A Delfia, curadoria inteligente de jornadas digitais, vai atuar junto à Rede – empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco – para monitorar as transações de seus negócios durante a Black Friday 2022. Com mais de 1,3 milhões de maquininhas espalhadas pelo país e uma robusta operação para vendas online, a Rede processa em média mais de 34 bilhões de transações por mês – números que alcançam picos durante a Black Friday, principal data do e-commerce brasileiro.
A novidade de uma Black Friday que acontece em meio à Copa do Mundo 2022 – um período de tradicional crescimento nas vendas de varejo, especialmente em relação a eletroeletrônicos – levou a Rede estruturar uma operação ainda mais robusta em relação ao monitoramento de seus ambientes de negócio. “O modelo de negócios da Rede conta com uma plataforma multisserviços focada cada vez mais nas necessidades de seus parceiros, especialmente para vendas no ambiente online. Investimento em tecnologia e expertise em uso de Dados são grandes diferenciais em apoio aos empreendedores. Por isso, contamos com a Delfia para nos apoiar nessa missão, garantindo uma melhor experiência para os clientes”, explica Adriano Tchen, diretor de Tecnologia da Rede.
O time Delfia prepara-se há nove meses para esse momento, atuando de forma muito próxima aos gestores da Rede. Durante o período da Black Friday, a monitoração de todas as transações financeiras da Rede será feita a partir de um espaço especialmente projetado e construído para isso dentro da sede da Delfia, em Alphaville. Espera-se um grande pico de acessos entre 22h de quinta (24/11) e a madrugada de segunda (28/11) – data em que, tradicionalmente, as organizações de varejo iniciam um segundo momento promocional, a Black Monday.
“Sabemos que a Black Friday é o grande momento da economia digital brasileira e que o desempenho das operações da Rede é essencial para o sucesso desta data”, diz Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia. “Temos o compromisso de entregar à Rede um SLA (Service Level Agreement) de 98%. Mês após mês, temos atingido níveis de serviços que ficam entre 99% e 100%. Esses índices retratam a alta disponibilidade dos serviços da Rede e a certeza de que bilhões de transações financeiras simultâneas serão efetivadas”.
Para isso, a Delfia conta com o Centro de Monitoração Rede (CMR) em sua sede e com o uso da Nuvem pública AWS para o transbordo de Dados. Os curadores Delfia encarregados de monitorar as aplicações de negócios da Rede – missão baseada na disciplina de observabilidade – utilizam como ferramentas principais a própria Nuvem publica AWS e o AppDynamics, uma solução Cisco. Uma subdivisão do CMR, o Suporte Rede Captura (SRC) tem o papel de monitorar as tecnologias físicas, tais como terminais POS, TEF, Integradoras e as principais operadoras de telefonia.
“Há uma complementaridade e sinergia entre esses dois times”, explica Bocchi. Enquanto os curadores do SRC monitoram 24×7 as tecnologias físicas, integradoras e principais operadoras de telefonia que suportam a Rede em todo o país, os experts do CMR acompanham, também 24×7, o que se passa na camada de negócio da Rede. Para Bocchi, todos os curadores Delfia têm um único objetivo: entregar à Rede uma visão preditiva e de 360º sobre todo o seu ambiente. “Nossa meta é acelerar os negócios da Rede, de seus clientes e de milhares de consumidores finais, garantindo a realização de uma grande Black Friday”.
Durante o período da Black Friday, se algum dos estabelecimentos que estiverem participando da ação juntamente com o CMR reportar alguma indisponibilidade do serviço, os times do CMR e do SRC da Delfia trabalharão juntos para identificar a razão da falha. Além de indicar com precisão de quem é a responsabilidade para resolver esse desafio, a meta também é gerar relatórios analíticos sobre tudo o que se passou entre os dias 24 e 27 de novembro. Esses relatórios são os resultados dos volumes transacionais praticados e obtidos pela Rede durante o período do evento.
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