book_icon

Pesquisa da Veeam mostra como as empresas protegem seus dados na Nuvem

Pesquisa da Veeam mostra como as empresas protegem seus dados na Nuvem

A Veeam Software, empresa de proteção de dados, divulgou nesta quinta-feira (3/11) as descobertas do Relatório de Tendências de Proteção em Nuvem 2023, abrangendo quatro cenários principais “como serviço”: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS), Coftware como Serviço (SaaS) e Backup e Recuperação de Desastres como Serviço (BaaS/DRaaS). A pesquisa descobriu que as empresas estão reconhecendo a necessidade crescente de proteger seus ambientes SaaS.

Por exemplo, quase 90% dos clientes do Microsoft 365 pesquisados ​​usam medidas complementares em vez de depender apenas de recursos de recuperação integrados. A preparação para uma rápida recuperação de ataques cibernéticos e de ransomware foi o motivo mais citado para esse backup, sendo a conformidade regulatória o próximo fator de negócios mais popular.

Quase todas as organizações (98%) afirmam usar serviços em Nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados, embora isso varie de armazenamento em Nuvem como repositório a serviços BaaS ou DRaaS completos

Destaques do relatório:

– Enquanto novas cargas de trabalho de TI estão sendo lançadas na nuvem a taxas muito mais rápidas do que as antigas estão sendo desativadas no Data Center, surpreendentes 88% trouxeram cargas de trabalho da Nuvem de volta ao Data Center por um ou mais motivos, incluindo desenvolvimento, custo/desempenho otimização e recuperação de desastres.

– Com a segurança cibernética (incluindo ransomware) continuando a ser uma preocupação crítica, as estratégias de proteção de dados evoluíram e a maioria das organizações está delegando responsabilidades de backup a especialistas, em vez de exigir que cada proprietário de carga de trabalho (IaaS, SaaS, PaaS) proteja seus próprios dados. A maioria dos backups de cargas de trabalho na Nuvem agora está sendo feita pela equipe de backup e não exige mais o conhecimento especializado ou a carga adicional dos administradores de nuvem.

– Hoje, 98% das organizações utilizam uma infraestrutura hospedada na Nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados. O DRaaS é percebido como superando os benefícios táticos do BaaS, fornecendo experiência em planejamento, implementação e testes de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres (BCDR). A experiência é reconhecida como o principal diferencial pelos assinantes que escolhem seu provedor de BaaS/DRaaS, com base na visão de negócios, arquitetos técnicos de recuperação de TI e assistência operacional no planejamento e documentação de estratégias BCDR.

– Infelizmente, como costuma ser o caso de novas arquiteturas hospedadas na Nuvem, alguns administradores de PaaS estão presumindo incorretamente que a durabilidade nativa dos serviços hospedados na Nuvem alivia a necessidade de backup: 34% das organizações ainda não fazem backup de seus compartilhamentos de arquivos hospedados na Nuvem, e 15% não fazem backup de seus bancos de dados hospedados na Nuvem.

“A crescente adoção de ferramentas e serviços baseados em Nuvem, intensificada pela grande mudança para o trabalho remoto e os atuais ambientes de trabalho híbridos, destaca as estratégias híbridas de TI e proteção de dados em todos os setores”, disse Danny Allan, CTO e vice-presidente sênior de Estratégia de Produto na Veeam. “À medida que as ameaças de segurança cibernética continuam a aumentar, as organizações devem olhar além dos serviços tradicionais de backup e criar uma abordagem intencional que melhor se adapte às suas necessidades de negócios e estratégia de Nuvem. Essa pesquisa mostra que as cargas de trabalho continuam a se mover com fluidez de Data Centers para Nuvens e vice-versa, bem como de uma Nuvem para outra, criando ainda mais complexidade na estratégia de proteção de dados. Os resultados desta pesquisa mostram que, embora as empresas modernas de TI tenham feito avanços significativos na proteção de dados e Nuvem, ainda há trabalho a ser feito”, afirmou.

As descobertas do Veeam Cloud Protection Trends Report 2023 incluem:

Software como Serviço (SaaS)

– 90% das organizações percebem que precisam fazer backup do Microsoft 365. O relatório revelou que apenas 1 em cada 9 (11%) organizações não protegem seus dados do Microsoft 365 — uma promissora maioria de 89% usa backups/BaaS de terceiros ou camadas aprimoradas de Microsoft 365 para retenção legal ou ambos.

– À medida que as estratégias de proteção de dados evoluíram e o ransomware continua sendo uma das principais preocupações, a maioria das organizações está delegando responsabilidades de backup a especialistas em backup, em vez de exigir que cada proprietário de carga de trabalho (IaaS, SaaS, PaaS) proteja seus próprios dados. Isso estimula a progressão do backup tornando-se um componente convencional atribuído ao administrador de backup tradicional versus a equipe de aplicativos.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

– Embora organizações de todos os tamanhos agora adotem arquiteturas de nuvem híbrida, não é uma jornada de mão única para a nuvem que reduz a importância do data center moderno.

– 30% das cargas de trabalho hospedadas na nuvem eram de estratégias “Cloud First”, em que novas cargas de trabalho estão sendo iniciadas nas Nuvens a taxas muito mais rápidas do que as cargas de trabalho antigas estão sendo desativadas no data center.

– 98% das organizações utilizam uma infraestrutura hospedada em Nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados, incluindo níveis de armazenamento em Nuvem, infraestrutura em Nuvem como seu site de recuperação de desastres ou o uso de provedores BaaS/DRaaS.

– 88% das organizações trouxeram cargas de trabalho da Nuvem de volta para seus Data Centers por um ou mais motivos (desenvolvimento, otimização de custo/desempenho ou recuperação de desastres) – destacando a necessidade de estratégias de proteção de dados para 2023 para garantir proteção consistente e a capacidade de migrar, à medida que as cargas de trabalho se movem do Data Center para a Nuvem, da Nuvem para o Data Center ou de uma Nuvem para outra.

– A maioria dos backups de cargas de trabalho na Nuvem agora está sendo feita pela equipe de backup e não exige mais o conhecimento especializado ou a carga adicional dos administradores de Nuvem. No entanto, embora quase todas as organizações reconheçam ter mandatos regulatórios de longo prazo, apenas metade das organizações mantém backups de seus dados na Nuvem por até um ano.

Plataforma como Serviço (PaaS)

– Embora a maioria das organizações inicialmente “leve e mude” servidores do data center para IaaS, a maioria concorda que a execução de cenários de TI fundamentais, como compartilhamentos de arquivos ou bancos de dados, como serviços de Nuvem nativos é o futuro para empresas maduras.

– 76% executam serviços de arquivos em servidores hospedados na Nuvem e 56% executam compartilhamentos de arquivos gerenciados da AWS ou Microsoft Azure.

– 78% executam bancos de dados em servidores hospedados na Nuvem e 65% executam bancos de dados gerenciados da AWS ou Microsoft Azure.

Backup e Recuperação de Desastres como Serviço (BaaS/DRaaS)

– Quase todos os ambientes IaaS/SaaS também utilizam serviços em Nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados de alguma forma.

– 58% das organizações utilizam backup gerenciado (BaaS) em comparação com os 42% que utilizam armazenamento em Nuvem como parte de sua solução de proteção de dados autogerenciada. De interesse especial, quase metade (48%) começou com armazenamento em Nuvem autogerenciado, mas acabou mudando para BaaS.

– Quase todas as organizações (98%) afirmam usar serviços em Nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados, embora isso varie de armazenamento em Nuvem como repositório a serviços BaaS ou DRaaS completos.

– O BaaS é predominantemente procurado para obter eficiências operacionais e econômicas, além de garantir a sobrevivência dos dados contra desastres e ataques de ransomware. É notável que o BaaS não seja mais visto como o “matador de fitas” que os primeiros especialistas ofereciam, com as organizações afirmando que quase 50% de seus dados ainda são armazenados em fita durante seu ciclo de vida, independentemente do uso de serviços de proteção de dados baseados em Nuvem.

– O DRaaS é percebido como superando os benefícios táticos do BaaS, fornecendo experiência em planejamento, implementação e teste de BCDR. A experiência é percebida como o principal diferencial pelos assinantes que escolhem seu provedor de BaaS/DRaaS, com base na visão de negócios, arquitetos técnicos de recuperação de TI e assistência operacional no planejamento e documentação de estratégias BCDR.

Serviço
www.veeam.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.