book_icon

Intel apresenta a família Max Series para computação de alto desempenho e IA

A nova família oferece CPU com memória de alta largura de banda, 4,8 vezes mais rápida que a concorrência, e a GPU é a de maior densidade da Intel

Intel apresenta a família Max Series para computação de alto desempenho e IA

A Intel Corporation lançou a família de produtos Intel Max Series com dois produtos de ponta para computação de alto desempenho (HPC) e Inteligência Artificial (IA): Intel Xeon CPU Max Series ( codinome Sapphire Rapids HBM) e Intel Data Center GPU Max Series (codinome Ponte Vecchio). Os novos produtos alimentarão o próximo supercomputador Aurora no Argonne National Laboratory.

A CPU Xeon Max é o primeiro e único processador baseado em x86 com memória de alta largura de banda, acelerando muitas cargas de trabalho de HPC sem a necessidade de alterações de código. A GPU Max Series é o processador de maior densidade da Intel, com mais de 100 bilhões de transistores em um pacote de 47 blocos com até 128 gigabytes (GB) de memória de alta largura de banda. O ecossistema de software aberto oneAPI fornece um único ambiente de programação para ambos os novos processadores. As ferramentas oneAPI e AI da Intel 2023 fornecerão recursos para habilitar os recursos avançados dos produtos Intel Max Series.

“Para garantir que nenhuma carga de trabalho de HPC seja deixada para trás, precisamos de uma solução que maximize a largura de banda, maximize a computação, maximize a produtividade do desenvolvedor e, por fim, maximize o impacto. A família de produtos Intel Max Series traz memória de alta largura de banda para o mercado mais amplo, juntamente com uma API, facilitando o compartilhamento de código entre CPUs e GPUs e solucionando os maiores desafios do mundo mais rapidamente”, disse Jeff McVeigh, vice-presidente corporativo e gerente-geral do Super Compute Group da Intel.

A computação de alto desempenho (HPC) representa a vanguarda da tecnologia, empregando as inovações mais avançadas em escala para resolver os maiores desafios da ciência e da sociedade, desde a mitigação dos impactos das mudanças climáticas até a cura das doenças mais mortais do mundo.

Os produtos Max Series atendem às necessidades desta comunidade com CPUs e GPUs escaláveis ​​e balanceadas, incorporando avanços na largura de banda de memória e unidos por oneAPI, uma estrutura de programação aberta, baseada em padrões e entre arquiteturas. Pesquisadores e empresas resolverão problemas de forma mais rápida e sustentável usando os produtos Max Series.

Os produtos Max Series estão programados para estarem disponíveis em janeiro de 2023. Cumprindo seus compromissos com os clientes, a Intel está enviando blades com GPUs Max Series para o Argonne National Laboratory para alimentar o supercomputador Aurora e entregará CPUs Xeon Max para Los Alamos National Laboratório, Universidade de Kyoto e outros sites de supercomputação.

A CPU Xeon Max oferece até 56 núcleos de desempenho construídos em quatro blocos e conectados usando a tecnologia EMIB (Multi-die Interconnect Bridge) integrada da Intel, em um envelope de 350 watts. As CPUs Xeon Max contêm 64 GB de memória interna de alta largura de banda, bem como E/S PCI Express 5.0 e CXL1.1. As CPUs Xeon Max fornecerão mais de 1 GB de capacidade de memória de alta largura de banda (HBM) por núcleo, o suficiente para atender às cargas de trabalho de HPC mais comuns. A CPU da série Max oferece desempenho até 4,8 vezes melhor em comparação com a concorrência em cargas de trabalho de HPC do mundo real.

– 68% menos consumo de energia do que um cluster AMD Milan-X para o mesmo desempenho de HPCG.

– As extensões AMX aumentam o desempenho da IA ​​e oferecem 8x pico de taxa de transferência sobre AVX-512 para INT8 com operações de acumulação INT32.

Oferece flexibilidade para execução em diferentes configurações de memória HBM e DDR.

Referências de carga de trabalho

– Modelagem climática: 2,4x mais rápido que o AMD Milan-X no MPAS-A usando apenas HBM.

– Dinâmica molecular: no DeePMD, melhoria de desempenho de 2,8x em relação a produtos concorrentes com memória DDR.

– O que a GPU Intel Max Series oferece: as GPUs Max Series oferecem até 128 núcleos X e -HPC, a nova arquitetura de base voltada para as cargas de trabalho de computação mais exigentes. Além disso, a GPU da série Max apresenta:

– 408 MB de cache L2 – o mais alto do setor – e 64 MB de cache L1 para aumentar a taxa de transferência e o desempenho.

– A única GPU HPC/AI com aceleração de ray tracing nativa, projetada para acelerar a visualização científica e a animação.

Referências de carga de trabalho

Finanças: ganho de desempenho de 2,4x em relação ao preço da opção de crédito Riskfuel A100 da Nvidia.

Física: melhoria de 1,5x em relação ao A100 para simulações de reatores virtuais NekRS.

As GPUs da série Max estarão disponíveis em vários formatos para atender às diferentes necessidades dos clientes:

– GPU Max Series 1100: uma placa PCIe de largura dupla de 300 watts com 56 núcleos Xe e 48 GB de memória HBM2e. Várias placas podem ser conectadas por meio de pontes Intel Xe Link.

– GPU Max Series 1350: um módulo OAM de 450 watts com 112 núcleos X e e 96 GB de HBM.

GPU Max Series 1550: o módulo OAM de 600 watts de desempenho máximo da Intel com 128 núcleos X e e 128 GB de HBM.

Além de placas e módulos individuais, a Intel oferecerá o subsistema Intel Data Center GPU Max Series com placa de suporte x4 GPU OAM e Intel Xe Link para permitir comunicação multi-GPU de alto desempenho dentro do subsistema.

O que os produtos da série Max permitem

Em 2023, o supercomputador Aurora, atualmente em construção no Argonne National Laboratory, deverá se tornar o primeiro supercomputador a exceder 2 exaflops de desempenho de computação de precisão dupla de pico. O Aurora também será o primeiro a mostrar o poder de emparelhar GPUs e CPUs da série Max em um único sistema, com mais de 10.000 blades, cada um contendo seis GPUs da série Max e duas CPUs Xeon Max.

Antes do SC22, a Argonne e a Intel revelaram o Sunspot, o Sistema de Desenvolvimento de Testes da Aurora composto por 128 blades de produção. Pesquisadores do Aurora Early Science Program terão acesso ao sistema a partir do final de 2022.

Os produtos Max Series irão alimentar vários outros sistemas HPC críticos para a segurança nacional e pesquisa básica, incluindo Crossroads no Laboratório Nacional de Los Alamos, sistemas CTS-2 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore e Laboratório Nacional Sandia e Camphor3 na Universidade de Kyoto.

O que vem a seguir

Na Supercomputing ’22 (13 a 18/11), a Intel e seus clientes apresentarão mais de 40 projetos de sistemas futuros de 12 fabricantes de equipamentos originais usando produtos Max Series. Os participantes podem explorar demonstrações que mostram o desempenho e a capacidade dos produtos Max Series para uma variedade de aplicativos de IA e HPC, bem como ouvir arquitetos, clientes e usuários finais da Intel sobre o poder das soluções de plataforma da Intel no estande da Intel no evento.

A GPU Intel Data Center Max Series, codinome Rialto Bridge, é a sucessora da GPU Max Series e deve chegar em 2024 com desempenho aprimorado e um caminho perfeito para atualização. A Intel está planejando lançar a próxima grande inovação de arquitetura para permitir o futuro da HPC. O próximo XPU da empresa, codinome Falcon Shores, combinará os núcleos X e e x86 em um único pacote. Essa nova arquitetura inovadora também terá a flexibilidade de integrar novos IPs da Intel e clientes, fabricados usando nosso modelo IDM 2.0.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.