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Maioria das empresas brasileiras de TI confia que eleições trarão impactos positivos ou neutros

Pesquisa realizada pela IDC Brasil antes do pleito presidencial teve a participação de tomadores e influenciadores de decisões da gestão de Tecnologia da Informação das organizações; para 83% dos entrevistados, orçamentos de suas áreas devem ser mantidos ou ampliados em 2023

Maioria das empresas brasileiras de TI confia que eleições trarão impactos positivos ou neutros

As empresas brasileiras de Tecnologia da Informação estão otimistas em relação ao final de 2022 e ao ano que vem, independentemente das eleições presidenciais no País. Para aproximadamente 70% das empresas, o pleito terá impacto neutro (26,5%) ou positivo (43,4%) no segmento, e apenas cerca de 30% acreditam em consequências ruins – sendo que 26,5% temem impactos leves e 3,6% grandes prejuízos. As informações fazem parte do estudo realizado em setembro pela IDC Brasil, empresa de inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Outro dado que reflete a confiança do setor é que 83% das companhias entrevistadas manterão ou ampliarão o orçamento de TI de 2022 para 2023. Do total de empresas ouvidas, 33,7% acreditam em um aumento real dos valores provisionados, 49,4% apostam na manutenção ou correção do orçamento e apenas 16,9% apostam em uma redução dos seus investimentos.

Outro dado que reflete a confiança do setor é que 83% das companhias entrevistadas manterão ou ampliarão o orçamento de TI de 2022 para 2023

Sobre o modelo de gastos, a IDC perguntou aos entrevistados se a maior parcela de crescimento do orçamento de TI da empresa será direcionada para Capital Expenditure – Capex, ou para Operational Expedinture – Opex. O investimento direcionado a Opex aparece com 31,3% e foi o mais apontado por empresas de manufatura, enquanto Capex foi destacado por 28,9%, principalmente por empresas de finanças. Os demais 39,8% acreditam em um equilíbrio entre as despesas dos dois segmentos.

Em relação às iniciativas de negócio com maior influência no direcionamento dos investimentos de TI em 2023, o top 5 se desenhou da seguinte forma: aumentar a produtividade da organização (39,8%); criar ou aprimorar produtos e serviços (34,9%); tirar maior proveito de dados para gerar novas receitas (33,7%); melhorar a aquisição e retenção de clientes (31,3%); e, empatadas, aprimorar as tratativas relacionadas à privacidade de dados; e expandir para as novas regiões geográficas/países (ambas com com 27,7%).

foto /divulgação: IDC Brasil

De acordo com Luciano Saboia, gerente de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil, o estudo ajuda a concluir sobre o pragmatismo da aplicação da tecnologia nas empresas brasileiras, em iniciativa que potencializam a geração de novas receitas. “O estudo evidencia que a manutenção ou ampliação do orçamento de TI são apontados por mais de 80% das companhias, confirmando o otimismo do mercado em relação ao futuro”, diz.

A pesquisa foi realizada pela IDC com 80 tomadores ou influenciadores de decisões da gestão de TI das organizações.

A International Data Corporation – IDC, atua em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e tecnologia de consumo. Com mais de 1,3 mil analistas em todo o mundo, a IDC fornece conhecimentos globais, regionais e locais sobre tendências e oportunidades em tecnologia e indústria em 110 países.

Fundada em 1964, a IDC é uma subsidiária da IDG, empresa de tecnologia, pesquisa e mídia de eventos, oferece análise e conhecimento que ajudam os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisões fundamentadas sobre a tecnologia e atingir os principais objetivos comerciais.

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