Atualmente, quase 90% das empresas brasileiras possuem algum tipo de problema contábil, fiscal ou financeiro, segundo dados de um estudo recente conduzido pela FGV. Para ajudar a mudar esse cenário, a Dattos, plataforma de conciliação e fechamento contábil, está incrementando seu portfólio de soluções para auxiliar as empresas em seus processos de planejamento e gestão financeira através da automação de fluxos, processos e rotinas manuais e dando possibilidades dos times focar em trabalhos que são realmente relevantes – as análises financeiras.
A startup observou ao longo dos anos as dificuldades burocráticas enfrentadas pelas organizações nestas áreas e decidiu focar em soluções que colocam os profissionais financeiros no centro dos processos. Com esse novo posicionamento, a companhia conseguiu atrair a atenção da gestora Invest Tech, que liderou o aporte seed money, no ano seguinte. A captação, utilizada para capital de giro, permitiu a Dattos dar um grande salto no mercado, passando de uma carteira de 15 grandes clientes para mais de 80 e triplicar seu faturamento anual, sem contar as receitas geradas pelas configurações iniciais dos projetos.
De acordo com Guilherme Pessoa, CEO e fundador da Dattos, a empresa se notabiliza entre as organizações por auxiliar, com suas soluções, profissionais de times financeiros, fiscais e contábeis a focar seu esforço e tempo em ações que geram valor para as corporações – as consolidações e análises financeiras – automatizando e integrando processos e fluxos manuais, tornando assim a atuação desses profissionais mais estratégica dentro das companhias.
“Como as empresas utilizam diversos sistemas diferentes em cada setor, a nossa solução vem promover a flexibilidade, agilidade, confiabilidade e inteligência no processo de geração de análises e consolidação financeira (como exemplo a automação de conciliação e reconciliação contábil e fiscal, automação na geração de demonstrações de resultados (dre) entre outras). Além de evitar as mais diversas fraudes, pontos de auditoria e erros humanos, nossas soluções tornam as áreas de backoffice estratégicas e com seus processos operacionais automatizados”, argumenta.
Próximos passos
Com uma nova captação em andamento, a empresa visa continuar investindo no time de colaboradores e aumentar o leque de soluções disponibilizadas ao mercado. No primeiro quesito, o objetivo é dobrar o número de funcionários, chegando a mais de 60 até o final de 2022. Já no segundo, o foco da startup é lançar a sua galeria de soluções para consolidação e análises financeiras.
“Por meio dessas novas soluções, profissionais fiscais, contábeis e financeiros poderão criar demonstrativos, projeções e reconciliações, utilizando uma biblioteca de templates de relatórios, que atenda às suas necessidades de forma editável e com uma vasta lista de integrações nativas. Tudo isso é programado de maneira 100% No-code, ou seja, o usuário pode criar também sua própria integração com suas fontes de informação”, explica Pessoa. “Com esse planejamento, estamos projetando alcançar a marca de 250 grandes clientes até o final do próximo ano”, prevê.
O CEO da startup ainda ressalta que plataformas como a Dattos são pensadas a partir do conceito de integrar pessoas e dados. “A digitalização e automação de processos está solucionando uma das grandes dores do setor contábil, que é a burocracia, e deixando o papel do profissional mais estratégico. Essa tendência não elimina postos de trabalho, mas aumenta a demanda por especialistas qualificados e que não precisam perder tempo com tarefas manuais”, pontua. “Por isso, a tecnologia é uma via de excelência para promover agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisões em tempo real”, complementa.
O empreendedor salienta ainda que o modo como a startup lidou com os desafios gerados pela pandemia de Covid-19 foi determinante no seu movimento de expansão até aqui. “O mundo parou e diversos mercados sofreram um grande impacto. No entanto, conseguimos contornar essas dificuldades e crescer em todos os departamentos ao adaptarmos e modernizar processos. Por toda essa atuação estratégica neste período e a evolução da solução em si, nós faremos uma grande revolução nos departamentos financeiros, contábeis e fiscais das empresas nos próximos anos”, finaliza Guilherme Pessoa.
Serviço
www.dattos.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo