Uma nova pesquisa da Gartner revelou que 87% dos líderes empresariais esperam aumentar o investimento de sua organização em sustentabilidade nos próximos dois anos. Os clientes são o principal grupo de stakeholders que pressiona as organizações a investir ou atuar em questões de sustentabilidade, selecionados por 80% dos executivos, seguidos por investidores (60%) e reguladores (55%).
“A sustentabilidade permite que as empresas lidem com a disrupção”, disse Kristin Moyer, distinguished VP analyst do Gartner. “Incerteza econômica, conflito geopolítico e custos crescentes de materiais e energia estão forçando as empresas a reexaminarem todas as formas de gastos. Esse foco no essencialismo, em combinação com o crescente desejo das partes interessadas de ver o progresso nas metas ambientais, sociais e de governança (ESG), cria novas oportunidades para as empresas crescerem enquanto mitiga custos e riscos”, explicou.
A pesquisa foi realizada em junho e julho de 2022 com 221 entrevistados na América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico. Os entrevistados eram executivos em cargos de diretoria ou superiores em organizações com receita anual em toda a empresa de pelo menos US$ 250 milhões para o ano fiscal de 2021, que estão atualmente envolvidas em atividades relacionadas à sustentabilidade.
A pesquisa descobriu que 86% dos líderes empresariais veem a sustentabilidade como um investimento que protege sua organização contra disrupções. Além disso, 83% disseram que as atividades do programa de sustentabilidade criaram diretamente valor de curto e longo prazo para sua organização e 80% indicaram que a sustentabilidade ajudou sua organização a otimizar e reduzir custos.
Especificamente, as principais áreas em que os entrevistados disseram que os programas de sustentabilidade estão mitigando os aumentos de custos são o consumo de energia, viagens de negócios e transações com clientes. “Os líderes executivos estão obtendo economias operacionais e na cadeia de suprimentos por meio de seus programas de sustentabilidade”, disse Moyer. “Esse tipo de ‘dois por um’, onde o investimento em sustentabilidade apoia uma meta de negócios como otimização de custos, aumenta significativamente o impacto do programa criando um ciclo virtuoso”, afirmou.
Sustentabilidade, crescimento e inovação
A sustentabilidade também pode possibilitar novas oportunidades de criação de valor e crescimento de negócios. Segundo o estudo, 57% dos líderes empresariais disseram que o programa de sustentabilidade empresarial tem uma forte conexão com os resultados na demonstração de resultados, e 42% dos entrevistados estão alavancando suas atividades de sustentabilidade para impulsionar a inovação, a diferenciação e o crescimento empresarial por meio de produtos sustentáveis.
“Investir em sustentabilidade pode apoiar a diferenciação de produtos, mas tenha cuidado com os riscos de lavagem verde – não há atalhos para o crescimento sustentável”, afirmou Moyer. “Concentre-se nos atributos do produto que são importantes para os clientes e como essas prioridades moldam as decisões de compra. Quando vista através de uma lente estratégica, a sustentabilidade pode fornecer um raio de sol para as empresas durante condições difíceis de mercado”, finalizou.
Serviço
www.gartner.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo