book_icon

Embrapii apoia equipamento que usa Internet das Coisas para otimizar oferta de oxigênio hospitalar

Solução oferece monitoramento remoto e permite gestão mais eficiente, com melhor atendimento aos pacientes em home care e hospitais

Embrapii apoia equipamento que usa Internet das Coisas para otimizar oferta de oxigênio hospitalar

Uma tecnologia incrementa o mercado de Saúde 4.0 usando Internet das Coisas – IoT, para monitoramento do uso de oxigênio hospitalar. A startup pernambucana Salvus recebeu apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, e da Unidade Embrapii Cesar, especializada em IoT, para desenvolver um equipamento que supervisiona em tempo real o consumo e o estoque de oxigênio medicinal, possibilitando administração precisa do gás para o paciente e melhor observação do seu estado geral, além de controle racional do reabastecimento do produto, redução de custos, liberação de mais tempo dos profissionais e até melhor auditoria de contas da instituição de saúde.

O ATAS O2 é um fluxômetro digital IoT que, acoplado aos pontos de consumo de oxigênio nos leitos do hospital, é capaz de monitorar o consumo e cruzar os Dados com o prontuário do paciente da instituição de saúde 

Doença pulmonar está entre as principais causa de óbitos no mundo
​​ Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, demonstram que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – em que a ventilação do paciente, por exemplo, é indispensável – é a quarta causa de óbitos no mundo. Em 2018, o Sistema Único de Saúde – SUS, registrou mais de 110 mil internações emergenciais no Brasil, casos em que o uso de oxigênio é necessário.

O ATAS O2 é um fluxômetro digital IoT que, acoplado aos pontos de consumo de oxigênio nos leitos do hospital, é capaz de monitorar o consumo e cruzar os Dados com o prontuário do paciente da instituição de saúde.

De acordo com Maristone Gomes, CEO da Salvus, a solução realiza a vigilância clínica dos pacientes de maneira mais precisa, garantindo que o oxigênio de que necessitam seja devidamente entregue. O equipamento também permite aos hospitais e clínicas monitorarem a quantidade usada e rastrear de maneira mais eficaz os gastos com a matéria-prima.

Em alguns estudos, a startup demonstrou os benefícios da solução para o reabastecimento de cilindros de oxigênio no home care. Gomes afirma que, com o processo automatizado proposto pela solução, os profissionais da área ficam mais disponíveis para cuidarem de outros aspectos da saúde dos pacientes, aumentando a segurança do paciente com uma maior rastreabilidade do tratamento, além de impactar positivamente no processo de faturamento do hospital, evitando erros e reduzindo muito o tempo no processo de auditoria de contas.

O Cesar apoiou a startup com a expertise no processo de inovação tecnológica em diferentes fases do projeto, passando por engenharia eletrônica e desenvolvimento de software. A parceria começou nas fases iniciais do desenvolvimento, chegando até a validação da solução. O ATAS O2 foi homologado no início de 2022 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já está disponível no mercado.

Também neste ano, a Salvus foi a única empresa brasileira selecionada pela organização Mitacs (programa de fomento à inovação do Governo Canadense) e, assim, encontra-se em processo de validação e certificação do ATAS no Canadá. A solução também recebeu financiamento do Sebrae e do BNDES Piloto IoT. Além da infraestrutura e apoio técnico da Unidade Embrapii Cesar, contou ainda com a parceria de mais uma empresa, a WND/Sigfox, que apoiou o projeto com a conectividade necessária para o monitoramento.

O CEO Maristone avalia muito positivamente o apoio da Embrapii. “O modelo da Embrapii pode ser decisivo para o amadurecimento da inovação e industrialização do País e certamente deve ser expandido”, finaliza.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento