Com os avanços na Automação de Processos Robóticos – RPA, Inteligência Artificial – IA, Aprendizado de Máquina – ML, e outras tecnologias de automação, organizações do mundo todo estão, cada vez mais, abertas à investigação sobre como processos internos podem ser transformados para o alcance de mais eficiência operacional.
Uma pesquisa recente da consultoria Gartner, por exemplo, revelou que 80% dos executivos acham que a automação pode ser aplicada a qualquer decisão corporativa de negócios. “E é verdade, a automação pode ser fundamental para qualquer modelo operacional de escolha. Mas para impulsionar programas de automação realmente impactantes, uma organização deve encontrar oportunidades de melhoria de processos e escolher aquelas que têm o maior retorno financeiro. Isso significa olhar o negócio em profundidade e avaliar onde a automação pode entregar resultados sustentáveis, ou seja, é preciso acessar e aproveitar insights contínuos e em tempo real”, diz Edgar Garcia, vice-presidente da UiPath para a América Latina, empresa global que atua na automação de processos via o RPA.
Segundo o executivo, acessar estas percepções depende do que o mundo da automação chama de Descoberta Contínua, prática que permite às empresas ter na tecnologia um recurso para atender os indicadores-chave de desempenho de processos e negócios. “A Descoberta Contínua é usada para descobrir, entender e agir considerando os KPIs desejados, além de monitorar o desempenho organizacional geral e também o de iniciativas de transformação de processos. Isso é importante para criar resiliência organizacional para que as alterações necessárias possam ser feitas e avaliadas”, explica Garcia.
Como a Descoberta Contínua funciona
A Descoberta Contínua funciona aproveitando as pegadas digitais de fontes de dados estruturadas e não estruturadas em aplicativos de negócios, combinados com a maneira como as tarefas são executadas nos desktops das pessoas. Estes são os insights que, além das contribuições coletivas de profissionais, dão uma perspectiva geral sobre como o trabalho é feito e como ele pode ser otimizado. A prática envolve o uso de ferramentas automatizadas e de inteligência artificial para descobrir fluxos de trabalho existentes e fornecer aos tomadores de decisão uma base validada e orientada por dados para melhoria de processos.
Garcia lista o que a Descoberta Contínua pode fazer pelas empresas: identificar o estado atual dos processos de negócios de forma holística. Ou seja, reconhecer em que estado o processo está mapeando-o de ponta a ponta, por mais complexo que ele seja, e garantindo a análise em várias dimensões: por cliente, sistema, departamento ou usuário interno; entender continuamente como os KPIs de negócios são afetados. Por meio da Descoberta Contínua, os tomadores de decisão sabem o estado de um processo de negócios em determinado momento; como ele pode ser melhorado; onde a automação pode ter maior impacto e como manter a eficiência operacional em níveis elevados.
Além disso, ele cita que a iniciativa pode aplicar ativa e acertadamente ações de otimização de processos. Com estes insights, as organizações podem projetar e rever processos com base em dados e métodos científicos para melhorar tecnologias e processos. “Isso pode variar desde simples alertas de exceções ou lembretes, até a promoção de etapas definidas, como automações que aproveitam robôs para otimizar os KPIs”, diz.
E, ainda, monitorar e manter processos em níveis de excelência. Por fim, a Descoberta Contínua permite que as organizações monitorem constantemente os processos de ponta a ponta para obter informações em tempo real sobre os estados evolutivos dos processos e seu contexto de mudança, tudo para alimentar as próximas decisões.
“A verdade é que não há limite para a análise de Dados, quando o propósito é justamente descobrir continuamente o que pode funcionar melhor para os negócios. À medida que as oportunidades de transformação de processos são analisadas, elas precisam ser coletadas, avaliadas e postas em prática. A junção de tecnologias de inteligência artificial, aprendizado de máquina e RPA é o melhor caminho nessa direção”, afirma Garcia.
A UiPath tem a visão de entregar a Fully Automated Enterprise, ou Empresa Totalmente Automatizada, na qual companhias usam a automação para desbloquearem seu maior potencial. A empresa oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação, combinando a solução em automação de processos robóticos – RPA, com um conjunto completo de recursos que permitem a cada organização dimensionar rapidamente as operações de negócios digitais.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo