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Veículo autônomo da Intel faz teste em Nova York

Os desafios são ruas congestionadas, repletas de pedestres, ciclistas, motoristas agressivos, veículos estacionados em fila dupla, zonas de construção, veículos de emergência, túneis e pontes

Veículo autônomo da Intel faz teste em Nova York

A Mobileye, uma empresa da Intel, adicionou a cidade de Nova York ao seu programa de testes de veículos autônomos (AV) global. A entrada da empresa na maior cidade dos Estados Unidos e um dos ambientes de direção mais desafiadores do mundo, demonstra os vastos recursos de sua tecnologia AV e prova como sua abordagem exclusiva está permitindo uma rápida escalabilidade geográfica e econômica. “Dirigir em áreas urbanas complexas como a cidade de Nova York é um passo crucial para avaliar as capacidades de um sistema autônomo e aproximar a indústria da prontidão comercial”, disse o professor Amnon Shashua, vice-presidente sênior da Intel e presidente e CEO da Mobileye.

O veículo da Mobileye agora está dirigindo com sucesso pela cidade de Nova York, em ruas altamente congestionadas, repletas de pedestres, ciclistas, motoristas agressivos, veículos estacionados em fila dupla, zonas de construção, veículos de emergência, túneis e pontes, e assim por diante. A abordagem True Redundancy da Mobileye primeiro “dobra para baixo” no subsistema de visão por computador antes de adicionar um subsistema lidar/radar para redundância.

Recentemente, a Mobileye solicitou e recebeu uma licença de teste para dirigir AVs nas ruas da cidade de Nova York. A Mobileye é a única empresa que atualmente possui uma licença de teste AV. Durante a condução diurna e noturna, o AV da Mobileye está obtendo uma experiência de teste avançada.

Alguns desafios se destacam no teste. Em relação aos pedestres, a travessia é comum em muitas cidades, mas na cidade de Nova York é particularmente caótica e está associada a um grande número de pessoas. Um sistema deve fazer suposições sobre o comportamento desses pedestres e incorporar em sua política de direção. Os humanos fazem isso instintivamente e as máquinas devem ser programadas para isso.

Quando as ruas estão congestionadas, os motoristas tornam-se impacientes e agressivos. Os motoristas de Nova York – especialmente taxistas e outros profissionais – são muito mais assertivos do que os motoristas de outras cidades.

Embora o número de carros na cidade de Nova York seja baixa em comparação a outras grandes cidades dos Estados Unidos, há uma grande variedade de motoristas. A cidade tem mais do que sua cota de táxis e limusines, ônibus, caminhões, carrinhos de comida, carruagens puxadas por cavalos, veículos de emergência, bicicletas, scooters, skates etc.

Quem está estacionado e quem não está? A pergunta é mais fácil para um ser humano responder do que uma máquina, e a densidade populacional da cidade de Nova York contribui para um grande número de veículos de entrega que precisam parar para descarregar. Como resultado, o estacionamento duplo é onipresente.

A cidade de Nova York também é uma grande zona de construção e a Mobileye sabe disso, graças a todos os dados salvos em seus mapas sempre atualizados. Enquanto os concorrentes contem com seus próprios carros de teste para construir mapas ou gastam milhões de dólares dirigindo veículos especiais de mapeamento, a Mobileye recebe dados sobre faixas bloqueadas ou fechadas de carros que estão em circulação (dados que são fornecidos para serviços municipais também).

A Ilha de Manhattan está conectada por meio de 15 túneis e 21 pontes, muitas das quais contêm vielas estreitas emolduradas por cabeços ou cones – o calcanhar de Aquiles de muitos AVs. Diante de todo aquele “mobiliário” de tráfego e até mesmo de vias de vários níveis, a tecnologia de mapeamento de multidões da Mobileye e seu sistema de detecção bem treinado entende tudo isso e lida com eles perfeitamente.

Embora Paris receba o apelido de “cidade das luzes”, Manhattan fica eletrizada à noite. O ruído visual e a poluição luminosa são assustadores para o sistema de detecção de um AV. A Mobileyeafirmaque resolveu isso com apenas alguns ajustes de algoritmo.

Serviço
www.intel.com

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