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NetApp avança no mercado apostando em computação híbrida e Multicloud

Para Marcos Gaspar, district manager da empresa no Brasil, esse crescimento mostra sintonia com as necessidades dos clientes e do mercado, refletindo no desempenho do canal

NetApp avança no mercado apostando em computação híbrida e Multicloud

No início de novembro, a NetApp, empresa global de software baseada em Nuvem e centrada em dados, realizou seu evento Insight 2022, em que apresentou algumas novidades, entre elas o NetApp BlueXP, um plano de controle unificado que oferece uma experiência Multicloud híbrida simples para armazenamento e serviços de dados em ambientes locais e na Nuvem. Nesta entrevista, Marcos Gaspar, district manager e que comanda a NetApp no Brasil desde janeiro, conta sobre as operações da empresa e a importância do ecossistema de parceiros, aproveitando para anunciar um novo programa de canais para 2023.

Poderia fazer um balanço das operações da NetApp?

O ano fiscal da NetApp é diferente do ano calendário, ele começa em maio. Sobre o ano fiscal de 2022, cujos dados são públicos, ele foi muito bom para a companhia, tivemos um crescimento acentuado do ponto de vista de receita e lucratividade, atingido US$ 6,3 bilhões de receita, com crescimento de dois dígitos em lucratividade. Tivemos particularmente um crescimento muito bom em Cloud, o que é muito bom em termos de perspectivas futuras. Também tivemos bom desempenho em Hybrid Computing, soluções que não estão diretamente na Nuvem, mas associadas a ela. Isso mostra um pouco da tendência do que estamos vendo no atual ano fiscal. Os resultados do Q1 mostrou crescimento no faturamento de 9%, com Cloud apresentando crescimento mais acelerado que os mercados tradicionais. Isso mostra que estamos em sintonia com as demandas dos clientes e consequentemente os nossos parceiros também, pois assim eles têm condições de atender seus clientes nas tecnologias que nós vendemos. O mercado para os parceiros também está muito ativo e promissor.

Há novidades para os parceiros de canal?

Recentemente, tivemos vários anúncios, em particular uma na área de gestão de ambientes híbridos, que engloba Multicloud, que chamamos híbrido Multicloud, um conceito novo no mercado, são soluções que interessam a este novo mundo Hybrid Multicloud (trata-se do NetApp BlueXP). Foi lançado no evento NetApp Insight (1 a 3/11). Também está previsto o lançamento de um novo programa de canal para o próximo ano, que será o ano fiscal de 2024. Esse novo programa vai simplificar e transformar o ecossistema de parceiros, principalmente do ponto de vista de capacitação, garantindo que os nossos parceiros tenham as competências necessárias para atender os clientes na forma como ele está consumindo hoje. São esperados mais novidades nesta área que ainda estão sendo desenvolvidas.

Há novidades recentes em parcerias?

Também estamos ampliando soluções para o ecossistema de parceiros. Recentemente, fizemos um grande anúncio com a VMware para oferecer soluções que ajudam as organizações a migrar e modernizar de forma econômica e transparente as cargas de trabalho corporativas, otimizando aplicativos tradicionais no local. Ao mesmo tempo, continuamos lançando soluções para os principais provedores de Nuvem, como Google Cloud, Microsoft Azure, AWS, que são os nossos principais parceiros de soluções em Nuvem. A NetApp é uma empresa de inovação, está completando 30 anos de mercado, e vamos continuar desenvolvendo novos produtos e soluções.

Qual o impacto dessas parcerias no ecossistema de parceiros?

A NetApp sempre olha para o cliente – o que nos direciona a desenvolver soluções são os clientes. Hoje, cada vez mais o caminho é a capacitação, a especialização e o desenvolvimento de soluções específicas para as necessidades de cada cliente. Há inúmeras opções e ele vai consumir da forma que quiser. A Nuvem é um exemplo clássico disso: o cliente hoje pode consumir do jeito que quiser, na Nuvem que escolher, o produto que quiser, com o melhor preço. Nós, como fornecedores, temos de olhar para essas necessidades e oferecer as melhores soluções. A NetApp é uma empresa global de software, baseada em Nuvem e centrada em dados. Tudo que houver para oferecer a melhor experiência de gerenciamento dos dados nós vamos buscar, seja com parcerias com outros fornecedores, pois temos o compromisso de suprir essa demanda dos clientes. Os parceiros, principalmente aqueles que estão em linha em ter foco no cliente, vão ver essas parcerias como positivo, pois eles também passam a ter mais ofertas para atender os seus clientes. Essas opções são cada vez mais aderentes à forma como os clientes compram e consomem.

Essas parcerias são um desafio para o canal?

De uma forma ou de outra, os parceiros vão se adaptando. Vemos hoje muitas parcerias entre os próprios parceiros. Cada parceiros tem o seu modelo de negócio. Alguns vão falar que esse modelo de consumo flexível e serviços é mais adequado ao seu modelo, outros vão dizer é que mais o on-premises, cada um vai encontrar o seu espaço dentro do mercado. Já os clientes vão demandar o que oferecer o melhor resultado para suas necessidades.

E quais os desafios para a NetApp hoje?

Olhando como uma empresa inovadora, o nosso maior desafio é comunicar adequadamente e levar para os clientes os tipos de soluções que oferecemos e que vão fazer a diferença para eles. Se existe uma ameaça de recessão global, é importante o cliente ter produtos no tempo adequado para o mercado, no preço correto etc. O nosso papel é ser um possibilitador disso tudo. O nosso desafio é levar para os clientes a inovação, simplicidade na utilização, o time-to-market e custos adequados. Isso vai ajudá-los a vencer qualquer dificuldade do mercado. Temos conversado internamente como nos comunicar adequadamente as nossas soluções, como a gente demonstra o que temos. Por exemplo, todos os produtos que a gente lança tem uma demo e uma prova de conceito instantâneas na Web. Quem quiser provar o produto para ver que tipo de benefícios pode trazer, com um clique ele assiste a demo e faz a prova de conceito usando as próprias informações. Este é um exemplo de como queremos acelerar o processo de adoção de tecnologia para dar vantagens aos clientes.

Poderia deixar uma mensagem para os parceiros de canal?

Sobre as perspectivas de go-to-market, a NetApp tem uma estratégia muito forte com os canais, que não é de hoje. Vamos ter um novo programa de canais no próximo ano, melhorado, simplificado e muito mais abrangente. Convido os canais que ainda não são parceiros da NetApp a conhecerem o que oferecemos ao mercado. Aos nossos parceiros, vamos dar os recursos corretos para melhorar a capacitação e simplificar os processos de operação para atender melhor os clientes.

Serviço
www.netapp.com

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