empresas podem se beneficiar:

Supercomputadores HPE Cray EX2500 – oferecem a mesma arquitetura do supercomputador HPE Cray EX4000, que habilita o primeiro e mais rápido sistema de classe exascale do mundo, mas 24% menor para caber dentro de um Data Center corporativo. Essa nova abordagem de fator de forma apresenta 100% de refrigeração líquida direta para melhorar a eficiência energética e oferece uma solução econômica para empresas maiores que desejam maior desempenho em escala, mas em uma implementação menor e com menos pegada de carbono.

Supercomputadores HPE Cray XD2000 e XD6500 – oferecem servidores altamente densos e especialmente construídos para os portfólios HPE e Cray para fornecer desempenho máximo para workloads avançadas, incluindo modelagem, simulação e IA. Os novos supercomputadores HPE Cray XD são compatíveis com data centers corporativos tradicionais, pois oferecem aos clientes flexibilidade e ampla gama de opções para personalizar tecnologias em CPUs, aceleradores, armazenamento, interconexão e opções de energia e refrigeração, dependendo das necessidades da carga de trabalho.

Os novos supercomputadores também contarão com as seguintes tecnologias criadas para sistemas de classe exascale com o objetivo de suportar workloads de alta demanda de computação e dados, como IA e Machine Learning:

– HPE Slingshot, uma interconexão Ethernet para atender às demandas de alta velocidade e melhor controle de congestionamento, ajudando aplicativos complexos a funcionar com mais facilidade.

– Cray Clusterstor E1000 para oferecer armazenamento expandido com camadas inteligentes para dar suporte a workloads com uso intenso de dados, como treinamento de modelo de IA, para tornar o armazenamento e o acesso a dados fácil e eficiente.

– HPE Cray Programming Environment que traz um conjunto de software totalmente integrado com compiladores e ferramentas de desenvolvedor para permitir a portabilidade do código, possibilitando que os desenvolvedores executem o código quando e onde precisarem para otimizar aplicativos de modelagem, simulação, análise e IA.

– Sofisticados recursos de refrigeração líquida direta que removem, de maneira eficiente, o calor de dispositivos de alta potência, como processadores, GPUs e switches.

Os novos supercomputadores também são ideais para habilitar a Inteligência Artificial em escala, e podem ser equipados com o HPE Machine Learning Development Environment, uma plataforma de software de machine learning otimizada para construir e treinar modelos de IA maiores e com mais rapidez.

Ao combinar a tecnologia de supercomputação líder mundial da HPE com o HPE Machine Learning Development Environment, os usuários podem acelerar o time-to-value padrão para começar a obter resultados da construção e do treinamento de modelos de máquina – de semanas ou meses a dias.

Nova geração de processadores

Os novos supercomputadores HPE Cray EX2500 e HPE Cray XD2000 e XD6500 suportarão os mais recentes CPUs, GPUs e aceleradores para fornecer recursos avançados de computação e computação acelerada, com o objetivo de auxiliar workloads de alta demanda.

O supercomputador HPE Cray EX2500 suportará os processadores AMD EPYC de 4ª geração e processadores Xeon Scalable de 4ª geração.

A HPE também é a primeira a implantar um sistema de cliente usando processadores Xeon Scalable de 4ª geração para o Laboratório Nacional de Los Alamos do Departamento de Energia dos EUA. O novo sistema, “Crossroads”, apoiará a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA), com o objetivo de lidar com modelagem crítica e simulação de armas nucleares em altas resoluções 3D para garantir a confiabilidade e a segurança do estoque nuclear.

Os supercomputadores HPE Cray XD6500 suportarão processadores Xeon Scalable de 4ª geração e GPUs Nvidia H100 Tensor Core.

Serviço
www.hpe.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.