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Dados e novas tecnologias são chave para integrar setor automotivo, diz Salesforce

O relatório Trends in Automotive traz insights sobre a transformação histórica que o setor automotivo está atravessando na era digital

Dados e novas tecnologias são chave para integrar setor automotivo, diz Salesforce

A Salesforce, provedora global de soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), publicou a primeira edição do relatório “Trends in Automotive”, que traz insights sobre a transformação histórica que o setor automotivo está atravessando. Para entender os desafios atuais do segmento e como ele pode prosperar no mercado digital, foram entrevistados 500 tomadores de decisão de fabricantes de equipamentos originais (OEMs), subsidiárias de financiamento de automóveis e revendedores em países da América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico e Europa.

“A indústria automotiva vem enfrentando pressões externas e um cenário desconhecido ao entrar no mundo digital. Aumento de preços, problemas na cadeia de suprimentos, investimentos em veículos elétricos e conectados, novas regulamentações e concorrência global estão afetando as margens de lucro. Somado a tudo isso, clientes que costumavam fazer compras exclusivamente no showroom querem hoje realizar transações online. Até os reparos estão se tornando digitais a partir de atualizações, corrigindo problemas que costumavam exigir a atenção de um mecânico. É uma nova era e que precisa, portanto, de novas estratégias e de um novo olhar para a experiência do cliente”, comenta Lucimary Henrique, vice-presidente para América Latina do Ignite na Salesforce.

Investir nas plataformas certas para explorar o potencial desses dados, criar fluxos de receita e corresponder às expectativas dos clientes de eficiência e personalização será a chave para o sucesso de agora em diante

Dentro desse contexto, o report traz entre seus principais insights:

Experiências digitais automotivas estão aquém do desejado

Apenas 26% dos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e 23% dos varejistas realmente acreditam que suas empresas se adaptaram bem às vendas online. E menos de uma em cada cinco empresas automotivas acredita que suas vitrines digitais são atraentes, compatíveis com dispositivos móveis e que elas fornecem dados de inventário precisos.

Ao mesmo tempo, segundo dados da consultoria McKinsey, 99% dos clientes estão insatisfeitos com a experiência tradicional de compra de automóveis. A maioria deseja cotações de preços on-line precisas e a capacidade de concluir seus pedidos de empréstimo de maneira simples e digital. Esse é um ponto de preocupação, uma vez que apenas 24% dos líderes automotivos relataram que os preços em seu site correspondem consistentemente ao que os clientes realmente pagam.

Tecnologias emergentes já são vistas como solução

As empresas automobilísticas agora veem novos modelos de receita, sustentados por tecnologias digitais, como parte da solução. 68% dos OEMs e 62% dos varejistas já estão investindo em aplicativos de Internet das Coisas (IoT), como Apple CarPlay e dispositivos domésticos inteligentes.

Nada menos do que 93% de todas as empresas automobilísticas pesquisadas concordaram que dados primários, como interação no site, uso no aplicativo e histórico de compras/serviços, os ajudarão a melhorar substancialmente a experiência do cliente.

As tecnologias emergentes já estão melhorando também a eficiência: 40% dos entrevistados concordam que a digitalização de operações e o uso de dados podem ajudar a identificar empecilhos e áreas de redundância em toda a operação.

Veículos conectados abrirão novo leque de oportunidades

É consenso que os veículos conectados oferecerão uma imensa oportunidade para a indústria. Já estamos vendo isso hoje, com empresas criando novos fluxos de receita a partir de parcerias e serviços de assinatura. Metade das empresas pesquisadas informou que está investindo pesadamente na ativação de dados primários de veículos conectados, com investimentos em recursos de IoT e experiência do motorista em primeiro plano.

“Dos veículos conectados aos elétricos, o futuro da indústria automotiva será impulsionado por dados e experiências digitais. Investir nas plataformas certas para explorar o potencial desses dados, criar fluxos de receita e corresponder às expectativas dos clientes de eficiência e personalização será a chave para o sucesso de agora em diante”, conclui Lucimary.

Os dados deste relatório são de uma pesquisa duplo-cega realizada de 20 de abril a 16 de maio de 2022, que gerou respostas de diretores automotivos e tomadores de decisão. Os entrevistados são da América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico e Europa. Devido a arredondamentos, nem todos os totais percentuais são iguais a 100%, todos os cálculos de comparação são feitos a partir de números totais (não de números arredondados).

Serviço
www.salesforce.com

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