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Empresas vão aumentar investimentos em sustentabilidade, mostra Gartner

Os clientes são o principal grupo de stakeholders que pressiona as organizações a investirem ou atuar em questões de sustentabilidade

Empresas vão aumentar investimentos em sustentabilidade, mostra Gartner

Uma nova pesquisa da Gartner revelou que 87% dos líderes empresariais esperam aumentar o investimento de sua organização em sustentabilidade nos próximos dois anos. Os clientes são o principal grupo de stakeholders que pressiona as organizações a investir ou atuar em questões de sustentabilidade, selecionados por 80% dos executivos, seguidos por investidores (60%) e reguladores (55%).

“A sustentabilidade permite que as empresas lidem com a disrupção”, disse Kristin Moyer, distinguished VP analyst do Gartner. “Incerteza econômica, conflito geopolítico e custos crescentes de materiais e energia estão forçando as empresas a reexaminarem todas as formas de gastos. Esse foco no essencialismo, em combinação com o crescente desejo das partes interessadas de ver o progresso nas metas ambientais, sociais e de governança (ESG), cria novas oportunidades para as empresas crescerem enquanto mitiga custos e riscos”, explicou.

Quando vista através de uma lente estratégica, a sustentabilidade pode fornecer um raio de sol para as empresas durante condições difíceis de mercado

A pesquisa foi realizada em junho e julho de 2022 com 221 entrevistados na América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico. Os entrevistados eram executivos em cargos de diretoria ou superiores em organizações com receita anual em toda a empresa de pelo menos US$ 250 milhões para o ano fiscal de 2021, que estão atualmente envolvidas em atividades relacionadas à sustentabilidade.

A pesquisa descobriu que 86% dos líderes empresariais veem a sustentabilidade como um investimento que protege sua organização contra disrupções. Além disso, 83% disseram que as atividades do programa de sustentabilidade criaram diretamente valor de curto e longo prazo para sua organização e 80% indicaram que a sustentabilidade ajudou sua organização a otimizar e reduzir custos.

Especificamente, as principais áreas em que os entrevistados disseram que os programas de sustentabilidade estão mitigando os aumentos de custos são o consumo de energia, viagens de negócios e transações com clientes. “Os líderes executivos estão obtendo economias operacionais e na cadeia de suprimentos por meio de seus programas de sustentabilidade”, disse Moyer. “Esse tipo de ‘dois por um’, onde o investimento em sustentabilidade apoia uma meta de negócios como otimização de custos, aumenta significativamente o impacto do programa criando um ciclo virtuoso”, afirmou.

Sustentabilidade, crescimento e inovação

A sustentabilidade também pode possibilitar novas oportunidades de criação de valor e crescimento de negócios. Segundo o estudo, 57% dos líderes empresariais disseram que o programa de sustentabilidade empresarial tem uma forte conexão com os resultados na demonstração de resultados, e 42% dos entrevistados estão alavancando suas atividades de sustentabilidade para impulsionar a inovação, a diferenciação e o crescimento empresarial por meio de produtos sustentáveis.

“Investir em sustentabilidade pode apoiar a diferenciação de produtos, mas tenha cuidado com os riscos de lavagem verde – não há atalhos para o crescimento sustentável”, afirmou Moyer. “Concentre-se nos atributos do produto que são importantes para os clientes e como essas prioridades moldam as decisões de compra. Quando vista através de uma lente estratégica, a sustentabilidade pode fornecer um raio de sol para as empresas durante condições difíceis de mercado”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

 

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