A Microsoft anunciou diversas novidades em seu evento para desenvolvedores Microsoft Build 2022 (24 a 26/5). No blog do evento, Rohan Kumar, vice-presidente corporativo do Azure Data, traçou um panorama dos principais desafios das empresas hoje neste campo e apresentou as principais novidades que poderão ser conferidas pelos participantes.
“Estamos nos movendo para um mundo onde cada aplicativo precisa ser inteligente e adaptável ao aprendizado de modelo em tempo real. À medida que as empresas desenvolvem recursos de dados modernos, elas devem tomar decisões na velocidade do pensamento humano. Os desenvolvedores são desafiados por isso, devido aos enormes silos que existem entre bancos de dados e produtos analíticos, e a complexidade de uma propriedade de dados fragmentada pode prejudicar a velocidade de agilidade e inovação”, disse Kumar. “Para ajudar a lidar com a fragmentação que existe hoje entre bancos de dados, análises e governança e permitir que as organizações desbloqueiem esses novos recursos, compartilhamos vários anúncios interessantes no Microsoft Build, que demonstram nossa inovação e investimento contínuos nos produtos de dados que nossos clientes conhecem e confiança, o que permitirá que nossos clientes obtenham o tipo de agilidade sustentada que lhes permite dinamizar e se adaptar em tempo real, adicionar camadas de inteligência a seus aplicativos, desbloquear insights rápidos e preditivos e controlar seus dados, onde quer que estejam”, completou.
A grande novidade é o Microsoft Intelligent Data Platform, uma plataforma de dados em Nuvem que integra bancos de dados, análises e governança. Essa plataforma de dados perfeita permite que as organizações invistam mais tempo criando valor em vez de integrar e gerenciar seu patrimônio de dados. “Promovendo nossa missão de integração, o Azure Synapse Link para SQL remove as barreiras de movimentação de dados, fornecendo um pipeline de dados contínuo para o Azure Synapse Analytics e permite análises quase em tempo real para o SQL Server 2022 e o Banco de Dados SQL do Azure”, explicou Kumar. “Depois que o Azure Synapse Link transfere dados para o Azure Synapse Analytics, os dados podem ser usados para análises avançadas sem impacto no desempenho das cargas de trabalho transacionais. Mais de 10 milhões de bancos de dados SQL do Azure em todo o mundo agora podem aproveitar esse recurso”, afirmou o executivo.
Alcance a agilidade
Por meio de investimentos contínuos em bancos de dados e análises, a Microsoft afirma estar capacitando os clientes a obter agilidade de novas maneiras. “Agora em versão prévia, o SQL Server 2022 é nossa versão mais habilitada para Azure até agora, com inovação contínua em desempenho, segurança e disponibilidade. Ao conectar o SQL Server ao Azure por meio de recuperação de desastres perfeita à Instância Gerenciada de SQL do Azure, o SQL Server 2022 oferece verdadeira resiliência”, garantiu Kumar.
A mais recente inovação do Azure Arc está agora com a camada Business Critical do SQL Managed Instance habilitada para Azure Arc disponível para todos, ajudando os clientes a executar as cargas de trabalho de missão crítica mais exigentes em ambientes híbridos e Multicloud. “Continuamos a investir em trazer a melhor experiência de desenvolvedor em qualquer Nuvem com o Banco de Dados SQL do Azure, lançar novos recursos para ajudar a simplificar e agilizar o desenvolvimento de aplicativos e reduzir o tempo de lançamento para os desenvolvedores. Além disso, o recurso de contabilidade no Banco de Dados SQL do Azure, agora disponível para todos, elimina o custo e a complexidade adicionais da tecnologia Blockchain descentralizada, ao mesmo tempo em que oferece os benefícios do Blockchain em um ambiente SQL totalmente gerenciado e familiar”, comentou.
Ainda segundo o executivo, as inovações em bancos de dados NoSQL nativos da Nuvem e bancos de dados de código aberto dão aos desenvolvedores a liberdade de construir em seus próprios termos. O Azure Cosmos DB tem uma experiência de avaliação aprimorada de 30 dias agora disponível para todos e introduziu novos recursos de capacidade de intermitência e elasticidade em versão prévia.
Os picos de tráfego de aplicativos não precisam ser iguais a picos de custos. Os novos recursos de capacidade de intermitência e elasticidade garantem que os aplicativos ofereçam alto desempenho durante os horários de pico, mantendo a relação custo-benefício. A camada de serviço otimizada para memória de servidor flexível do Banco de Dados do Azure para MySQL agora é a camada “Crítica de Negócios” aprimorada para aplicativos transacionais ou analíticos de alto desempenho com uma melhoria de desempenho de 1,5x em relação ao servidor único com tempo de failover mais rápido para espera.
“Quando se trata de análise, o Azure Synapse é simplesmente incomparável com integrações mais significativas que permitem que os clientes existentes do Synapse obtenham ainda mais valor de seus dados do Microsoft 365. O Microsoft Graph Data Connect permite que os clientes exportem com segurança sua propriedade de dados do Microsoft 365 e está disponível apenas no Microsoft Azure. Isso permite que cada cliente desbloqueie novos insights de negócios acionáveis com os dados de colaboração de funcionários e clientes provenientes do Microsoft 365”, revelou Kumar.
“Para continuar criando experiências simples e sem atritos, anunciamos a visualização do datamart no Power BI , um novo recurso de autoatendimento do Power BI Premium que permite aos usuários descobrir insights acionáveis por meio de seus próprios conjuntos de dados. Esse recurso pronto para uso permite que desenvolvedores e analistas de negócios criem um Datamart que pode ser governado e gerenciado centralmente para cargas de trabalho de até meio terabyte, acelerando o tempo de insights e aliviando as demandas de TI. Esse novo recurso traz o poder do Data Warehousing e o coloca nas mãos de desenvolvedores e analistas individuais do Power BI, ajudando você a descobrir mais insights e impulsionar a transformação digital em todos os níveis de uma empresa”, informou Kumar.
Mais recursos
A governança de dados tornou-se uma prioridade para quase todas as organizações em que os dados estão se movendo com fluidez em ambientes híbridos e multicloud. Isso torna cada vez mais importante mapear a linhagem de dados. O Dynamic Lineage for Azure SQL Databases no Microsoft Purview está atualmente em versão prévia para enriquecer ainda mais o Microsoft Purview Data Map com detalhes de execuções reais de procedimentos armazenados SQL nos Bancos de Dados SQL do Azure para que os clientes governem seus dados em ambientes híbridos e Multicloud. Também temos o prazer de anunciar que o Microsoft Purview Data Estate Insights estará disponível nos próximos meses.
“À medida que olhamos além do horizonte, os recursos de Machine Learning e IA serão fundamentais para aproveitar o poder dos dados de novas maneiras. O Azure Machine Learning agora oferece um painel de IA Responsável em versão prévia, possibilitando aos clientes implementá-lo mais facilmente depurando modelos de Aprendizado de Máquina e tomando decisões informadas baseadas em dados. O painel reúne recursos como explorador de dados, interpretabilidade do modelo, análise de erros, análise contrafactual e de inferência causal em uma única visualização. Além disso, o Azure Machine Learning agora oferece um scorecard de IA responsável em versão prévia para resumir o desempenho e as informações do modelo para que todas as partes interessadas possam participar facilmente das revisões de conformidade”, finalizou Kumar.
Serviço
www.microsoft.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo