book_icon

Kerakoll adota solução fiscal da Focus IT na operação brasileira

Após apoiar a entrada da fabricante mundial em soluções greenbuilding para a construção civil no Brasil atendendo às demandas de gestão tributária, consultoria finaliza projeto de automação de entrada de nota fiscal, agilizando as entregas realizadas nas plantas produtivas

Kerakoll adota solução fiscal da Focus IT na operação brasileira

Após apoiar a entrada da fabricante mundial em soluções greenbuilding para a construção civil no Brasil atendendo às demandas de gestão tributária, consultoria finaliza projeto de automação de entrada de nota fiscal, agilizando as entregas realizadas nas plantas produtivas. Próximo passo é iniciar o processo de importação.

Com presença em oito países e um crescimento nacional expressivo dado ao investimento de 25 milhões de euros em ações em solo brasileiro, o grupo europeu Kerakoll, empresa mundial em soluções greenbuilding para a construção civil, como rejuntes, argamassas e adesivos, chegou ao Brasil apoiado pelo roll-out global do software de gestão da SAP.

Para suportar as demandas fiscais, a Kerakoll contou com as soluções e o suporte da Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP, suporte, sustentação e fornecimento de soluções complementares, que foi escolhida por sua experiência em projetos que têm o controle internacional.

Próximo passo é iniciar o processo de importação  

“Quando iniciamos a operação no Brasil, o País entrou na rota de implementação do software de gestão, pois centralizamos todo o controle na Itália, e isso envolveu não apenas o escritório central, como também as operações da indústria que compramos aqui, a Cimentolit, que daria a sustentação à nossa estratégia local por meio das cinco plantas espalhadas em diferentes estados. Neste quesito foi prioritário contar com uma empresa nacional para o suporte às demandas fiscais e que, ao mesmo tempo, tivesse conhecimento em lidar com uma empresa global e com a implementação em diferentes estados, que contam com tributações diferenciadas”, explica Cesar Favoretto Faustino, líder de projetos SAP na Kerakoll, que controla toda a operação nacional da Itália.

Faustino comenta que a solução fiscal da Focus IT, por ser intuitiva dada sua versão web, além de amigável, permite que os usuários, que ficam em outro continente, possam se preocupar apenas com questões tributárias, enquanto a equipe da fornecedora cuida das questões técnicas e tecnológicas. O novo projeto da Focus IT de automação de entrada das notas fiscais também vem apoiando a Kerakoll na redução de retrabalhos referentes à tributação.

“Agora, quando o fornecedor emite uma nota, recebemos antes mesmo do caminhão descarregar o material em nossas fábricas, o que agiliza o recebimento, a conferência da tributação, evitando problemas que desencadeiam na devolução do pedido. Imagine receber uma entrega de areia, ela ser usada, e só depois ser detectado algum problema relacionado ao que foi pedido? Essa conferência prévia garante redução de impacto na produção e na gestão”, explica Faustino.

Ainda de acordo com o executivo, a “casa arrumada” está permitindo que a Kerakoll evolua nas questões ESG (Environmental, Social and Governance). Atualmente, a empresa em soluções greenbuilding importa produtos que possuam selos sustentáveis para tornar o meio ambiente mais saudável, além de realizar doações de materiais para instituições em construção ou que passam por reformas. Nas questões de governança, as rotinas administrativas e fiscais são suportadas pelas soluções da SAP e da Focus IT. A ideia é evoluir cada vez mais nestas bandeiras.

Atualmente, a Focus IT também está prestando suporte AMS (Application Management Services) num formato sob demanda, ou seja, o investimento é proporcional ao uso. “Apoiar a Kerakoll com nossas soluções fiscais nesta entrada da empresa no Brasil reforça nossa especialização de atuar com empresas internacionais, que demandam uma parceira local apta a atender suas necessidades tributárias e que ainda a apoie com o suporte da equipe responsável pela solução”, explica Luciano Steinbruch, CEO da Focus IT. Como próximo passo, a empresa está propondo um novo projeto para importação.

Serviço
www.focusit.com.br

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.